Em encontro da CNBB, sindicalistas relatam desafios enfrentados pelos trabalhadores

Sindicalistas relatam à CNBB desafios enfrentados pelos trabalhadores – A CNBB (Conferência Nacional dos Bispos no Brasil) promoveu nos dias 14 e 15 de junho uma série de encontros virtuais para fortalecer a interação entre igreja, movimentos sociais e sindicatos. A CSB participou de uma das conversas, representada pelo dirigente Paulo de Oliveira.

Ele falou sobre os desafios que os trabalhadores têm enfrentado, não apenas com os ataques que os direitos trabalhistas vêm sofrendo há anos, mas com a crescente informalidade e precarização que têm tomado conta das relações de trabalho.

Oliveira analisou que este cenário se formou após diversas políticas desfavoráveis ao trabalhador que foram promovidas pelos últimos governos, mas apontou que há a perspectiva de se reverter a situação no governo atual.

O dirigente destacou a necessidade de se reverter as maldades da reforma trabalhista e promover uma reestruturação sindical, garantindo financiamento para as atividades dos sindicatos. Os dois temas estão em discussão atualmente no Grupo de Trabalho da Negociação Coletiva, do qual Oliveira é membro titular.

Os sindicalistas refletiram ainda sobre os efeitos da tecnologia e da inteligência artificial no mercado de trabalho. Segundo eles, há a necessidade de capacitar os trabalhadores para se adaptarem e se manterem resilientes em um mundo em constante transformação.

De acordo com a CNBB, esses encontros buscam estreitar os laços entre sociedade e igreja, que tem como papel fundamental contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva, com base nos valores cristãos de fraternidade e amor ao próximo.

“A atuação conjunta nesses temas relevantes para a sociedade, guiada pelos princípios e valores cristãos, fortalece a voz dos trabalhadores e amplia seu poder de influência na sociedade e na construção de políticas públicas. É por meio dessa parceria que podemos contribuir no equilíbrio nas relações de trabalho, promover a justiça social e trabalhar incansavelmente pela construção de um mundo mais justo, inclusivo e fraterno”, afirmou Paulo de Oliveira.

Compartilhe:

Leia mais
Protesto servidores Ipsemg
Sindicato dos Servidores do Ipsemg convoca para protesto contra projeto sobre o Instituto
Ministro Carlos Lupi e José Avelino Pereira Sinab CSB
Presidente do Sinab assume posto no Conselho Nacional de Previdência Social
destruição enchente rs auxilio financeiro
Mais de 5,6 mil trabalhadores domésticos no RS podem pedir auxílio financeiro; saiba como
img-inscricao-concurso-publico-vagas-para-ti
Encerram hoje (4/7) inscrições para concurso do Ministério da Gestão; salário de R$ 8,3 mil
reunião tst centrais sindicais
Centrais têm reunião com presidente do TST sobre contribuição assistencial e emprego no RS
APOIO À NOTA TÉCNICA Nº 09 DA CONALIS
Centrais apoiam Nota Técnica da Conalis sobre contribuição assistencial
acordo rodoviários porto alegre trt
Rodoviários de Porto Alegre terão reajuste no salário e no vale-alimentação
Apoio Financeiro RS prorrogado
Governo amplia prazo para empresas do RS aderirem a Apoio Financeiro a funcionários
prodesp descumpre cota jovem aprendiz
Tarcísio promete 60 mil vagas de Jovem Aprendiz, mas Prodesp descumpre cota
Fachada ministério do trabalho
Ministério do Trabalho notifica 1,3 mil sindicatos para atualizar informações; acesse a lista