Central dos Sindicatos Brasileiros

Festa do trabalhador reúne milhares de pessoas em Belo Horizonte

O Primeiro de Maio Cristão, evento realizado nesta terça-feira (1º de maio) para comemorar o dia do trabalho, reuniu mais de 80 mil pessoas em Belo Horizonte/MG. Artistas da música cristã subiram ao palco e agitaram o público. Entidades como a Central Sindical dos Trabalhadores (CSP), a Federação dos Trabalhadores de TI (Feittinf) e o Sindicato de Informática de Minas Gerais (Settaspoc) apoiaram a festa, que está no segundo ano de realização.

A multidão que lotou a Expominas era composta por muitos jovens que cantavam as letras com empolgação e energia. Quando o cantor Regis Danese subiu ao palco e cantou um dos seus sucessos, a música “Faz um milagre em mim”, muitos se emocionaram. Regis também falou sobre a história de sua filha de apenas três anos que passou por um tratamento para curar uma leucemia. “Eu nunca perdi a fé. Eu sabia que essa não era uma enfermidade para a morte. Era uma enfermidade para a glória de Deus”.

O artista ainda puxou uma oração para agradecer a todos os organizadores do evento e para celebrar a homenagem concedida ao presidente da CSP, Antonio Neto, devido ao trabalho desenvolvido na entidade. Neto agradeceu o carinho e ressaltou a importância de se comemorar o 1º de maio. “Hoje é um dia especial para a classe operária. Nesses últimos 10 anos, o Brasil tem crescido, se desenvolvido, dado chance aos mais pobres. Temos que celebrar um dia fantástico como esse. Celebrar nossas conquistas e continuar lutando por melhorias para os trabalhadores”.

A CSP defende a discussão de bandeiras importantes para os trabalhadores como o fortalecimento dos sindicatos em defesa da unicidade e da contribuição sindical; a ampliação dos direitos e da renda do trabalhador; a redução da jornada de trabalho sem redução dos salários; e o fim do fator previdenciário.

Os shows começaram pontualmente às 9h. Quem esteve presente, pode assistir às apresentações de artistas como Fernandinho, Regis Danese, André Valadão, Ronaldo André, PG, Salomão do Reggae, Gabriela Rocha e André e Felipe. Além de contar com um espaço com atrações especiais para as crianças e barracas de comidas típicas brasileiras.

A festa só terminou à noite. Vários ritmos da música gospel como rock, sertanejo universitário e axé agitaram o evento, que é gratuito.