Lideranças sindicais e autoridades jurídicas recebem homenagens dos movimentadores de mercadorias

Mais cinco sindicatos da categoria também tiveram suas filiações à CSB oficializadas no evento

Em reconhecimento às lideranças sindicais cujo trabalho, engajamento e compromisso foram peças fundamentais no fortalecimento da organização dos movimentadores de mercadorias de todo o Brasil, foram entregues, durante o segundo dia do Encontro Nacional da categoria, placas de honra ao mérito a palestrante e dirigentes sindicais, autoridades do movimento e da Justiça do Trabalho.

Na ocasião, o presidente da CSB Antonio Neto, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Movimentação de Mercadorias em Geral de São José do Rio Preto (Sintrame), Narcizo Cambuí, o vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Movimentação de Mercadorias em Geral e Auxiliares na Administração em Geral de São Paulo (SINTRAMMSP), Nicanor José da Silva, e o desembargador do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 15ª Região, Dr. Lourival Ferreira dos Santos – representado pelo também desembargador do TRT da 15ª Região, Dr. Francisco A. da Motta Peixoto Giordani – foram homenageados pelos trabalhadores presentes.

“O significado do nosso sentimento é acima dessa placa e de qualquer diploma. Nas nossas orações, clamamos ao criador para lhes proteger sempre porque sabemos que o homem quando luta para fazer o bem na Terra, o mal tenta destruir de qualquer forma”, discursou Alfredo Ferreira de Souza, vice-presidente da CSB e presidente da Federação dos Movimentadores de São Paulo (Fetramesp), durante o ato de homenagem.

Após declarar Antonio Neto como “homem de confiança” da categoria, Souza relembrou a luta de Narcizo Cambuí e Nicanor José da Silva contra a exploração e o regime de trabalho escravo ao quais os movimentadores de mercadorias eram submetidos. “Havia empreiteiros que faziam os trabalhadores de escravos. Muitos deles faleceram sem nunca receber o direito à aposentadoria. Mas esses dois homens conseguiram eliminar todos os empreiteiros exploradores do estado de São Paulo por dez anos”, relatou o dirigente.

Filiação

Para engrossar as fileiras de resistência e lutas da CSB, ainda tiveram suas filiações oficializadas no palco do Encontro Nacional cinco entidades sindicais representantes da categoria: o Sindicato dos Trabalhadores na Movimentação de Mercadorias de Itumbiara (GO), o Sindicato dos Trabalhadores na Movimentação de Mercadorias em Geral de São José dos Campos (SP), o Sindicato dos Trabalhadores na Movimentação de Mercadorias em Geral de Adamantina (SP), o Sindicato dos Movimentadores de Mercadorias de Guarulhos (SP) e o Sindicato dos Movimentadores de Mercadorias de São Bernardo do Campo (SP).

Confira a galeria de imagens do Encontro Nacional dos Movimentadores de Mercadorias

Compartilhe:

Leia mais
regulamentação ia inteligência artificial
Regulamentação da IA é tema em destaque para centrais sindicais no Congresso
papa leão XIII e papa leão XIV
Com o nome Leão XIV, novo Papa homenageia Leão XIII, defensor dos trabalhadores e abolicionista
geração de empregos recorde em fevereiro
Procurador denuncia "pejotização" como forma de burlar direitos trabalhistas
csb centrais sindicais com ministro maurcio godinho tst
Centrais entregam agenda jurídica do movimento sindical ao vice-presidente do TST
csb menor (40)
Desigualdade de renda no Brasil é a menor desde 2012, aponta IBGE
csb menor (1)
Encontro Executiva Nacional CSB 2025: painel 6 – Trabalhadores e meio ambiente
ministro do trabalho luiz marinho em audiencia na camara
Ministro do Trabalho defende fim da escala 6x1 e jornada de 40 horas na Câmara
csb menor (2)
Centrais apresentam pauta prioritária e agenda legislativa em reunião no Congresso
painel 5 encontro executiva nacional csb 2025
Encontro Executiva Nacional CSB 2025: painel 5 – Agenda parlamentar sindical; assista
painel negociação coletiva
Encontro Executiva Nacional CSB 2025: painel 4 – Práticas antissindicais; assista