Central dos Sindicatos Brasileiros

Entidades pedem apoio à CNBB contra a agenda de retrocessos do governo Bolsonaro

Entidades pedem apoio à CNBB contra a agenda de retrocessos do governo Bolsonaro
Reunidas em Brasília com a Comissão Brasileira Justiça e Paz, CSB e mais 38 instituições divulgaram carta que reitera a importância da participação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil na defesa da Constituição e da Previdência

 

Nesta segunda-feira (27), a Central dos Sindicatos Brasileiros se reuniu com a Comissão Brasileira Justiça e Paz e mais 38 entidades da sociedade civil para debater as recentes políticas que ferem os direitos constitucionais. Deste encontro, realizado em Brasília, as instituições formataram uma mensagem à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil convidando a CNBB a participar, junto com as entidades, da luta e conscientização da população brasileira sobre os riscos de medidas como a reforma da Previdência, além da importância da educação.

Na carta, as organizações afirmam que as medidas do governo “alteram de maneira regressiva os direitos sociais definidos na nossa Constituição Federal”. Segundo elas, as iniciativas visam “ao desmonte das políticas públicas de seguridade social (assistência, saúde e previdência social), de educação, dos direitos trabalhistas e da promoção social em sentido amplo, ao mesmo tempo em que só privilegiam o setor financeiro nacional e internacional”.

As entidades também pedem o apoio da CNBB para o movimento nacional em defesa da educação, marcado para a próxima quinta (30) e a greve geral de 14 de junho. Destacando a importância da participação das entidades de base da igreja, o documento destaca que o respaldo da entidade é “parte essencial da unidade e cooperação que queremos continuar construindo, em sintonia com as manifestações da CNBB emanadas na 57ª Assembléia, os ensinamentos do Papa Francisco visando ao fortalecimento dos direitos humanos e ao combate às desigualdades, à pobreza e à injustiça”.

Veja a íntegra da mensagem à CNBB