Funcionários públicos do Rio Grande do Sul seguem na luta contra a precarização

Diante do pacote do governador Eduardo Leite, que ameaça fragilizar e sucatear os serviços públicos do Rio Grande do Sul, a Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB), a Federação Sindical dos Servidores Públicos no Estado do Rio Grande do Sul (Fessergs) e o Movimento Unificado dos Servidores (MUS), participaram, na última semana, de diversos atos em defesa do funcionalismo gaúcho.

Café da manhã na Assembleia Legislativa

Na manhã da última quarta-feira, 04, o MUS promoveu um evento na Assembleia Legislativa do Rio Grande Sul. O encontro contou com a presença de diversos deputados, tanto governistas quanto opositores, incluindo o presidente da Casa, o Deputado Luis Augusto Lara (PTB), que defendeu a retirada do pedido de urgência do pacote.
O presidente da Assembleia disse que essa posição já foi repassada ao governador Eduardo Leite, durante encontro, na última segunda-feira, no Palácio Piratini. A justificativa é a complexidade das medidas. Lara é do PTB, partido da base aliada do governo e do vice-governador, Ranolfo Vieira Júnior.

Reivindicação do salário mínimo regional

A CSB, juntamente com outras centrais sindicais e o Dieese entregaram, também no dia 4 de dezembro, a pauta de reivindicação do piso do salário mínimo regional para a Secretaria do Trabalho e Ação Social.
As Centrais querem a reposição da perda da inflação, com um reajuste de 6,57% a partir de 1° de janeiro de 2020, inclusão de novas categorias, alteração de faixas que apresentem defasagem salarial, inclusão do piso na Constituição do Estado e estabelecimento em Lei do piso como vencimento mínimo para os servidores públicos do estado.

 

Ato de apoio a Brigada Militar e aos Bombeiros

Na última quinta-feira, 05, a Fessergs e a CSB participaram de ato e realizado pela Brigada Militar e Bombeiros.
As entidades responsáveis pela organização do ato foram: ABAMF BM – Associação que representa os servidores de nível médio da Brigada Militar, Asstbm Brigada Militar – Associação dos Sargentos, Subtenentes e Tenentes da Brigada Militar, Aesppom-rs Aesppom – Associação das Esposas dos Policiais Militares e Policiais Femininas do Estado, Aofergs – Associação dos Oficiais Estaduais do RS e Asofbm Brigada Militar – Associação dos Oficiais da Brigada Militar.
O presidente da CSB e da Fessergs, Sérgio Arnoud, acompanhou a assembleia realizada na Praça da Matriz, onde os servidores decidiram adotar operação-padrão a partir do dia 16 no Estado. Isso significa que policiais militares e bombeiros que aderirem não sairão dos batalhões usando munições e coletes vencidos nem em viaturas com pneus carecas.
As entidades que representam os servidores também convocaram as mulheres dos militares para impedirem a saída dos policiais de dentro dos quartéis a partir do dia 17.

Compartilhe:

Leia mais
tarifas trump brasil lei reciprocidade
Nota das centrais sindicais: Repúdio ao tarifaço de Trump e apoio à Lei da Reciprocidade
sindidel csb
Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público de Delta (Sindidel) anuncia filiação à CSB
1o de maio centrais 2025
Centrais sindicais preparam jornada de 1º de maio: "Por um Brasil mais justo"
1-de-maio-das-centrais-sindicais-com-lula-em-sp
Centrais sindicais entregarão carta de reivindicações a Lula e presidentes dos Poderes
carf plr
Fazenda amplia esforços para desbloquear processos que ultrapassam 35 bi no Carf
gabriel galípolo banco central
Deputados desmontam juros criminosos de Galípolo durante homenagem ao BC na Câmara
sindpd-sp inclusão dia mundial autismo
Dia Mundial do Autismo: Sindpd-SP segue firme na luta pela inclusão
calor trabalho denuncias mpt
Denúncias ao MPT envolvendo calor extremo batem recorde nos primeiros meses de 2025
novo consignado clt para trabalhadores negativados
Trabalhador negativado pode solicitar novo consignado para CLTs; saiba como funciona
Declaração Imposto de Renda 2025 (2)
Declaração pré-preenchida completa do Imposto de Renda 2025 já está disponível; acesse