Central dos Sindicatos Brasileiros

Grupo dos Trabalhadores da Comissão da Verdade realiza ato político em São Paulo

Grupo dos Trabalhadores da Comissão da Verdade realiza ato político em São Paulo

Evento em parceria com as centrais sindicais irá divulgar as conclusões sobre a repressão da ditadura ao movimento sindical e aos trabalhadores

O Grupo de Trabalho “Ditadura e Repressão aos Trabalhadores, às Trabalhadoras e ao Movimento Sindical”, criado pela Comissão Nacional da Verdade com a participação das centrais sindicais, irá realizar, no dia 8 dezembro, um Ato Político no auditório do Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo. O evento tem o objetivo de divulgar as conclusões sobre a repressão da ditadura ao movimento sindical e aos trabalhadores no período de 1964 a 1985, e evidenciar as recomendações dos trabalhadores, que serão incorporadas à agenda das centrais sindicais para as lutas a partir de 2015.

Os únicos três dirigentes vivos do Comando Geral dos Trabalhadores (CGT), Raphael Martinelli, Clodismith Riani e o comandante Mello Bastos, estarão presentes no dia do ato. Também participará do encontro a Dra. Rosa Cardoso, coordenadora do grupo de trabalho e comissária da Comissão Nacional da Verdade.

O documento, elaborado em conjunto entre as centrais, sindicatos e centros de memória que compõem o GT, propõe mudanças na legislação, como a revisão da Lei de Anistia e a desmilitarização das Polícias, além de defender a aprovação do Anteprojeto de Lei que pede, entre outras coisas, a garantia da autonomia sindical, o direito irrestrito de greve e o fim do interdito proibitório. Dentre as recomendações também está o pedido de revogação da Lei de Segurança Nacional.

Serviço
Ato Político do GT dos Trabalhadores da CNV
Horário: às 9h30
Local: Rua Genebra, 25, Bela Vista / SP – sede do Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo.