Em encontro da CNBB, sindicalistas relatam desafios enfrentados pelos trabalhadores

Sindicalistas relatam à CNBB desafios enfrentados pelos trabalhadores – A CNBB (Conferência Nacional dos Bispos no Brasil) promoveu nos dias 14 e 15 de junho uma série de encontros virtuais para fortalecer a interação entre igreja, movimentos sociais e sindicatos. A CSB participou de uma das conversas, representada pelo dirigente Paulo de Oliveira.

Ele falou sobre os desafios que os trabalhadores têm enfrentado, não apenas com os ataques que os direitos trabalhistas vêm sofrendo há anos, mas com a crescente informalidade e precarização que têm tomado conta das relações de trabalho.

Oliveira analisou que este cenário se formou após diversas políticas desfavoráveis ao trabalhador que foram promovidas pelos últimos governos, mas apontou que há a perspectiva de se reverter a situação no governo atual.

O dirigente destacou a necessidade de se reverter as maldades da reforma trabalhista e promover uma reestruturação sindical, garantindo financiamento para as atividades dos sindicatos. Os dois temas estão em discussão atualmente no Grupo de Trabalho da Negociação Coletiva, do qual Oliveira é membro titular.

Os sindicalistas refletiram ainda sobre os efeitos da tecnologia e da inteligência artificial no mercado de trabalho. Segundo eles, há a necessidade de capacitar os trabalhadores para se adaptarem e se manterem resilientes em um mundo em constante transformação.

De acordo com a CNBB, esses encontros buscam estreitar os laços entre sociedade e igreja, que tem como papel fundamental contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva, com base nos valores cristãos de fraternidade e amor ao próximo.

“A atuação conjunta nesses temas relevantes para a sociedade, guiada pelos princípios e valores cristãos, fortalece a voz dos trabalhadores e amplia seu poder de influência na sociedade e na construção de políticas públicas. É por meio dessa parceria que podemos contribuir no equilíbrio nas relações de trabalho, promover a justiça social e trabalhar incansavelmente pela construção de um mundo mais justo, inclusivo e fraterno”, afirmou Paulo de Oliveira.

Compartilhe:

Leia mais
geração de empregos recorde em fevereiro
Procurador denuncia "pejotização" como forma de burlar direitos trabalhistas
csb centrais sindicais com ministro maurcio godinho tst
Centrais entregam agenda jurídica do movimento sindical ao vice-presidente do TST
csb menor (40)
Desigualdade de renda no Brasil é a menor desde 2012, aponta IBGE
csb menor (1)
Encontro Executiva Nacional CSB 2025: painel 6 – Trabalhadores e o meio ambiente; íntegra
ministro do trabalho luiz marinho em audiencia na camara
Ministro do Trabalho defende fim da escala 6x1 e jornada de 40 horas em audiência na Câmara
csb menor (2)
Centrais apresentam pauta prioritária e agenda legislativa em reunião no Congresso
painel 5 encontro executiva nacional csb 2025
Encontro Executiva Nacional CSB 2025: painel 5 – Agenda parlamentar sindical; assista
painel negociação coletiva
Encontro Executiva Nacional CSB 2025: painel 4 – Práticas antissindicais; assista
csb menor (39)
Encontro Executiva Nacional CSB 2025: painel 3 – Negociação Coletiva; assista
csb menor (38)
Centrais sindicais protestam contra juros altos em dia de mais uma reunião do Copom