Indicado ao Oscar, Ainda Estou Aqui faz história resgatando trauma da ditadura militar

Pela primeira vez na história do Oscar, considerado a maior premiação do cinema mundial, um filme brasileiro disputará a categoria de Melhor Filme, na cerimônia que ocorre no dia 2 de março, em Los Angeles, nos Estados Unidos. “Ainda Estou Aqui”, dirigido por Walter Salles, também disputará como um dos favoritos o prêmio de Melhor Filme Internacional.

A atriz Fernanda Torres foi indicada ao prêmio de Melhor Atriz, categoria à qual sua mãe, Fernanda Montenegro (que faz uma pequena participação em Ainda Estou Aqui), também foi indicada, em 1999, pela atuação no filme Central do Brasil.

Veja: 8 de janeiro: Defender a democracia é uma causa de todo o povo brasileiro

Fernanda Torres interpreta o papel de Eunice Paiva, esposa e mãe de quatro filhos que enfrenta o desaparecimento do seu marido, o ex-deputado Rubens Paiva, que foi torturado e morto pela Ditadura Militar (1964-1985). Após o desaparecimento de Rubens Paiva, Eunice se forma em Direito e luta pelo reconhecimento por parte do Estado de que seu marido havia sido assassinado por agentes da ditadura, até finalmente conseguir que o atestado de óbito fosse emitido.

As indicações coroam o sucesso do filme, que já foi assistido no cinema por quase 4 milhões de brasileiros, apesar de uma campanha de boicote por políticos e militantes da extrema-direita, que ainda hoje nega que o regime militar tenha sido um período de ditadura.

O filme despertou a emoção e a memória de muitos sindicalistas que viveram o período e também enfrentaram a repressão e perserguição da ditadura, representando um dos grandes pilares de resistência democrática no período e cuja luta foi essencial para a redemocratização.

“Vi as dores da violência da ditadura em minha casa com a cassação, perseguição e isolamento que meu pai, Guarino, sofreu. A ditadura não era cruel somente com seus alvos, mas com a ‘esposa do comunista’, com o ‘filho do comunista’ e assim por diante. A história de Eunice Paiva se confunde com a de milhares de mulheres que tiveram que sustentar os alicerces de um lar sob o fogo cruzado do aparelho de repressão do Estado”, diz o presidente da CSB, Antonio Neto.

A atriz brasileira já havia feito história ao vencer o Globo de Ouro de Melhor Atriz em Drama, prêmio considerado o segundo mais importante do cinema mundial e um “aquecimento” para o Oscar.

Leia também: Clemente Ganz: Sindicatos são fundamentais para proteger as democracias

Foto: reprodução

Compartilhe:

Leia mais
homenagem csb aniversario getulio vargas
Homenagem da CSB ao aniversário de Getúlio Vargas: O Estadista do Povo
sede inss brasília
Governo lança novo programa com gratificação a servidores para reduzir fila do INSS
eleições sindimvet
Sindimvet-SP chama profissionais para eleger nova diretoria do sindicato; vote aqui
plenaria classe trabalhadora
CSB convoca sindicatos para Plenária da Classe Trabalhadora em Brasília
suspensão processos pejotização gilmar mendes
Suspensão de processos sobre pejotização ameaça direito do trabalho no Brasil
reunião NR-1 geral
Governo adia nova regra que responsabiliza empresa sobre saúde mental do trabalhador
cassação glauber braga
O mandato de Glauber Braga e a responsabilidade das centrais sindicais
1o de maio shows sp
1º de Maio em São Paulo terá shows gratuitos com Fernando & Sorocaba e outros; veja agenda!
sindineves gcm
Sindineves denuncia Prefeitura de Ribeirão das Neves (MG) por conduta antissindical
mudança tabela imposto de renda 2025
Governo muda tabela do IR e renova isenção para até dois salários mínimos