Central dos Sindicatos Brasileiros

Governador Flávio Dino sugere a criação do Pacto Nacional Pelo Emprego

Governador Flávio Dino sugere a criação do Pacto Nacional Pelo Emprego

A ideia do Governador Flávio Dino visa combater a grave crise socioeconômica gerada pelo coronavírus

“Penso que precisamos planejar com urgência medidas para evitar o cenário projetado pela citada autoridade federal (Ministério da Economia)”. Essa é uma das frases presentes na carta aberta escrita pelo Governador Flávio Dino ao Presidente Jair Bolsonaro.

O texto escrito na última segunda-feira (27) visava a construção de um plano que contenha a grave crise econômica gerada pela pandemia de covid-19. Dessa forma, o maranhense propõe uma reunião com diversas lideranças políticas, empresariais e sindicais para a construção do Pacto Nacional Pelo Emprego.

A preocupante conjuntura faz necessária a elaboração carta, pois em seu conteúdo há uma cobrança direcionada à Presidência da República. Na medida em que milhões de vidas são perdidas e milhões de empregos são destruídos, com números alarmantes de – até o momento em que este texto foi escrito – 5,95% de retração econômica e quase 90 mil mortos, o chefe do poder executivo se afasta das reais funções de seu cargo.

O texto, então, chega a Bolsonaro como um apontamento aos caminhos da responsabilidade e da gestão pública. Além disso, é um incentivo ao diálogo com os representantes da ampla sociedade brasileira. Tal habilidade vem sendo esquecida pelo presidente, mais interessado em oferecer cloroquina para as emas do Palácio da Alvorada.

Precisamos trazer, na medida do possível, a Presidência da República de volta ao campo da sanidade e da gestão pública. É isso que foi percebido por Flávio Dino e sua carta aberta: Bolsonaro deve aprender a ouvir para que retomemos a esperança de sairmos dessa crise.