Giovanna Badaró destaca os múltiplos papéis da mulher na sociedade

Professora abordou os aspectos da personalidade feminina durante Encontro da Mulher Trabalhadora da CSB

A professora Giovanna Badaró, especialista em ludicidade, palestrou sobre os múltiplos papéis da mulher na sociedade. De forma descontraída, a palestrante apresentou, durante o Encontro da Mulher Trabalhadora da CSB, as características intrínsecas ao perfil feminino.

“As mulheres são seres singulares, indivíduos com uma capacidade de gerar outra vida”. Esta singularidade, segundo Giovanna, define a personalidade, que é um conjunto único de caraterísticas que determina um padrão de pensar, sentir e agir.

Dentro do conceito de múltiplos papéis desempenhados pelas mulheres, a professora abordou a questão que ela chama de “o ser criativo”. “Quando eu falo em inspiração, eu falo em criatividade. A criatividade é inerente ao ser humano. Pode e deve ser desenvolvida durante toda a nossa trajetória”, explicou sobre a estratégia de aplicar a inspiração para o conhecimento e a obtenção de uma vida mais digna. “A mulher com múltiplos papéis precisa de inspiração e transpiração”, completou.

Durante a palestra, Giovanna Badaró fez intervenções junto às dirigentes para conhecer as sindicalistas e exemplificar casos práticos que ilustrassem seus conceitos teóricos. Além disso, a professora promoveu uma dinâmica, que proporcionou a interação entre as participantes.

Segundo Giovanna, nas relações humanas, para conquistar o autoconhecimento, é preciso perceber as pessoas. “Precisamos começar a observar. Lembrem-se de observar o outro de maneiras diferentes. Estamos olhando muito para nosso umbigo, porque acordamos cedo e temos de dar conta dos problemas, e isso não nos favorece. Estamos esquecendo mais do outro do que deveríamos”, destacou.

A chamada “cultura do pessimismo” foi lembrada pela palestrante como tudo aquilo que paralisa e faz as pessoas estarem nos lugares onde elas não devem estar. “Afaste pensamentos negativos. Vamos trancar o que não nos favorece”, convocou Giovanna.

Fazendo uma crítica ao estereótipo, ela deu exemplo de uma propaganda publicitária que questionava as mulheres com a seguinte indagação: “Neste verão, você quer ser sereia ou baleia?”. A professora elencou todos os motivos que a sociedade, em protesto contra a propaganda, elencou para que a mulher desejasse ser a baleia, como a importância para o ecossistema marinho e a possibilidade de gerar filhotes.

E finalizou: “Temos de ampliar as sensibilidades, é preciso estar alerta. A felicidade é uma habilidade que se aprende. Precisamos ter visão, determinação, persistência e entusiasmo. A gente prefere ser feliz”, finalizou a palestrante.

Assista à palestra

Veja a galeria de fotos

Compartilhe:

Leia mais
sede inss brasília
Governo lança novo programa com gratificação a servidores para reduzir fila do INSS
eleições sindimvet
Sindimvet-SP chama profissionais para eleger nova diretoria do sindicato; vote aqui
plenaria classe trabalhadora
CSB convoca sindicatos para Plenária da Classe Trabalhadora em Brasília
suspensão processos pejotização gilmar mendes
Suspensão de processos sobre pejotização ameaça direito do trabalho no Brasil
reunião NR-1 geral
Governo adia nova regra que responsabiliza empresa sobre saúde mental do trabalhador
cassação glauber braga
O mandato de Glauber Braga e a responsabilidade das centrais sindicais
1o de maio shows sp
1º de Maio em São Paulo terá shows gratuitos com Fernando & Sorocaba e outros; veja agenda!
sindineves gcm
Sindineves denuncia Prefeitura de Ribeirão das Neves (MG) por conduta antissindical
mudança tabela imposto de renda 2025
Governo muda tabela do IR e renova isenção para até dois salários mínimos
repúdio arminio fraga congelar salário mínimo
CSB repudia fala de Armínio Fraga: congelar salário mínimo é condenar milhões à miséria