Em encontro regional, dirigentes se reúnem para discutir as reformas e o Congresso Estadual da CSB São Paulo

Representantes de diversas entidades da região de Presidente Prudente (SP) participaram da reunião

A cidade de Presidente Prudente, 560 km da capital paulista, recebeu na tarde desta terça-feira (27), na sede do Sindicato dos Empregados de Agentes Autônomos do Comércio e em Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas e de Empresas de Serviços Contábeis de Presidente Prudente e Região (SEAAC), a primeira reunião regional da Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB) São Paulo.

Durante o encontro, mais de 30 dirigentes de entidades sindicais filiadas à entidade, na região de Presidente Prudente, puderam discutir sobre a atual conjuntura do País, em especial sobre o Projeto de Lei da Câmara (PLC) 38/17, que trata da reforma trabalhista, em tramitação no Senado Federal, a Proposta de Emenda à Constituição (PLC) 287/16, que aborda a Reforma da Previdência e sobre o Congresso Estadual da CSB São Paulo, que acontece entre os dias 24 e 27 de outubro, na capital paulista.

Para Paulo de Oliveira,1º secretário de Organização e Mobilização da Central e presidente do sindicato anfitrião, o encontro foi muito produtivo e ajudou no fortalecimento da CSB e dos sindicatos da base. “Foi um momento importante reunir os sindicatos da nossa região para podermos discutir sobre o momento político vivido pelo nosso País e os prejuízos que essas reformas trazem aos trabalhadores. Reunir os sindicatos alinhados à CSB para fazer uma análise da conjuntura é algo muito importante para o fortalecimento da Central e das entidades filiadas” explicou Oliveira.

Segundo o dirigente, ainda foram encaminhadas propostas de estruturação da Central para atender os sindicatos da região e discutidos alguns temas do congresso estadual. “Fizemos uma discussão sobre as preocupações de funcionamento da Seccional de São Paulo, para atender às necessidades específicas dos sindicatos desta região, especialmente os rurais, que têm algumas carências. Incluindo a criação de uma estrutura técnica de acompanhamento e de apoio técnico e jurídico para os sindicatos”, completou.

Segundo o 1º secretário dos Trabalhadores Rurais da CSB e presidente do Sindicato dos Empregados Rurais de Tupã (SER/Tupã), Paulo Oyamada, o encontro é importante para a troca de conhecimento.

“Esses encontros são bons, conseguimos trocar bastante ideia. Uma vez que cada sindicato tem um problema diferente, nós vamos adquirindo novas informações. É um pontapé importante para a estadual”, disse Oyamada.

Convidada para participar desta edição do encontro, a 1ª secretária-geral da CSB, Maria Aparecida Feliciani, vê nestes encontros uma forma de conhecer outros dirigentes e fortalecer o congresso estadual.

“Conversamos muito sobre o congresso, pois estamos engajados para fazer o melhor congresso, pois somos o estado com mais sindicatos filiados. Estamos envolvidos nesse propósito de fazer um grande evento para a nossa Central. Esses encontros acabam sendo muito proveitosos, pois conhecemos novos dirigentes e todos se envolvem no mesmo propósito de fazer um grande congresso”, disse.

Pelas distâncias entre as cidades no estado de São Paulo, os dirigentes conversaram sobre a criação de bases regionais para aproximar a Central dos sindicatos filiados e sua base. “Foram colocadas propostas pelos companheiros da região. Uma delas é a criação de bases regionais para ajudar os sindicatos na hora de fazer uma ata, uma greve ou até mesmo uma mobilização. Dessa forma, a Seccional ficará mais próxima do interior”, falou o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Itatiba, Igor Tiago Pereira.

Presente na reunião, o secretário de Relações Sindicais do Sindpd, Ademir Francisco, acha importante esta aproximação entre entidades de categorias diferentes e a regionalização da entidade. “Apesar das tecnologias, há uma grande dificuldade com os acontecimentos e conhecimentos, que muitas vezes não chegam de imediato para a gente, principalmente para os rurais, que ficam de certa forma esquecidos. Regionalizando, você facilita a vida de cada um e mostra um apoio da central Com esses sindicatos”, finalizou o dirigente.

A próxima reunião regional da CSB São Paulo acontecerá no dia 11 de julho, em Araçatuba, cidade na região Oeste do estado, a 550 km da capital.

Compartilhe:

Leia mais
greve trabalhadores portos estados unidos
Biden apoia greve dos trabalhadores portuários: "empresas devem dividir lucros recordes"
CSB inauguração sala darcy ribeiro puc sp
Com apoio da CSB, sala em homenagem a Darcy Ribeiro é inaugurada na PUC-SP
empregos na industria brasileira 2024
Criação de empregos na indústria cresce 83% em 2024, com 344 mil novos postos de trabalho
diretoria eleita sindpd-sp
Justiça aponta mentiras de militantes da UP e confirma lisura da eleição do Sindpd-SP
Resolução CNJ veta questionamento acordos justiça do trabalho
Resolução do CNJ veda questionamento de acordos homologados pela Justiça do Trabalho
Greve portuários EUA ILA union
Portuários dos EUA entram em greve pela 1ª vez em quase 50 anos e paralisam 36 portos
jovens primeiro emprego dieese
Dieese: jovens querem trabalhar, mas enfrentam precarização e falta de oportunidades
Fachadas ministérios regras recesso fim de ano 2024 servidores federais
Governo define regras do recesso de fim de ano para servidores federais
Desemprego cai e renda cresce no Brasil agosto 2024
Renda média dos trabalhadores cresce 5,1% em um ano e volume total bate recorde
Reforma trabalhista é precarizante
Sete anos depois, reforma trabalhista é reconhecida como precarizante