Evento apresentou e debateu o projeto “Reforma Política Democrática e Eleições Limpas”
No dia 11 de maio, o Sindicato Estadual dos Servidores Públicos do Sistema Agrícola Agrário e Pecuário do Estado de Mato Grosso (SINTAP/MT) recebeu o juiz Marlon Reis, autor do projeto que originou a Lei da Ficha Limpa, para debater a reforma política.
O objetivo do encontro foi apresentar, debater e coletar assinaturas para o projeto “Reforma Política Democrática e Eleições Limpas”, encampado por mais de 100 entidades sociais e que propõe uma série de alterações na legislação eleitoral. Dez cidades do estado do Mato Grosso receberam a visita do juiz em defesa de um Brasil mais democrático e de eleições limpas.
Para Diany Dias, vice-presidente da CSB e presidente do SINTAP /MT, a iniciativa desse debate é essencial para o Brasil. “Nós queremos que haja uma reforma política no interesse dos eleitores, não dos políticos. Por isso, o ponto de partida é o barateamento das campanhas, o que pode ser conseguido com a proibição das doações por pessoas jurídicas, evitando o tráfico de influência e domínio dos mandatos por empresas interessadas em impedir a livre concorrência”, afirmou a dirigente.
“Nós do movimento sindical temos a obrigação de convocar e conscientizar os cidadãos a participar do debate da reforma política. A sociedade tem que assumir uma postura mais protagonista em relação às campanhas, sendo responsável por estimular, com pequenas doações, a atuação dos partidos da sua preferência. Além disso, é necessário o envolvimento das pessoas nos projetos de governo, para que, quando eleito o candidato, o projeto seja cumprido”, conclui Diany.