Central dos Sindicatos Brasileiros

Geração de empregos formais cai 37% em outubro em relação a 2021

Geração de empregos formais cai 37% em outubro em relação a 2021

A geração de empregos formais em outubro deste ano caiu 36,9% em relação ao mesmo mês de 2021, segundo os dados mais recentes do Ministério do Trabalho. Foram contratadas 1,78 milhão de pessoas, enquanto 1,63 milhão foram demitidas, gerando um saldo de 159,4 mil empregos criados.

O salário médio das admissões é de R$ 1.933, ligeiramente acima dos R$ 1.910 pagos em outubro do ano anterior.

O desempenho do mês passado foi o segundo menor do ano, superando apenas a marca registrada em março, que teve 96,9 mil carteiras de trabalho assinadas a mais.

No acumulado do ano, 2022 também registrou menos vagas abertas na comparação com o período de janeiro a outubro do ano passado. Foram 2,32 milhões, contra 2,75 milhões, que representa uma queda de 15,6%.

No momento, o Brasil tem 43 milhões de trabalhadores com carteira assinada. A expectativa do ministro do Trabalho, José Carlos Oliveira, é que o ano feche com 2,5 milhões de vagas formais criadas, mesmo com as demissões que costumam ocorrer em dezembro. “A economia está no rumo certo”, afirmou.

Apenas o setor da agropecuária registrou queda na geração de emprego, enquanto serviços e comércio foram os que mais contrataram.

Já por região, o sudeste teve o melhor desempenho, seguido por nordeste e sul praticamente empatados.

Com informações de: G1

Leia também: Mais de 40% dos desempregados buscam trabalho há mais de um ano