Governo avisa centrais que vai desbloquear FGTS para quem aderiu ao saque-aniversário

O governo federal deve anunciar nesta semana que vai desbloquear o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) para aqueles que não conseguiram utilizar os recursos no fundo por terem optado pelo saque-aniversário.

Lideranças de movimentos sindicais já foram convidadas a ir a Brasília na terça-feira (25) para o anúncio da medida que libera o FGTS para quem foi demitido e teve o acesso ao dinheiro bloqueado, conforme determinam as regras do saque-aniversário.

Para o presidente da Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB), Antonio Neto, a medida é importante para corrigir uma distorção criada pelo governo Bolsonaro.

“O dinheiro do trabalhador foi travado no momento em que ele mais precisava. A decisão é um anseio de muitos brasileiros que ao aderirem o saque-aniversário não se deram conta das letrinhas de rodapé criadas pelo Paulo Guedes”, disse.

O saque-aniversário, que existe desde 2020, depende de uma adesão prévia para que o trabalhador tenha acesso a parte do saldo do FGTS uma vez por ano, no mês do aniversário. No entanto, ao optar por essa modalidade, o trabalhador perde o acesso ao saque-rescisão, que permite resgatar todo o valor do FGTS caso seja demitido sem justa causa, e precisa aguardar dois anos para poder sacar o resíduo. É justamente esse saldo que sobrou que deverá ser liberado.

Leia: Saiba como vai funcionar o novo empréstimo consignado para trabalhadores CLT

O governo ainda estuda a melhor forma para encaminhar a proposta. Uma das possibilidades é que a medida seja implementada através da edição de uma MP (Medida Provisória).

Há no governo um entendimento de que os trabalhadores fazem empréstimos consignados com o saque-aniversário sem ter conhecimento da regra do pedágio de dois anos e, por isso, acabam recorrendo à Justiça para terem acesso aos recursos.

Levantamento de dezembro aponta que dos 38,5 milhões de trabalhadores que aderiram ao saque-aniversário, 24 milhões pegaram empréstimos nos bancos usando o valor a ser recebido com o saque-aniversário como garantia. A medida de liberar o FGTS de quem optou pelo saque-aniversário surge para reparar esse problema criado no governo anterior.

Com informações de Folha de S. Paulo

Compartilhe:

Leia mais
sede inss brasília
Governo lança novo programa com gratificação a servidores para reduzir fila do INSS
eleições sindimvet
Sindimvet-SP chama profissionais para eleger nova diretoria do sindicato; vote aqui
plenaria classe trabalhadora
CSB convoca sindicatos para Plenária da Classe Trabalhadora em Brasília
suspensão processos pejotização gilmar mendes
Suspensão de processos sobre pejotização ameaça direito do trabalho no Brasil
reunião NR-1 geral
Governo adia nova regra que responsabiliza empresa sobre saúde mental do trabalhador
cassação glauber braga
O mandato de Glauber Braga e a responsabilidade das centrais sindicais
1o de maio shows sp
1º de Maio em São Paulo terá shows gratuitos com Fernando & Sorocaba e outros; veja agenda!
sindineves gcm
Sindineves denuncia Prefeitura de Ribeirão das Neves (MG) por conduta antissindical
mudança tabela imposto de renda 2025
Governo muda tabela do IR e renova isenção para até dois salários mínimos
repúdio arminio fraga congelar salário mínimo
CSB repudia fala de Armínio Fraga: congelar salário mínimo é condenar milhões à miséria