FESERP/MG inicia mobilização contra o PLP 257/2016 nas principais regiões de Minas Gerais

Federação promove ações de conscientização em dez municípios do estado com o apoio da CSB

Representantes dos servidores municipais de Uberlândia realizaram, nesta segunda-feira (9), uma intensa mobilização contra o Projeto de Lei Complementar 257/2016. Organizados pela Federação Única Democrática de Sindicatos das Prefeituras, Câmaras Municipais, Empresas Públicas e Autarquias de Minas Gerais (FESERP/MG), com o apoio da CSB, dirigentes sindicais promoveram ação de conscientização e reuniram-se com vereadores da cidade.

Em audiência pública na Câmara Municipal, cerca de cem trabalhadores criticaram as contrapartidas exigidas pelo Projeto, que propõe a renegociação das dívidas dos estados em troca do sucateamento do serviço público brasileiro. Congelamento de salários, suspensão de concursos públicos e aumento da contribuição previdenciária foram os principais tópicos do PLP levantados pelo presidente da FESERP/MG e secretário de Formação Sindical da CSB, Cosme Nogueira, durante o debate.

“Discursamos aos vereadores sobre a grande ameaça que é este Projeto de Lei. Se o PLP 257 for aprovado, ele realmente será um desastre. Segundo a proposta, os estados e municípios que quiserem renegociar seus débitos terão que fazer um pacto de ajuste fiscal. Ou seja, não haverá reajuste salarial e concursos por dois anos e contratados serão demitidos. São apenas reformas que prejudicam os servidores de todas as instâncias da administração pública”, relata o dirigente.

Encaminhado pelo Poder Executivo Federal ao Congresso em março deste ano, o Projeto requere a elevação da alíquota previdenciária dos servidores de 11% para 14%, a instituição do regime de previdência complementar e a limitação de progressões funcionais como compensações financeiras para aumentar o prazo de pagamento dos débitos dos entes federados em até 240 meses.

De acordo com o dirigente, o legislativo do município de Uberlândia expressou apoio à categoria e se comprometeu a articular com os deputados a favor dos trabalhadores. O PLP 257/2016 ainda tramita em regime de urgência no Congresso Nacional. “Os vereadores se mostraram muito solícitos para divulgar a campanha e cobrar os parlamentares por um posicionamento contra a matéria. Os vereadores Alessandro Nogueira (PSD), presidente da Câmara, e Márcio Nobre, que solicitou minha ‘fala’ na tribuna, nos receberam muito bem”, destaca Cosme Nogueira.

Uberlandia-panfletagem-9.05-15No mesmo dia, 1.500 panfletos de conscientização sobre o Projeto foram distribuídos nas repartições públicas do município, que possui cerca de 15 mil servidores em seu quadro de funcionários. Dentre os setores visitados, estão o de obras, saúde, administrativo e trânsito. Norimari Fagundes de Oliveira, presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Uberlândia (SINTRASP), participou da ação junto ao presidente da FESERP/MG e secretário da CSB e com a assessora da Federação, Alessandra Ramos Braga.

Para a também advogada, o objetivo do ato é informar os trabalhadores a respeito dos riscos que o PLP representa aos direitos da categoria. “As pessoas estão descontentes com a política, com os planos de cargos e carreiras, com a gestão pública, mas desconhecem essa ameaça. Este é o grande problema, porque depois que a lei é promulgada, a luta se torna muito mais difícil. E os servidores estão alheios a isso”, analisa Braga.

A presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Uberlândia, Naara Bernadelli, os vereadores Adriano Zago (PMDB), Ismar Prado (PMB), Leles José de Lima (PV), Michele Guimarães Bretas (PSL) e Zezinho Mendonça (PV) também demonstraram apoio à campanha encampada pela CSB.

Parte de uma agenda do movimento sindical, as atividades em Uberlândia são a primeira etapa do trabalho a ser realizado nas regiões do Triângulo Mineiro, Pontal e Alto Paranaíba contra o PLP 257/2016. Nesta terça-feira (10), os dirigentes visitaram as cidades de Araguari, Monte Alegre de Minas e Canápolis; dia 11/05, os representantes seguem até os municípios de Santa Vitória, Capinópolis e Campina Verde, encerrando o trabalho da semana em Patrocínio, Pato de Minas e Carmo do Paranaíba nos dias 12 e 13/05.

Compartilhe:

Leia mais
homenagem csb aniversario getulio vargas
Homenagem da CSB ao aniversário de Getúlio Vargas: O Estadista do Povo
sede inss brasília
Governo lança novo programa com gratificação a servidores para reduzir fila do INSS
eleições sindimvet
Sindimvet-SP chama profissionais para eleger nova diretoria do sindicato; vote aqui
plenaria classe trabalhadora
CSB convoca sindicatos para Plenária da Classe Trabalhadora em Brasília
suspensão processos pejotização gilmar mendes
Suspensão de processos sobre pejotização ameaça direito do trabalho no Brasil
reunião NR-1 geral
Governo adia nova regra que responsabiliza empresa sobre saúde mental do trabalhador
cassação glauber braga
O mandato de Glauber Braga e a responsabilidade das centrais sindicais
1o de maio shows sp
1º de Maio em São Paulo terá shows gratuitos com Fernando & Sorocaba e outros; veja agenda!
sindineves gcm
Sindineves denuncia Prefeitura de Ribeirão das Neves (MG) por conduta antissindical
mudança tabela imposto de renda 2025
Governo muda tabela do IR e renova isenção para até dois salários mínimos