Giovanna Badaró destaca os múltiplos papéis da mulher na sociedade

Professora abordou os aspectos da personalidade feminina durante Encontro da Mulher Trabalhadora da CSB

A professora Giovanna Badaró, especialista em ludicidade, palestrou sobre os múltiplos papéis da mulher na sociedade. De forma descontraída, a palestrante apresentou, durante o Encontro da Mulher Trabalhadora da CSB, as características intrínsecas ao perfil feminino.

“As mulheres são seres singulares, indivíduos com uma capacidade de gerar outra vida”. Esta singularidade, segundo Giovanna, define a personalidade, que é um conjunto único de caraterísticas que determina um padrão de pensar, sentir e agir.

Dentro do conceito de múltiplos papéis desempenhados pelas mulheres, a professora abordou a questão que ela chama de “o ser criativo”. “Quando eu falo em inspiração, eu falo em criatividade. A criatividade é inerente ao ser humano. Pode e deve ser desenvolvida durante toda a nossa trajetória”, explicou sobre a estratégia de aplicar a inspiração para o conhecimento e a obtenção de uma vida mais digna. “A mulher com múltiplos papéis precisa de inspiração e transpiração”, completou.

Durante a palestra, Giovanna Badaró fez intervenções junto às dirigentes para conhecer as sindicalistas e exemplificar casos práticos que ilustrassem seus conceitos teóricos. Além disso, a professora promoveu uma dinâmica, que proporcionou a interação entre as participantes.

Segundo Giovanna, nas relações humanas, para conquistar o autoconhecimento, é preciso perceber as pessoas. “Precisamos começar a observar. Lembrem-se de observar o outro de maneiras diferentes. Estamos olhando muito para nosso umbigo, porque acordamos cedo e temos de dar conta dos problemas, e isso não nos favorece. Estamos esquecendo mais do outro do que deveríamos”, destacou.

A chamada “cultura do pessimismo” foi lembrada pela palestrante como tudo aquilo que paralisa e faz as pessoas estarem nos lugares onde elas não devem estar. “Afaste pensamentos negativos. Vamos trancar o que não nos favorece”, convocou Giovanna.

Fazendo uma crítica ao estereótipo, ela deu exemplo de uma propaganda publicitária que questionava as mulheres com a seguinte indagação: “Neste verão, você quer ser sereia ou baleia?”. A professora elencou todos os motivos que a sociedade, em protesto contra a propaganda, elencou para que a mulher desejasse ser a baleia, como a importância para o ecossistema marinho e a possibilidade de gerar filhotes.

E finalizou: “Temos de ampliar as sensibilidades, é preciso estar alerta. A felicidade é uma habilidade que se aprende. Precisamos ter visão, determinação, persistência e entusiasmo. A gente prefere ser feliz”, finalizou a palestrante.

Assista à palestra

Veja a galeria de fotos

Compartilhe:

Leia mais
Sintrammar diretoria eleita 2025
Chapa 2 vence eleições do Sintrammar de Santos e Região, com Erivan Pereira reeleito presidente
reunião mesa permanente servidores federais 20-02-25
Em reunião, servidores federais cobram governo sobre pauta de reivindicações travada
saúde mental no trabalho nr-1
Empresas serão responsáveis por saúde mental dos funcionários a partir de maio
img-pagamentos-inss-mudanca-carnaval
Calendário de pagamentos do INSS terá mudanças devido ao Carnaval 2025; confira datas
mpt campinas investiga empresas por pratica antissindical
MPT investiga 32 empresas de SP por coagirem empregados a se opor à contribuição assistencial
servidores excluidos reestruração carreiras rs mesa fessergs
Fessergs e governo do RS formam mesa sobre servidores excluídos de reestruturação
trabalhador indenização cancer
Trabalhador será indenizado em R$ 500 mil por demissão após comunicar câncer
saque fgts nascimento filhos
Projeto que libera saque do FGTS por nascimento de filhos avança na Câmara
CNJ regras inteligencia artificial judiciário
Conselho aprova regras para uso de inteligência artificial no Judiciário
Trabalho imigrantes Texas Tesla e SpaceX
Empresas de Elon Musk usam imigrantes irregulares em obras no Texas, diz reportagem