Categorias reivindicam apoio do governo para que haja melhorias salariais e educacionais para os trabalhadores
O representante da CSB de Alagoas e presidente do Sindicato dos Mototaxistas e Motoboys do Estado de Alagoas (SIMMEAL), Ed Sampaio, participou de um encontro com o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, e com o Ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias. Na reunião, o dirigente entregou a pauta de reivindicações nacional dos mototaxistas e motofretistas. As principais exigências da categoria são a criação de curso de capacitação para as categorias, linha de crédito e subsídio dos juros para compra de motos novas, desenvolvimento de um campanha nacional de educação no trânsito para os mototaxistas e a aprovação do projeto de lei que regulamenta a periculosidade da profissão dos mototaxistas e motrofretistas ‑ o que acrescentaria 30% ao salário da classe .
Como resultado do encontro, foi criado um grupo de trabalho com os representantes dos sindicatos e centrais sindicais. Eles irão apresentar um relatório sobre as condições atuais das categorias em todo Brasil para validar as reivindicações. “Estou otimista quanto às nossas exigências serem atendidas. Acredito que no mês de maio, pelo menos, a regulamentação da periculosidade será aprovada”, afirmou Sampaio.
Para o dirigente da CSB, o curso de capacitação e a campanha educacional nacional são um dos pontos mais importantes da pauta. “Educar e conscientizar os profissionais é único meio de diminuir a quantidade de acidentes”, reforçou.
A pauta nacional de reivindicações dos mototaxistas e motofretistas também foi apresentada ao presidente do Senado, Renan Calheiros. Confira a matéria aqui.