Em seminário de preparação para Conferência Estadual de Saúde, dirigentes da CSB defendem o SUS

Manutenção do Sistema Único de Saúde gratuito é fundamental para o País; entidades sindicais precisam ocupar espaço nos conselhos municipais de saúde

Representando a Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB), o secretário e 1º secretário de Saúde da Seccional Rio Grande do Sul da Central, Ivonei C. Fão e Renato Corrêa, respectivamente, participaram na última quinta-feira (29) do 1º Seminário de preparação para 8ª Conferência Estadual de Saúde do RS.

O evento, que aconteceu no Auditório do Núcleo Estadual do Ministério da Saúde, na capital gaúcha, abordou assuntos como a Saúde como direito, a Consolidação dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), Financiamento adequado e suficiente para o SUS e Gestão que unifica o SUS. Para Fão, é de extrema importância que as entidades sindicais ocupem os conselhos de todas as áreas e de todas as esferas.

“É importante que a gente garanta que a visão do trabalhador continue em pauta, pois percebemos que os outros segmentos se organizam e defendem o seu ponto de vista e suas prioridades, que acabam, muitas vezes, não atingindo todos os usuários do SUS. Quando os trabalhadores participam desses conselhos, se cria um corpo, uma força, que lá no final conseguiremos aprovar propostas que são de interesse dos trabalhadores”, disse o dirigente, que também é presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Frederico Westphalen (Sindisfred).

Em um cenário de constante ameaça ao serviço e funcionalismo públicos, Corrêa acredita que a participação das entidades sindicais ajuda a manter programas como o SUS de maneira gratuita.

“Essa participação reflete em um SUS 100% público, que é o risco que estamos correndo com este governo que vai assumir a Presidência. E nós defendemos a maneira que está na Constituição, 100% público. Indiferente da categoria, todos os sindicatos precisam estar dentro dos conselhos municipais, assim como fazemos em Uruguaiana”, finalizou o dirigente, que também é presidente do SindiSaude da cidade gaúcha.

A oitava edição da Conferência Estadual de Saúde deve acontecer entre os dias 24 e 26 de maio de 2019, em Porto Alegre, e terá como tema “Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS”.

Compartilhe:

Leia mais
Camara aprova teto salario minimo e mudança bpc
Corte de gastos: Câmara aprova teto para aumento do salário mínimo e mudança no BPC
CSB na Secretaria nacional da juventude conjuve
CSB assume cadeira no Conjuve, conselho que debate políticas públicas para a juventude
codefat aprova calendario pagamento abono salarial 2025
Conselho aprova calendário de pagamento do Abono Salarial para 2025; confira datas
regras aposentadoria 2025 reforma da previdência
Haverá ajuste na idade para pedir aposentadoria em 2025; entenda as novas regras da previdência
Câmara aprova fim da desoneração da folha de pagamento
Câmara aprova imposto mínimo de 15% sobre lucro de multinacionais, seguindo padrão da OCDE
aumento salário mínimo 1954 getúlio vargas
O que aconteceu no Brasil depois que Getúlio aumentou em 100% o salário mínimo
Fachada tst
TST derruba regra da reforma trabalhista que limitava acesso à Justiça gratuita; entenda
trabalhadora obrigada a mostrar os seios
Empresa é condenada a indenizar trabalhadora obrigada a mostrar os seios para superior
paralisação sindimetropolinato ônibus porto alegre
Rodoviários da região de Porto Alegre paralisam atividades por reajuste salarial não pago
Flavio Dino e Rubens Paiva
Lembrando Rubens Paiva, Dino defende que Lei da Anistia não se aplica a ocultação de cadáver