Justiça garante representação dos movimentadores ao Sintramcat

O Sindicato dos Trabalhadores na Movimentação de Mercadorias em Geral de Catanduva e região (Sintramcat) tem colecionado vitórias judiciais contra o Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas de São José do Rio Preto, com quem vem ‘brigando’ judicialmente pela representação dos movimentadores de mercadorias nesse segmento.

De acordo com o assessor jurídico do Sintramcat, Darci Honório, o Sintramcat ajuizou ação de Dissídio Coletivo de Trabalho econômico contra o Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas de São José do Rio Preto em 22 de março de 2011, postulando melhores condições salariais e conquistas no âmbito social para os trabalhadores movimentadores de mercadorias que exercem suas atividades no setor de transporte.

“A ação, após todo o seu trâmite no Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, foi julgada procedente para a categoria dos movimentadores de mercadorias através do Sintramcat, sendo reconhecida a categoria profissional diferenciada dos movimentadores de mercadorias que atuam como empregados no setor de transporte, além disso, foi obtido significativo aumento salarial (dentro desta conjuntura), piso salarial e demais direitos sociais”, enumera o assessor jurídico.

Mas a decisão judicial não foi aceita de forma passiva. Houve interferência no processo de Dissídio Coletivo, através da Federação dos Trabalhadores Condutores do Estado de São Paulo e do Sindicato dos Condutores de São José do Rio Preto, pleiteando a representação sindical dos trabalhadores movimentadores de mercadorias (ajudante de motoristas, arrumadores e operadores de empilhadeiras). Entretanto, essas ações foram julgadas improcedentes, consequentemente, o Tribunal Regional do Trabalho reconheceu que esses trabalhadores são integrantes da categoria profissional diferenciada dos movimentadores de mercadorias.

“Este tipo de processo tem algumas particularidades. A sentença proferida deverá ser cumprida de imediato, sem a necessidade de aguardar todos os recursos; sendo assim as entidades sindicais dos transportes (condutores) pleitearam que fosse suspenso o efeito da sentença até o transito em julgado do processo no TST, em Brasília; entretanto o TRT da 15ª Região manteve os efeitos da sentença para que seja cumprida imediatamente”, informa Honório.

Foram ajuizados recursos ordinários pelas entidades dos condutores e pela entidade patronal. Estes recursos serão enviados para o TST para serem julgados, dentro de um período de tempo que será efetivado pelo TST.

“Esse processo tem importância fundamental para a organização dos trabalhadores movimentadores de mercadorias através da atuação da diretoria do Sintramcat, que vem atuando, sistematicamente, junto às empresas de transporte na base territorial de Catanduva e região, para que as empresas efetivem o cumprimento do dissídio coletivo; bem como vem sendo formalizados Acordos coletivo de Trabalho por empresa (importante atuação da entidade neste aspecto). Evidentemente, temos todo um caminho ainda a ser percorrido, no tocante a efetivação da organização dos trabalhadores no setor do transporte, entretanto, alguns importantes passos vêm sendo dados de maneira criteriosa, pois temos consciência das dificuldades a serem transpostas neste período de transição (referente a representação sindical)”, finaliza.

Livia Gandolfi – Assessoria de Imprensa/Sintramcat

Compartilhe:

Leia mais
diretoria eleita sindpd-sp
Justiça aponta mentiras de militantes da UP e confirma lisura da eleição do Sindpd-SP
Resolução CNJ veta questionamento acordos justiça do trabalho
Resolução do CNJ veda questionamento de acordos homologados pela Justiça do Trabalho
Greve portuários EUA ILA union
Portuários dos EUA entram em greve pela 1ª vez em quase 50 anos e paralisam 36 portos
jovens primeiro emprego dieese
Dieese: jovens querem trabalhar, mas enfrentam precarização e falta de oportunidades
Fachadas ministérios regras recesso fim de ano 2024 servidores federais
Governo define regras do recesso de fim de ano para servidores federais
Desemprego cai e renda cresce no Brasil agosto 2024
Renda média dos trabalhadores cresce 5,1% em um ano e volume total bate recorde
Reforma trabalhista é precarizante
Sete anos depois, reforma trabalhista é reconhecida como precarizante
atualizacao-de-dados-sindicatos-cnes-ministerio-do-trabalho
Entidades sindicais devem atualizar cadastro até 31 de dezembro, define MTE
Sindimais 2024
Presidente da CSB confirma participação no SindiMais, maior evento sindical do país
carteira de trabalho e notas de real
Renda dos trabalhadores aumentou graças às negociações coletivas, diz BC