Sindicato que representará cerca de 2500 trabalhadores já nasce filiado às duas entidades
Com o objetivo de criar mais um instrumento de luta a favor dos trabalhadores, o diretor da CSB e presidente da Federação Única Democrática de Sindicatos das Prefeituras, Câmaras Municipais, Empresas Públicas e Autarquias de Minas Gerais (Feserp/MG), Cosme Nogueira, acompanhado pelo secretário do Conselho Fiscal da Federação, Francisco Carlos da Silva (Chiquinho), esteve no interior de Minas Gerais, no último sábado (13/06), para dar início à fundação do Sindicato dos Servidores Municipais de Aracitaba, Paiva e Oliveira Fortes.
Segundo Nogueira, este é um passo relevante no avanço dos direitos dos cerca de 2500 funcionários públicos que serão representados pela entidade. “Atualmente, os servidores estão totalmente desprotegidos, desamparados e à mercê de tomadas de decisões unilaterais. Apenas o outro lado fala. No caso, o prefeito. Agora, com o sindicato, os trabalhadores terão um instrumento de luta e orientação sobre seus direitos”, afirma o diretor.
A revisão geral anual (reposição salarial corrigida pela inflação) é a principal reivindicação da categoria já presente na pauta de discussão do novo sindicato. Plano de cargos e salários, pagamento dos adicionais de insalubridade e periculosidade e segurança no trabalho são outros tópicos a serem debatidos.
O Sindicato dos Servidores Municipais de Aracitaba, Paiva e Oliveira Fortes já nasce filiado à CSB e à Feserp/MG. Para Cosme Nogueira, a parceria trará força para as causas trabalhistas das cidades. “A CSB é uma central plural. É uma central que valoriza os sindicatos, sejam eles grandes ou pequenos; da capital ou da mais longínqua cidade do interior. Por isso, o papel da CSB na criação da entidade tem sido fundamental”, ressalta Nogueira.