FESERP/MG e SINSERPU/JF continuam a luta pela aposentadoria dos servidores do DEMLURB

Continuando uma luta, iniciada em junho de 2015, o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Juiz de Fora (SINSERPU-JF), com o apoio da FESERP-MG, reuniu, na noite desta quarta-feira (14 de março), um grupo de servidores do DEMLURB (Departamento de Limpeza Urbana) que vivem uma situação bastante absurda e dramática: eles trabalharam por anos a fio e agora, na hora da merecida aposentadoria, descobrem que não podem e que deixarão o serviço público sem nenhuma garantia para o futuro – a princípio 55 trabalhadores estariam nesse contexto (eram 59, mas quatro faleceram). O quadro chegou a esse estágio porque a Administração Municipal não reconhece devidamente a situação funcional desses trabalhadores, quanto ao regime jurídico (celetista ou estatutário) e consequentemente na questão previdenciária. “O Sindicato já fez uma proposta: que os valores das contribuições desses servidores ao Fundo de Previdência específico da Administração sejam transferidos para o INSS e assim eles possam aposentar”, aponta a assessora jurídica do SINSERPU-JF, Elisângela Márcia Vidal do Nascimento. “É uma situação  grave e angustiante, não só para os servidores como também para seus familiares. A Federação coloca esse assunto como prioritário”, afirmou o presidente da FESERP-MG, Cosme Nogueira –  que estava presente na reunião inicial, de junho de 2015.

Para o presidente do SINSERPU-JF, Amarildo Romanazzi, não dá para ficar esperando a boa vontade da atual Administração Municipal, gestão do prefeito Bruno Siqueira (MDB).  “A culpa é do município. Dependemos de vontade política mas o prefeito que aí está não parece disposto a ter a sensibilidade que o assunto precisa”, criticou. “Vamos nos manter organizados e promover atos e manifestações para conscientizar a população  e impedir essa crueldade que estão tentando fazer com chefes de família”, pregou.  “Há pessoas que estão nessa situação e ainda não sabem. Nosso papel é alertá-los”, lembrou Cosme Nogueira.

Ficou definido, ao final da reunião, a realização de um novo encontro, a ser agendado. Até lá, as prioridades são arregimentar mais pessoas que estão com essa pendência e disponibilizar o máximo de orientação jurídica e informação aos envolvidos.

Fonte: FESERP/MG

Compartilhe:

Leia mais
homenagem csb aniversario getulio vargas
Homenagem da CSB ao aniversário de Getúlio Vargas: O Estadista do Povo
sede inss brasília
Governo lança novo programa com gratificação a servidores para reduzir fila do INSS
eleições sindimvet
Sindimvet-SP chama profissionais para eleger nova diretoria do sindicato; vote aqui
plenaria classe trabalhadora
CSB convoca sindicatos para Plenária da Classe Trabalhadora em Brasília
suspensão processos pejotização gilmar mendes
Suspensão de processos sobre pejotização ameaça direito do trabalho no Brasil
reunião NR-1 geral
Governo adia nova regra que responsabiliza empresa sobre saúde mental do trabalhador
cassação glauber braga
O mandato de Glauber Braga e a responsabilidade das centrais sindicais
1o de maio shows sp
1º de Maio em São Paulo terá shows gratuitos com Fernando & Sorocaba e outros; veja agenda!
sindineves gcm
Sindineves denuncia Prefeitura de Ribeirão das Neves (MG) por conduta antissindical
mudança tabela imposto de renda 2025
Governo muda tabela do IR e renova isenção para até dois salários mínimos