Em defesa dos trabalhadores do transporte, Sindviarios se reúne com secretário de planejamento de Fortaleza

Acompanhados do vereador Benigno Junior, dirigentes do sindicato discutiram a restruturação da empresa de transporte urbano e o Plano de Cargos e Salários

Preocupado com o futuro dos trabalhadores da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), o Sindicato dos Transportes no Sistema de Operação, Sinalização, Manutenção e Planejamento Viário de Fortaleza e Região Metropolitana (Sindiviarios) se reuniu na noite desta segunda-feira (19), na Secretária Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão de Fortaleza, com o secretário da pasta, Philipe Nottingham. O vereador Benigno Júnior (PSD) também participou do encontro.

Entre os assuntos discutidos estão a restruturação da Etufor, assim como os trabalhadores que ocupam cargos comissionados e que podem perder o emprego. O Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) também esteve na pauta da reunião.

Segundo o presidente da entidade, Wladimir Stenio Cavalcante de Sousa, o Ministério Público entrou com uma ação contra a prefeitura para que o órgão se reestruture de acordo com a legislação, que só permite cargo comissionado para funções de chefia.

O sindicato, que entrou no processo como terceiro interessado, participará das audiências com o Ministério Público e das comissões de estudos da prefeitura. Nesses encontros, a entidade tentará provar ao Ministério Público que muitos desses funcionários trabalham por conta de seus conhecimentos técnicos, e não por indicações políticas.

“Não vamos apoiar coisa errada, mas vamos mostrar que tem muito trabalhador lá que deve ser reaproveitado, nem que seja em uma empresa terceirizada. O sindicato levanta a bandeira do concurso público, mas se ela não for abrir um concurso, que pelo menos aqueles que tenham conhecimento sejam aproveitados. Nossa briga é para garantir postos de trabalho de quem nós entendemos que são técnicos e essenciais”, falou o dirigente.

Ainda segundo Sousa, no passado, a entidade conseguiu intermediar a passagem de 150 comissionados para terceirizados, garantindo seus empregos. A ação garante também aos trabalhadores os direitos trabalhistas, que eles não têm como comissionados, como FGTS, seguro-desemprego e outros direitos que a Consolidação de Leis do Trabalho garante.

Em relação ao PCCS, o presidente do Sindviarios, que também é secretário de Finanças da Seccional Ceará da CSB, garantiu que os funcionários do órgão são os únicos da prefeitura que não têm os benefícios. “Durante as discussões das comissões, vamos tentar colocar na restruturação o Plano de Cargos, Carreiras e Salários, pois o Eufor é o único órgão da prefeitura que ainda não tem”, completou Sousa.

Compartilhe:

Leia mais
nota centrais sindicais contra plano golpista
Nota das centrais sindicais: "União contra o golpismo e pela democracia"
Antonio Neto Sindis
Antonio Neto: Sindicatos devem aproveitar tecnologias e se adaptar para sobreviver
empresa obriga mãe voltar ao trabalho recém-nascido
Empresa é condenada por obrigar mãe a voltar ao trabalho uma semana após dar à luz
semana 4 dias de trabalho aumento produtividade
Empresa aumenta produtividade em 20% ao adotar semana de 4 dias; Brasil testou modelo
Antonio Neto 3 congresso cspm
3º Congresso da CSPM: Antonio Neto fala sobre necessidade de adaptação dos sindicatos
escala 6x1 prejudica saúde mental
Escala 6x1 prejudica produtividade e saúde mental dos trabalhadores, diz especialista
ministra esther dweck defende estabilidade do servidor público
Estabilidade do servidor é pilar de defesa do Estado, diz Esther Dweck em resposta à Folha
CSB no G20 Social
CSB defende fim da escala 6x1 e proteção aos direitos dos trabalhadores no G20 Social
movimento sindical g20 social rj taxação ricos
Centrais defendem taxação dos mais ricos e menos juros em nota pós G20 Social
CSB-RS Antonio Roma e CSB-BA Mario Conceição
Dirigentes da CSB RS e BA participam da Semana Nacional de Negociação Coletiva