Innovations Insights 2020: veja tendências que despontam na pandemia

O mapa de inovação não é mais o mesmo com a pandemia de Covid-19. Que tendências surgem, se modificam e quais se mantém? Pesquisa do UOL AD_LAB, com curadoria da GoAD mídia, aponta movimentos significativos a partir de eixos temáticos que seriam apresentados no South by Southwest (SXSW), o maior festival de inovação do mundo, que acabou cancelado.

O resultado é o paper “Innovations Insights 2020”, documento que está disponível gratuitamente para download. As tendências serão discutidas com o público em uma live, que será transmitida simultaneamente pela página do UOL AD_LAB no Facebook, e pelo canal do UOL Content_LAB no YouTube, no dia 8 /5, às 10h.

O report elegeu quatro segmentos que se destacam no contexto atual: tecnologias emergentes, comportamento e consumo, mídia e jornalismo, nova economia. E ainda acrescenta um novo movimento à lista: low touch economy.

“É um tema que nem estava na pauta do festival, não tinha palestra ou seção prevista. O que a nossa curadoria identificou foi que a pandemia acelera modelos econômicos baseados em menos interações físicas e mais digitalizações”, afirma José Saad Neto, fundador e head de insights da GoAd.

Para o relatório, foram realizadas entrevistas com palestrantes do SXSW e outros profissionais do mercado, pesquisas e acompanhamentos de webinars, entre diversos conteúdos disponibilizados pelas atrações do evento. “O SXSW reflete o momento do mundo. E a gente puxou esses momentos”, diz Saad.

A percepção foi a de que, com o distanciamento social em massa, alguns movimentos se aceleram — especialmente os ligados às tecnologias digitais –, outros despontam. E há também aqueles, como o Cannabusiness, que parecem não se afetar pelo novo cenário. “É um macrotema com vida própria, que cresce há dois anos, na medida em que mercados diversos vão legislando sobre o tema.”

Onde a inovação deve acontecer

O paper ainda elencou sete áreas estratégicas de inovação, que são transversais para muitas indústrias. São elas: inteligência artificial, meio ambiente e impacto social, saúde e biotecnologia, conectividade e pessoas, música e áudio, cidades inteligentes e mobilidade e wearables.

Para cada uma das áreas, a GoAd indicou três startups, com modelos de negócios inovadores, para serem observados. Essas empresas de tecnologia estão entre as concorrentes do “SXSW Innovation Awards 2020”, premiação anual do evento.

Este ano, não haverá vencedores, mas uma das startups, a Vital, traz uma solução crucial para este momento de pandemia. A plataforma digital é voltada a emergências de hospitais e recorre à inteligência artificial para agilizar a triagem e otimizar os recursos, além de manter o paciente e seus acompanhantes informados sobre as etapas do atendimento.

Via: UOLadLAB

Compartilhe:

Leia mais
Camara aprova teto salario minimo e mudança bpc
Corte de gastos: Câmara aprova teto para aumento do salário mínimo e mudança no BPC
CSB na Secretaria nacional da juventude conjuve
CSB assume cadeira no Conjuve, conselho que debate políticas públicas para a juventude
codefat aprova calendario pagamento abono salarial 2025
Conselho aprova calendário de pagamento do Abono Salarial para 2025; confira datas
regras aposentadoria 2025 reforma da previdência
Haverá ajuste na idade para pedir aposentadoria em 2025; entenda as novas regras da previdência
Câmara aprova fim da desoneração da folha de pagamento
Câmara aprova imposto mínimo de 15% sobre lucro de multinacionais, seguindo padrão da OCDE
aumento salário mínimo 1954 getúlio vargas
O que aconteceu no Brasil depois que Getúlio aumentou em 100% o salário mínimo
Fachada tst
TST derruba regra da reforma trabalhista que limitava acesso à Justiça gratuita; entenda
trabalhadora obrigada a mostrar os seios
Empresa é condenada a indenizar trabalhadora obrigada a mostrar os seios para superior
paralisação sindimetropolinato ônibus porto alegre
Rodoviários da região de Porto Alegre paralisam atividades por reajuste salarial não pago
Flavio Dino e Rubens Paiva
Lembrando Rubens Paiva, Dino defende que Lei da Anistia não se aplica a ocultação de cadáver