Livro de Luiz Dulci revela falsos dilemas que o Brasil superou com os governos Lula

A ideia foi escrever um livro que não fosse dirigido somente ao público já versado em economia ou política

O ex-ministro Luiz Dulci, diretor do Instituto Lula, lançou na noite desta terça-feira seu novo livro, “Um salto para o futuro”, pela Fundação Perseu Abramo. “Nosso governo colocou em prática um projeto nacional, mas nem sempre se teorizou sobre isso”, revela.

Dulci contou que a ideia foi escrever um livro que não fosse dirigido somente ao público já versado em economia ou política. “A ideia foi mostrar como o governo Lula se afastou do modelo neoliberal e construiu uma nova política global”. Para isso, o livro foca em falsos dilemas que o país finalmente teve de encarar.

Por exemplo, durante décadas, os brasileiros ouviram a cantilena de que era preciso esperar o bolo crescer para depois distribuir. Dulci aborda esse falso dilema para mostrar como o governo Lula conseguiu unir distribuição de renda e crescimento econômico, dois fenômenos que eram tratados como inconciliáveis. Mais do que isso, a opção por uma distribuição mais justa da renda acabou acarretando um maior desenvolvimento econômico.

Da mesma maneira, Dulci trata de outros temas importantes da política nacional, sempre abordando os dilemas: Estabilidade X crescimento econômico; exportação X Mercado interno, Mercado X Estado, Econômico X social, Capitalismo de ponta X desenvolvimento regional, Integração subalterna X isolamento internacional e Democracia representativa X participação social.

Marcio Pochmann, presidente da Fundação Perseu Abramo disse que este livro faz parte de uma série de publicações que serão lançadas este ano e cuja coleção completa pode chegar a 70 livros. Rui Falcão, presidente nacional do PT, que também estava presente, destacou a importância do livro, dizendo que “é preciso marcar o que foram esses 10 anos para olhar para o futuro”.

O lançamento aconteceu na sede do Sindicato dos Engenheiros do Estado de São Paulo. O livro está a venda no site da Fundação Perseu Abramo, por R$ 25.

Luiz Dulci é diretor do Instituto Lula responsável pela Iniciativa América Latina. Clique aqui para saber mais sobre Luiz Dulci e aqui para saber mais sobre a Iniciativa América Latina do Instituto Lula.

Fonte: Instituto Lula

Compartilhe:

Leia mais
geração de empregos recorde em fevereiro
Procurador denuncia "pejotização" como forma de burlar direitos trabalhistas
csb centrais sindicais com ministro maurcio godinho tst
Centrais entregam agenda jurídica do movimento sindical ao vice-presidente do TST
csb menor (40)
Desigualdade de renda no Brasil é a menor desde 2012, aponta IBGE
csb menor (1)
Encontro Executiva Nacional CSB 2025: painel 6 – Trabalhadores e o meio ambiente; íntegra
ministro do trabalho luiz marinho em audiencia na camara
Ministro do Trabalho defende fim da escala 6x1 e jornada de 40 horas em audiência na Câmara
csb menor (2)
Centrais apresentam pauta prioritária e agenda legislativa em reunião no Congresso
painel 5 encontro executiva nacional csb 2025
Encontro Executiva Nacional CSB 2025: painel 5 – Agenda parlamentar sindical; assista
painel negociação coletiva
Encontro Executiva Nacional CSB 2025: painel 4 – Práticas antissindicais; assista
csb menor (39)
Encontro Executiva Nacional CSB 2025: painel 3 – Negociação Coletiva; assista
csb menor (38)
Centrais sindicais protestam contra juros altos em dia de mais uma reunião do Copom