INSS antecipará benefício para segurados afetados pelas chuvas no litoral de SP

INSS antecipará benefício – Foi assinada nesta segunda-feira (22) uma portaria conjunta pelo ministro da Previdência, Carlos Lupi, e pelo presidente interino do INSS, Glauco Andre Fonseca Wamburg, para antecipar o pagamento dos benefícios a moradores dos municípios de Guarujá, Bertioga, São Sebastião, Caraguatatuba, Ilhabela e Ubatuba, em São Paulo, que foram fortemente afetados pelas chuvas nos últimos dias. 

A antecipação corresponde a um mês de benefício e estará disponível a partir do dia 27 de março para aposentados, pensionistas e beneficiários assistenciais. Benefícios temporários não estão incluídos na ação, que valerá enquanto perdurar o estado de calamidade. 

O INSS publicará uma norma regulamentando a antecipação dos valores e outras ações, como atendimento prioritário na análise e conclusão dos pedidos de benefício na região afetada. Mais de 12 mil pessoas serão beneficiadas. 

Segurados do INSS terão programa de benefícios com descontos, anuncia ministro

Inicialmente, cerca de 100 mil pessoas poderão optar pelo adiantamento do benefício, que terá o valor total liberado pelo INSS de aproximadamente R$ 220 milhões.  

O segurado que desejar a antecipação deverá manifestar seu interesse antecipadamente no banco em que recebe seu benefício, no período de 17 a 20 de março. 

O valor antecipado estará bloqueado no banco em que a pessoa recebe seu benefício, mas poderá ser liberado no dia 27, caso o segurado formalize a opção de utilização do recurso no próprio banco. 

É importante lembrar que esse valor extra será descontado posteriormente do valor normal do benefício, a partir do terceiro mês da opção, em 36 parcelas. 

O INSS possui quatro unidades de atendimento nas cidades afetadas pelas chuvas e paga benefícios mensalmente para mais de 100 mil pessoas, totalizando R$ 220 milhões.  

Os segurados que tiverem o atendimento prejudicado por conta das chuvas terão o atendimento presencial remarcado sem prejuízo da data de entrada do pedido do benefício. As novas datas para atendimento podem ser consultadas pelo Meu INSS ou pelo telefone 135. 

Fonte: Brasil Independente

Compartilhe:

Leia mais
reunião centrais rs e oit
Centrais e OIT discutem impacto das enchentes no mercado de trabalho do RS
plano erradicação trabalho escravo será atualizado
Plano Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo será atualizado após 16 anos
podcast fetrarod
Fetrarod lança podcast para discutir temas de interesse dos rodoviários; assista aqui
Manifesto contra PL do estupro
Mulheres sindicalistas divulgam manifesto contra PL do Estupro (PL 1904/24)
Nota das centrais selic
Centrais pedem redução dos juros: "por desenvolvimento com justiça social"
lula critica campos neto
Lula diz que Campos Neto tem lado político e trabalha para prejudicar o país
campos neto presidente bc
Procurador pede investigação sobre influência de bancos na definição dos juros pelo BC
Encontro CSB China
CSB promove encontros com entidades sindicais chinesas em SP e RJ; inscreva-se
CSB-RS conselho plano rio grande
Reconstrução do RS: CSB toma posse como membro do Conselho do Plano Rio Grande
distribuição extra fgts
Após acordo com centrais, governo fará distribuição extra do FGTS aos trabalhadores