Central dos Sindicatos Brasileiros

Em reunião com relator da reforma da Previdência, CSB questiona capitalização de Paulo Guedes

Em reunião com relator da reforma da Previdência, CSB questiona capitalização de Paulo Guedes
Central também abordou a desconstitucionalização da Previdência, um dos itens da PEC 06

 

Juntamente com as demais centrais sindicais, a Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB) se reuniu na tarde desta terça-feira (21), na Câmara dos Deputados, em Brasília, com o relator da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 06/2019, que trata da reforma da Previdência, deputado Samuel Moreira (PSDB-SP).

Durante o encontro, a CSB, representada pelo seu vice-presidente Flávio Werneck, deixou claro o posicionamento da entidade em relação à capitalização e desconstitucionalização da Previdência, que está na proposta do governo de Jair Bolsonaro.

Ainda segundo Werneck, o relator está aberto para receber todas as propostas e fez críticas às regras de transição.

“O deputado entende a necessidade de uma reforma, mas deixou explícito que está aberto para recepcionar e analisar todas as propostas. Ele também deixou claro que várias correções terão que ser feitas no texto. Inclusive, ele criticou abertamente as regras de transição, pois qualquer cidadão comum se embolaria com elas, pois não são claras. Nós colocamos especificamente a situação da desconstitucionalização da Previdência Social e também batemos na questão da capitalização”, falou o vice-presidente.

Ao criticar a reforma, afirmando que ela prejudica os mais pobres, Werneck é categórico.

“Colocamos uma situação que é bem peculiar do Brasil, pois seu eu sou liberal, eu não pego dinheiro que está no governo e coloco em uma instituição financeira para capitalização, eu vou, simplesmente, deixar que cada cidadão tome a sua decisão”, explicou Werneck.

Foto: Michel Jesus/Câmara dos Deputados