FESERP/MG e CSB promovem palestra e protesto contra a Reforma da Previdência em Minas Gerais

Ações mobilizaram população de Juiz de Fora e representantes dos trabalhadores de mais 35 municípios do estado

Mobilizada contra a reforma da Previdência Social e com o objetivo de conscientizar dirigentes sindicais e cidadãos sobre as ameaças da aprovação da PEC 287, a Federação Única Democrática de Sindicatos das Prefeituras, Câmaras Municipais, Empresas Públicas e Autarquias de Minas Gerais (FESERP/MG) promoveu, nesta sexta-feira (3), palestra sobre os retrocessos nos direitos previdenciários. A iniciativa, que também conta com um ato público, acontece no município de Juiz de Fora (MG) com o apoio da CSB.

Sob os lemas “Não à Reforma da Previdência”, “Não ao desmonte da Seguridade Social” e “Não à retirada de direitos”, a mobilização teve início com a palestra do professor Thiago Rodarte, do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômico (Dieese). Ex-diretor da Secretaria de Desenvolvimento de Minas Gerais e mestre pela Universidade Federal do estado (UFMG), o economista dissertou e esclareceu ao público as principais alterações propostas pela reforma.

Apresentada em dezembro de 2016, a Proposta de Emenda à Constituição 287 determina o estabelecimento da idade mínima de 65 anos à aposentadoria – antes de 60 anos para homens e 55 para mulheres –, a equiparação das regras de acesso para homens e mulheres, trabalhadores do setor público e privado, urbanos e rurais, além de elevar o número mínimo de contribuições necessário para o acesso ao benefício de 180 (15 anos) para 300 contribuições (25 anos). Veja quadro comparativo para entender o que muda com a reforma da Previdência.

De acordo com o presidente da FESERP/MG e secretário de Formação Sindical da CSB, Cosme Nogueira, tais mudanças representam uma reforma financista e um ataque ao sistema de seguridade social brasileiro. “Estar na rua hoje, mobilizados, convocando os trabalhadores, sindicalistas, estudantes, donas de casa, a sociedade como um todo, é mais do que importante, é necessário. Isso, porque a reforma da Previdência não vislumbra nenhuma política de seguridade social, principalmente para os jovens que veem seu futuro obscuro”, declara Nogueira. Para o dirigente, “a PEC 287 está na contramão de tudo aquilo que se prega para uma sociedade justa e mais fraterna”.

Ato Público

Após a palestra do professor Thiago Rodarte, o movimento sindical de Juiz de Fora junto à população da cidade saem em passeata a partir das 18h contra a aprovação da reforma da Previdência unidos à força de representantes de mais de 35 municípios mineiros e com o apoio da Confederação dos Servidores Públicos do Brasil (CSPB), do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço de Água de Juiz de Fora (SINAGUA/JF) e do Sindicato dos Servidores Públicos de Juiz de Fora (SINSERPU/JF).

Presença constante no debate a respeito da PEC 287, a CSB participou de duas reuniões com parlamentares em Brasília na semana passada.

Clique nos links abaixo para ler as matérias sobre as reuniões:

Antonio Neto diz que reforma da Previdência é criminosa e defende necessidade de amplo debate da PEC 287

CSB defende maior debate sobre a Reforma da Previdência

Compartilhe:

Leia mais
destruição enchente rs auxilio financeiro
Mais de 5,6 mil trabalhadores domésticos no RS podem pedir auxílio financeiro; saiba como
img-inscricao-concurso-publico-vagas-para-ti
Encerram hoje (4/7) inscrições para concurso do Ministério da Gestão; salário de R$ 8,3 mil
reunião tst centrais sindicais
Centrais têm reunião com presidente do TST sobre contribuição assistencial e emprego no RS
APOIO À NOTA TÉCNICA Nº 09 DA CONALIS
Centrais sindicais dão apoio à Nota Técnica da Conalis (MPT) sobre contribuição assistencial
acordo rodoviários porto alegre trt
Rodoviários de Porto Alegre terão reajuste no salário e no vale-alimentação
Apoio Financeiro RS prorrogado
Governo amplia prazo para empresas do RS aderirem a Apoio Financeiro a funcionários
prodesp descumpre cota jovem aprendiz
Tarcísio promete 60 mil vagas de Jovem Aprendiz, mas Prodesp descumpre cota
Fachada ministério do trabalho
Ministério do Trabalho notifica 1,3 mil sindicatos para atualizar informações; acesse a lista
falecimentot josé alberto rossi cnpl
Nota de pesar: CSB lamenta falecimento de José Alberto Rossi, ex-presidente da CNPL
3a plenaria conselhao
Centrais defendem esforço maior contra a desigualdade em plenária do Conselhão