III Congresso dos Trabalhadores Rurais de SP da CSB será realizado em Araçatuba

3ª edição do evento acontecerá no dia 26 de outubro e discutirá, entre outros temas, as recentes mudanças nos benefícios previdenciários dos trabalhadores

A CSB, em parceria com a Federação Estadual dos Trabalhadores e Empregados Rurais do Estado de São Paulo (Fetragro), promove o “III Congresso dos Trabalhadores Rurais da Central dos Sindicatos Brasileiros – CSB” no dia 26 de outubro – o credenciamento dos congressistas acontecerá no dia 25/10. O evento, que será realizado  no Tietê Resort & Convention Araçatuba, na cidade do interior de em São Paulo, trará debates e informações sobre o benefício previdenciário para os trabalhadores rurais, reforma agrária, qualificação profissional, o enquadramento dos trabalhadores rurais no CNES (Cadastro Nacional de Entidade Sindical dos trabalhadores Rurais), segurança na saúde do trabalhador rural e fortalecimento da agricultura familiar.

Segundo Paulo Oyamada, 1º secretário dos Trabalhadores Rurais da CSB e presidente do presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Tupã, o Congresso tem o papel político de debater e deliberar sobre os grandes temas desafiadores para os trabalhadores rurais e para o movimento sindical brasileiro.

O dirigente explica que os trabalhadores rurais enfrentam muitas dificuldades devido à resistência que ainda existe, de alguns setores, no reconhecimento da importância da agricultura e dos agricultores para o desenvolvimento econômico nacional. “Quando não há reconhecimento do trabalho executado, como consequência não há respeito aos direitos trabalhistas. Muitos agricultores não se aposentam porque não conseguem comprovar sua atividade, o que os prejudica no acesso a direitos básicos, como aposentadoria e licença-maternidade. Nós queremos neste evento conscientizar e debater sobre os direitos previdenciários e garantia de renda do trabalhador rural”, afirmou Oyamada.

A expectativa é que este evento aprofunde ainda mais os debates acerca da categoria. “No último ano aconteceram muitas mudanças na legislação. A categoria e sindicalistas precisam estar inteirados do atual cenário. É muito importante que todos os dirigentes dos trabalhadores rurais filiados à CSB participem. A união e o conhecimento são fundamentais para defendermos os trabalhadores”, ressaltou o secretário.

As inscrições podem ser feitas pelo link  ou ser enviadas para o e-mail da federação [email protected]  até o dia 15 de outubro. A ficha de inscrição pode ser encontrada abaixo da programação do evento. Mais informações sobre o evento podem ser obtidas nos telefones (14) 3496-4685/ (14) 3496-4654, ambos do Sindicato dos Empregados Rurais de Tupã.

Serviço: O evento será realizado no Tietê Resort & Convention Araçatuba, localizado na Rodovia Elyezer Montenegro Magalhães, KM 58,8, s/n, Bairro Fazenda Paquetá, município de Araçatuba/SP.

Programação:

Dia 25/10/2016 – Credenciamento dos participantes a partir da Chegada.

Dia 26/ 10/2016 – 07h00 Café da manhã

09h00: Abertura dos trabalhos Composição da mesa

10h00 – 1ª PALESTRA

Tema: Previdência Social Rural Anterior a Constituição Federal (FUNRURAL) E Após a Constituição Federal de 1988. Palestrante: Sr.RALPHO ROLIM ROSA NOGUEIRA

12h30 – Almoço

13h30 – 2ª PALESTRA – Tema: NR 31 Segurança de Saúde no Trabalho na Agricultura, Precuária , Silvicultura, Exploração Florestal e Agricultura, Dr. JOSÉ JAIR MARQUES

15h00 – Intervalo para café

15h20 – 3ª PALESTRA – Tema: Fortalecimento da Agricultura Familiar – Acesso ao Crédito –Investimento – Produtividade – Assistência Técnica e Extensão Rural -Seguro Agrícola – Minha Casa Minha Vida Rural =- Agrovilas – Reforma Agrária Luz no Campo Sr. GEDIR SANTOS FERREIRA

17h00 – Encerramento e composição da mesa


Ficha de inscrição:

Dia 25 e 26/10/2016

Nome:-

Endereço:-

Telefone Fixo:- ( )               Celular :- ( )

E-mail:-

CPF:-                                     RG:-

Entidade Sindical:-

Obs: Por favor, confirmar se vai se hospedar no Tietê Resort & Convention Araçatuba. Sim (  ) Não (  )

Compartilhe:

Leia mais
Chinelo - Antonio Neto e Cosme Nogueira fundação Fesmig
CSB, Sinab e CSPM celebram criação da Fesmig - Federação dos Servidores de Minas Gerais
STF reverte reforma previdência para servidores
STF forma maioria para reverter pontos da Reforma da Previdência para servidores
Imagem CSB (28)
CSB NA 112ª CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DO TRABALHO - OIT 2024
Sticmpel campanha salarial 2024-2025
Trabalhadores da Construção e Mobiliário de Pelotas iniciam campanha salarial 2024/2025
Apoio Financeiro a trabalhadores empresas calamidade RS
Governo abre cadastro para Apoio Financeiro a trabalhadores atingidos por calamidade no RS
home office trabalho híbrido estudo
Trabalho híbrido melhora satisfação no emprego e não afeta produtividade, diz estudo
reunião centrais rs e oit
Centrais e OIT discutem impacto das enchentes no mercado de trabalho do RS
plano erradicação trabalho escravo será atualizado
Plano para Erradicação do Trabalho Escravo será atualizado após 16 anos
podcast fetrarod
Fetrarod lança podcast para discutir temas de interesse dos rodoviários; assista aqui
Manifesto contra PL do estupro
Mulheres sindicalistas divulgam manifesto contra PL do Estupro (PL 1904/24)