Funcionários públicos do Rio Grande do Sul seguem na luta contra a precarização

Diante do pacote do governador Eduardo Leite, que ameaça fragilizar e sucatear os serviços públicos do Rio Grande do Sul, a Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB), a Federação Sindical dos Servidores Públicos no Estado do Rio Grande do Sul (Fessergs) e o Movimento Unificado dos Servidores (MUS), participaram, na última semana, de diversos atos em defesa do funcionalismo gaúcho.

Café da manhã na Assembleia Legislativa

Na manhã da última quarta-feira, 04, o MUS promoveu um evento na Assembleia Legislativa do Rio Grande Sul. O encontro contou com a presença de diversos deputados, tanto governistas quanto opositores, incluindo o presidente da Casa, o Deputado Luis Augusto Lara (PTB), que defendeu a retirada do pedido de urgência do pacote.
O presidente da Assembleia disse que essa posição já foi repassada ao governador Eduardo Leite, durante encontro, na última segunda-feira, no Palácio Piratini. A justificativa é a complexidade das medidas. Lara é do PTB, partido da base aliada do governo e do vice-governador, Ranolfo Vieira Júnior.

Reivindicação do salário mínimo regional

A CSB, juntamente com outras centrais sindicais e o Dieese entregaram, também no dia 4 de dezembro, a pauta de reivindicação do piso do salário mínimo regional para a Secretaria do Trabalho e Ação Social.
As Centrais querem a reposição da perda da inflação, com um reajuste de 6,57% a partir de 1° de janeiro de 2020, inclusão de novas categorias, alteração de faixas que apresentem defasagem salarial, inclusão do piso na Constituição do Estado e estabelecimento em Lei do piso como vencimento mínimo para os servidores públicos do estado.

 

Ato de apoio a Brigada Militar e aos Bombeiros

Na última quinta-feira, 05, a Fessergs e a CSB participaram de ato e realizado pela Brigada Militar e Bombeiros.
As entidades responsáveis pela organização do ato foram: ABAMF BM – Associação que representa os servidores de nível médio da Brigada Militar, Asstbm Brigada Militar – Associação dos Sargentos, Subtenentes e Tenentes da Brigada Militar, Aesppom-rs Aesppom – Associação das Esposas dos Policiais Militares e Policiais Femininas do Estado, Aofergs – Associação dos Oficiais Estaduais do RS e Asofbm Brigada Militar – Associação dos Oficiais da Brigada Militar.
O presidente da CSB e da Fessergs, Sérgio Arnoud, acompanhou a assembleia realizada na Praça da Matriz, onde os servidores decidiram adotar operação-padrão a partir do dia 16 no Estado. Isso significa que policiais militares e bombeiros que aderirem não sairão dos batalhões usando munições e coletes vencidos nem em viaturas com pneus carecas.
As entidades que representam os servidores também convocaram as mulheres dos militares para impedirem a saída dos policiais de dentro dos quartéis a partir do dia 17.

Compartilhe:

Leia mais
Sintrammar diretoria eleita 2025
Chapa 2 vence eleições do Sintrammar de Santos e Região, com Erivan Pereira reeleito presidente
reunião mesa permanente servidores federais 20-02-25
Em reunião, servidores federais cobram governo sobre pauta de reivindicações travada
saúde mental no trabalho nr-1
Empresas serão responsáveis por saúde mental dos funcionários a partir de maio
img-pagamentos-inss-mudanca-carnaval
Calendário de pagamentos do INSS terá mudanças devido ao Carnaval 2025; confira datas
mpt campinas investiga empresas por pratica antissindical
MPT investiga 32 empresas de SP por coagirem empregados a se opor à contribuição assistencial
servidores excluidos reestruração carreiras rs mesa fessergs
Fessergs e governo do RS formam mesa sobre servidores excluídos de reestruturação
trabalhador indenização cancer
Trabalhador será indenizado em R$ 500 mil por demissão após comunicar câncer
saque fgts nascimento filhos
Projeto que libera saque do FGTS por nascimento de filhos avança na Câmara
CNJ regras inteligencia artificial judiciário
Conselho aprova regras para uso de inteligência artificial no Judiciário
Trabalho imigrantes Texas Tesla e SpaceX
Empresas de Elon Musk usam imigrantes irregulares em obras no Texas, diz reportagem