Centrais apresentam pautas a ministros do Trabalho, da Previdência e da Comunicação

Representantes das dez centrais sindicais participaram nesta quinta-feira (19) de três reuniões com ministros do governo Lula, em Brasília. As conversas abordaram temas como recuperação de direitos trabalhistas, revisão da Reforma da Previdência de 2019 e proteção para os trabalhadores em aplicativos. 

O dia começou no Ministério do Trabalho, onde as centrais e representantes de entregadores e motoristas em aplicativos debateram com o ministro Luiz Marinho (PT) como garantir proteção a esses profissionais hoje submetidos a uma forma moderna de escravidão. 

A situação precária desses trabalhadores já foi denunciada na ONU pelo presidente da CSB, Antonio Neto, durante reunião da OIT (Organização Internacional do Trabalho) no ano passado. Na reunião desta quinta, Neto lembrou o ministro de que é necessário dar atenção também aos profissionais de T.I. nessas plataformas. 

“Fiz questão de expor a complexidade da tarefa, uma vez que o trabalho em plataforma abarca milhões de trabalhadores, pois além dos entregadores e motoristas, inúmeros outros profissionais diretamente associados às plataformas digitais precisam ter uma regulamentação que garanta direitos e proteções sociais. Trabalho não pode ser tratado como commoditie”, afirmou Neto após o encontro. 

Em seguida, o movimento sindical se encontrou com o ministro da Previdência, Carlos Lupi (PDT), e apresentou suas preocupações na área. Sindicalistas e ministro falaram sobre as filas do INSS, a preocupação com aqueles que têm o benefício negado injustamente e a necessidade de rever a Reforma da Previdência de Bolsonaro. 

“Queremos uma profunda rediscussão da Reforma, garantindo o justo acesso de milhões de trabalhadoras e trabalhadores à aposentadoria digna. Nosso país escolheu o caminho da Seguridade Social e não da Previdência”, explicou Neto. 

Por fim, o ministro da Secretaria de Comunicação, Paulo Pimenta (PT), recebeu as centrais para uma conversa sobre como sua pasta pode ajudar a valorizar o movimento sindical, a negociação coletiva e contribuir na luta para a recuperação dos direitos trabalhistas. 

Compartilhe:

Leia mais
Sintrammar diretoria eleita 2025
Chapa 2 vence eleições do Sintrammar de Santos e Região, com Erivan Pereira reeleito presidente
reunião mesa permanente servidores federais 20-02-25
Em reunião, servidores federais cobram governo sobre pauta de reivindicações travada
saúde mental no trabalho nr-1
Empresas serão responsáveis por saúde mental dos funcionários a partir de maio
img-pagamentos-inss-mudanca-carnaval
Calendário de pagamentos do INSS terá mudanças devido ao Carnaval 2025; confira datas
mpt campinas investiga empresas por pratica antissindical
MPT investiga 32 empresas de SP por coagirem empregados a se opor à contribuição assistencial
servidores excluidos reestruração carreiras rs mesa fessergs
Fessergs e governo do RS formam mesa sobre servidores excluídos de reestruturação
trabalhador indenização cancer
Trabalhador será indenizado em R$ 500 mil por demissão após comunicar câncer
saque fgts nascimento filhos
Projeto que libera saque do FGTS por nascimento de filhos avança na Câmara
CNJ regras inteligencia artificial judiciário
Conselho aprova regras para uso de inteligência artificial no Judiciário
Trabalho imigrantes Texas Tesla e SpaceX
Empresas de Elon Musk usam imigrantes irregulares em obras no Texas, diz reportagem