Central dos Sindicatos Brasileiros

Foro de Guadalajara e Isiamed organizam seminário na Itália para debater movimento sindical

Foro de Guadalajara e Isiamed organizam seminário na Itália para debater movimento sindical

Evento realizado em Roma irá tratar da missão dos sindicatos diante da crise mundial

O Foro de Guadalajara e o Instituto Italiano para a Ásia e o Mediterrâneo (Isiamed) irão realizar, no dia 17 de novembro de 2015, em Roma, o seminário “O direito ao trabalho. A dignidade do trabalho. A nova missão dos sindicatos”. O evento irá debater as ações dos sindicatos no mundo para a promoção e defesa dos direitos dos trabalhadores.

Participarão do evento uma delegação de sindicalistas da CSB, encabeçada por Antonio Neto, presidente da Central, um grupo de sindicalistas mexicanos liderados por Antonio Álvarez Esparza, secretário-geral da Confederação Revolucionária de Trabalhadores e Camponeses de Jalisco (CROC),  e representantes do movimento sindical  italiano.

Para o coordenador do Foro de Guadalajara, Lorenzo Carrasco, o seminário será uma oportunidade de fortalecer o movimento sindical mundial. “Os ajustes fiscais aplicados por governos no mundo inteiro têm retirado direitos dos trabalhadores e enfraquecendo a classe operária. Temos que lutar pelos direitos dos trabalhadores de forma universal”, afirmou.

O encontro também tem como objetivo reunir filósofos, políticos, economistas, sociólogos e sindicalistas para  debater perspectivas e encontrar soluções  para o processo de globalização e o efeito permanente das violações do direito internacional pelas potências hegemônicas. Além disso, os trabalhos tratarão das ameaças à dignidade do trabalho humano, a crise financeira e a necessidade de novas regras éticas para um sistema econômico justo.

As inscrições devem ser feitas pelo e-mail [email protected].

Serviço

Seminário “O direito ao trabalho. A dignidade do trabalho. A nova missão dos sindicatos”

Data: 17/11/2015

Horário: 10h

Local:  Instalações do Instituto Italiano para a Ásia e o Mediterrâneo – Via Cola di Rienzo, 44,

Informações pelos e-mails [email protected] e [email protected]