Giovanna Badaró destaca os múltiplos papéis da mulher na sociedade

Professora abordou os aspectos da personalidade feminina durante Encontro da Mulher Trabalhadora da CSB

A professora Giovanna Badaró, especialista em ludicidade, palestrou sobre os múltiplos papéis da mulher na sociedade. De forma descontraída, a palestrante apresentou, durante o Encontro da Mulher Trabalhadora da CSB, as características intrínsecas ao perfil feminino.

“As mulheres são seres singulares, indivíduos com uma capacidade de gerar outra vida”. Esta singularidade, segundo Giovanna, define a personalidade, que é um conjunto único de caraterísticas que determina um padrão de pensar, sentir e agir.

Dentro do conceito de múltiplos papéis desempenhados pelas mulheres, a professora abordou a questão que ela chama de “o ser criativo”. “Quando eu falo em inspiração, eu falo em criatividade. A criatividade é inerente ao ser humano. Pode e deve ser desenvolvida durante toda a nossa trajetória”, explicou sobre a estratégia de aplicar a inspiração para o conhecimento e a obtenção de uma vida mais digna. “A mulher com múltiplos papéis precisa de inspiração e transpiração”, completou.

Durante a palestra, Giovanna Badaró fez intervenções junto às dirigentes para conhecer as sindicalistas e exemplificar casos práticos que ilustrassem seus conceitos teóricos. Além disso, a professora promoveu uma dinâmica, que proporcionou a interação entre as participantes.

Segundo Giovanna, nas relações humanas, para conquistar o autoconhecimento, é preciso perceber as pessoas. “Precisamos começar a observar. Lembrem-se de observar o outro de maneiras diferentes. Estamos olhando muito para nosso umbigo, porque acordamos cedo e temos de dar conta dos problemas, e isso não nos favorece. Estamos esquecendo mais do outro do que deveríamos”, destacou.

A chamada “cultura do pessimismo” foi lembrada pela palestrante como tudo aquilo que paralisa e faz as pessoas estarem nos lugares onde elas não devem estar. “Afaste pensamentos negativos. Vamos trancar o que não nos favorece”, convocou Giovanna.

Fazendo uma crítica ao estereótipo, ela deu exemplo de uma propaganda publicitária que questionava as mulheres com a seguinte indagação: “Neste verão, você quer ser sereia ou baleia?”. A professora elencou todos os motivos que a sociedade, em protesto contra a propaganda, elencou para que a mulher desejasse ser a baleia, como a importância para o ecossistema marinho e a possibilidade de gerar filhotes.

E finalizou: “Temos de ampliar as sensibilidades, é preciso estar alerta. A felicidade é uma habilidade que se aprende. Precisamos ter visão, determinação, persistência e entusiasmo. A gente prefere ser feliz”, finalizou a palestrante.

Assista à palestra

Veja a galeria de fotos

Compartilhe:

Leia mais
Ainda Estou Aqui melhor filme oscar
Indicado a Melhor Filme no Oscar, Ainda Estou Aqui faz história resgatando trauma da ditadura militar
negociação coletiva reajuste acima inflação dieese 2024
Dieese: Reajuste salarial foi acima da inflação em 85% das negociações coletivas em 2024
Sinplalto filiação CSB
Sindicato dos Servidores Municipais da Microrregião de Araxá anuncia filiação à CSB: "nova fase"
vagas emprego sine carteira de trabalho digital
Vagas de emprego do Sine estão disponíveis na Carteira de Trabalho Digital
emprego e beneficios sociais reduzem pobreza no brasil
Luiz Marinho destaca conquistas lideradas pelo Ministério do Trabalho em 2024
Sindpd aciona empresas que usam desoneração sem enquadramento sindical
Sindpd-SP inicia processos contra empresas que utilizam desoneração sem enquadramento correto
intercambio sindical em Washington
Sindicalistas do Brasil e dos EUA trocam experiências em programa de intercâmbio em Washington
INSS pagamento automatico auxilio doença
INSS suspende bloqueio de pagamento do benefício por falta de comprovação de vida
fake news não há nova contribuição sindical
Ao contrário do que diz a imprensa, não há nova contribuição sindical em discussão no país
reunião dieese servidores públicos
Servidor público, participe de reunião estratégica na defesa de seus direitos; acesse o link