Em encontro da CNBB, sindicalistas relatam desafios enfrentados pelos trabalhadores

Sindicalistas relatam à CNBB desafios enfrentados pelos trabalhadores – A CNBB (Conferência Nacional dos Bispos no Brasil) promoveu nos dias 14 e 15 de junho uma série de encontros virtuais para fortalecer a interação entre igreja, movimentos sociais e sindicatos. A CSB participou de uma das conversas, representada pelo dirigente Paulo de Oliveira.

Ele falou sobre os desafios que os trabalhadores têm enfrentado, não apenas com os ataques que os direitos trabalhistas vêm sofrendo há anos, mas com a crescente informalidade e precarização que têm tomado conta das relações de trabalho.

Oliveira analisou que este cenário se formou após diversas políticas desfavoráveis ao trabalhador que foram promovidas pelos últimos governos, mas apontou que há a perspectiva de se reverter a situação no governo atual.

O dirigente destacou a necessidade de se reverter as maldades da reforma trabalhista e promover uma reestruturação sindical, garantindo financiamento para as atividades dos sindicatos. Os dois temas estão em discussão atualmente no Grupo de Trabalho da Negociação Coletiva, do qual Oliveira é membro titular.

Os sindicalistas refletiram ainda sobre os efeitos da tecnologia e da inteligência artificial no mercado de trabalho. Segundo eles, há a necessidade de capacitar os trabalhadores para se adaptarem e se manterem resilientes em um mundo em constante transformação.

De acordo com a CNBB, esses encontros buscam estreitar os laços entre sociedade e igreja, que tem como papel fundamental contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva, com base nos valores cristãos de fraternidade e amor ao próximo.

“A atuação conjunta nesses temas relevantes para a sociedade, guiada pelos princípios e valores cristãos, fortalece a voz dos trabalhadores e amplia seu poder de influência na sociedade e na construção de políticas públicas. É por meio dessa parceria que podemos contribuir no equilíbrio nas relações de trabalho, promover a justiça social e trabalhar incansavelmente pela construção de um mundo mais justo, inclusivo e fraterno”, afirmou Paulo de Oliveira.

Compartilhe:

Leia mais
homenagem csb aniversario getulio vargas
Homenagem da CSB ao aniversário de Getúlio Vargas: O Estadista do Povo
sede inss brasília
Governo lança novo programa com gratificação a servidores para reduzir fila do INSS
eleições sindimvet
Sindimvet-SP chama profissionais para eleger nova diretoria do sindicato; vote aqui
plenaria classe trabalhadora
CSB convoca sindicatos para Plenária da Classe Trabalhadora em Brasília
suspensão processos pejotização gilmar mendes
Suspensão de processos sobre pejotização ameaça direito do trabalho no Brasil
reunião NR-1 geral
Governo adia nova regra que responsabiliza empresa sobre saúde mental do trabalhador
cassação glauber braga
O mandato de Glauber Braga e a responsabilidade das centrais sindicais
1o de maio shows sp
1º de Maio em São Paulo terá shows gratuitos com Fernando & Sorocaba e outros; veja agenda!
sindineves gcm
Sindineves denuncia Prefeitura de Ribeirão das Neves (MG) por conduta antissindical
mudança tabela imposto de renda 2025
Governo muda tabela do IR e renova isenção para até dois salários mínimos