Giovanna Badaró destaca os múltiplos papéis da mulher na sociedade

Professora abordou os aspectos da personalidade feminina durante Encontro da Mulher Trabalhadora da CSB

A professora Giovanna Badaró, especialista em ludicidade, palestrou sobre os múltiplos papéis da mulher na sociedade. De forma descontraída, a palestrante apresentou, durante o Encontro da Mulher Trabalhadora da CSB, as características intrínsecas ao perfil feminino.

“As mulheres são seres singulares, indivíduos com uma capacidade de gerar outra vida”. Esta singularidade, segundo Giovanna, define a personalidade, que é um conjunto único de caraterísticas que determina um padrão de pensar, sentir e agir.

Dentro do conceito de múltiplos papéis desempenhados pelas mulheres, a professora abordou a questão que ela chama de “o ser criativo”. “Quando eu falo em inspiração, eu falo em criatividade. A criatividade é inerente ao ser humano. Pode e deve ser desenvolvida durante toda a nossa trajetória”, explicou sobre a estratégia de aplicar a inspiração para o conhecimento e a obtenção de uma vida mais digna. “A mulher com múltiplos papéis precisa de inspiração e transpiração”, completou.

Durante a palestra, Giovanna Badaró fez intervenções junto às dirigentes para conhecer as sindicalistas e exemplificar casos práticos que ilustrassem seus conceitos teóricos. Além disso, a professora promoveu uma dinâmica, que proporcionou a interação entre as participantes.

Segundo Giovanna, nas relações humanas, para conquistar o autoconhecimento, é preciso perceber as pessoas. “Precisamos começar a observar. Lembrem-se de observar o outro de maneiras diferentes. Estamos olhando muito para nosso umbigo, porque acordamos cedo e temos de dar conta dos problemas, e isso não nos favorece. Estamos esquecendo mais do outro do que deveríamos”, destacou.

A chamada “cultura do pessimismo” foi lembrada pela palestrante como tudo aquilo que paralisa e faz as pessoas estarem nos lugares onde elas não devem estar. “Afaste pensamentos negativos. Vamos trancar o que não nos favorece”, convocou Giovanna.

Fazendo uma crítica ao estereótipo, ela deu exemplo de uma propaganda publicitária que questionava as mulheres com a seguinte indagação: “Neste verão, você quer ser sereia ou baleia?”. A professora elencou todos os motivos que a sociedade, em protesto contra a propaganda, elencou para que a mulher desejasse ser a baleia, como a importância para o ecossistema marinho e a possibilidade de gerar filhotes.

E finalizou: “Temos de ampliar as sensibilidades, é preciso estar alerta. A felicidade é uma habilidade que se aprende. Precisamos ter visão, determinação, persistência e entusiasmo. A gente prefere ser feliz”, finalizou a palestrante.

Assista à palestra

Veja a galeria de fotos

Compartilhe:

Leia mais
regulamentação ia inteligência artificial
Regulamentação da IA é tema em destaque para centrais sindicais no Congresso
papa leão XIII e papa leão XIV
Com o nome Leão XIV, novo Papa homenageia Leão XIII, defensor dos trabalhadores e abolicionista
mapa mundi brasil no centro
IBGE lança mapa-múndi com Brasil no centro e hemisfério sul na parte de cima
geração de empregos recorde em fevereiro
Procurador denuncia "pejotização" como forma de burlar direitos trabalhistas
csb centrais sindicais com ministro maurcio godinho tst
Centrais entregam agenda jurídica do movimento sindical ao vice-presidente do TST
csb menor (40)
Desigualdade de renda no Brasil é a menor desde 2012, aponta IBGE
csb menor (1)
Encontro Executiva Nacional CSB 2025: painel 6 – Trabalhadores e meio ambiente
ministro do trabalho luiz marinho em audiencia na camara
Ministro do Trabalho defende fim da escala 6x1 e jornada de 40 horas na Câmara
csb menor (2)
Centrais apresentam pauta prioritária e agenda legislativa em reunião no Congresso
painel 5 encontro executiva nacional csb 2025
Encontro Executiva Nacional CSB 2025: painel 5 – Agenda parlamentar sindical; assista