FESERP/MG e CSB promovem palestra e protesto contra a Reforma da Previdência em Minas Gerais

Ações mobilizaram população de Juiz de Fora e representantes dos trabalhadores de mais 35 municípios do estado

Mobilizada contra a reforma da Previdência Social e com o objetivo de conscientizar dirigentes sindicais e cidadãos sobre as ameaças da aprovação da PEC 287, a Federação Única Democrática de Sindicatos das Prefeituras, Câmaras Municipais, Empresas Públicas e Autarquias de Minas Gerais (FESERP/MG) promoveu, nesta sexta-feira (3), palestra sobre os retrocessos nos direitos previdenciários. A iniciativa, que também conta com um ato público, acontece no município de Juiz de Fora (MG) com o apoio da CSB.

Sob os lemas “Não à Reforma da Previdência”, “Não ao desmonte da Seguridade Social” e “Não à retirada de direitos”, a mobilização teve início com a palestra do professor Thiago Rodarte, do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômico (Dieese). Ex-diretor da Secretaria de Desenvolvimento de Minas Gerais e mestre pela Universidade Federal do estado (UFMG), o economista dissertou e esclareceu ao público as principais alterações propostas pela reforma.

Apresentada em dezembro de 2016, a Proposta de Emenda à Constituição 287 determina o estabelecimento da idade mínima de 65 anos à aposentadoria – antes de 60 anos para homens e 55 para mulheres –, a equiparação das regras de acesso para homens e mulheres, trabalhadores do setor público e privado, urbanos e rurais, além de elevar o número mínimo de contribuições necessário para o acesso ao benefício de 180 (15 anos) para 300 contribuições (25 anos). Veja quadro comparativo para entender o que muda com a reforma da Previdência.

De acordo com o presidente da FESERP/MG e secretário de Formação Sindical da CSB, Cosme Nogueira, tais mudanças representam uma reforma financista e um ataque ao sistema de seguridade social brasileiro. “Estar na rua hoje, mobilizados, convocando os trabalhadores, sindicalistas, estudantes, donas de casa, a sociedade como um todo, é mais do que importante, é necessário. Isso, porque a reforma da Previdência não vislumbra nenhuma política de seguridade social, principalmente para os jovens que veem seu futuro obscuro”, declara Nogueira. Para o dirigente, “a PEC 287 está na contramão de tudo aquilo que se prega para uma sociedade justa e mais fraterna”.

Ato Público

Após a palestra do professor Thiago Rodarte, o movimento sindical de Juiz de Fora junto à população da cidade saem em passeata a partir das 18h contra a aprovação da reforma da Previdência unidos à força de representantes de mais de 35 municípios mineiros e com o apoio da Confederação dos Servidores Públicos do Brasil (CSPB), do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço de Água de Juiz de Fora (SINAGUA/JF) e do Sindicato dos Servidores Públicos de Juiz de Fora (SINSERPU/JF).

Presença constante no debate a respeito da PEC 287, a CSB participou de duas reuniões com parlamentares em Brasília na semana passada.

Clique nos links abaixo para ler as matérias sobre as reuniões:

Antonio Neto diz que reforma da Previdência é criminosa e defende necessidade de amplo debate da PEC 287

CSB defende maior debate sobre a Reforma da Previdência

Compartilhe:

Leia mais
Desemprego atinge menor patamar da história
Desemprego fecha 2024 em 6,2%, menor índice da história; mercado reage negativamente
pagamento cartão restaurante vale-refeição
Governo estuda mudança nas regras do vale-refeição e vale-alimentação para reduzir custos
novo empréstimo consignado trabalhador clt - foto dinheiro cédula real
Trabalhadores com carteira assinada terão novo modelo de crédito consignado, anuncia governo
Reunião Femergs promotora educação santa maria
Federação dos Municipários do RS faz reunião com promotora regional de Educação de Santa Maria
emprego e beneficios sociais reduzem pobreza no brasil
Brasil gerou 1,69 milhão de empregos com carteira assinada em 2024, aumento de 16,5%
CSB-BA caminhada dia nacional combate ao trabalho escravo
CSB-BA participa de caminhada do Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo em Salvador
centrais sindicais apoiam marcio pochmann ibge
Centrais sindicais prestam solidariedade ao presidente do IBGE, Marcio Pochmann
Gabriel Galípolo presidente banco central aumento juros
Galípolo inicia ciclo à frente do Banco Central frustrando os interesses do Brasil
Sinab 36 Romaria Nacional Aposentados
Sinab e CSB marcam presença na 36ª Romaria Nacional dos Aposentados em Aparecida (SP)
reunião sindicatos MT
De volta ao cenário político de MT, lideranças sindicais afirmam que objetivo é dialogar