Central dos Sindicatos Brasileiros

Divulgado índice de representatividade; CSP é a central que mais cresce

Divulgado índice de representatividade; CSP é a central que mais cresce

O ministro do Trabalho, Brizola Neto, publicou no Diário Oficial de hoje (25) o índice de representatividade das centrais sindicais, conforme determina a Lei nº 11.648, de 31 de março de 2008. Apenas cinco centrais alcançaram os 7% (CUT, Força, UGT, CTB e Nova Central). A CGTB foi excluída por não alcançar o índice.

A Central Sindical de Profissionais (CSP) se consolidou como a central que mais cresceu nos últimos meses. Segundo os números da apuração, a CSP conseguiu filiar até 31 de dezembro de 2011, 180 sindicatos, alcançando o índice de 2,36%.

Após este período, a CSP já aumentou seu quadro de filiações para 262 sindicatos validados, 51 em processo de aferição e 17 Federações. Além disso, inúmeras reuniões estão sendo feitas para discutir a filiação de blocos sindicais para a central, o que coloca a CSP como fortíssima candidata a alcançar o índice de 7% no final do ano.

“Conseguimos em tempo recorde congregar um número expressivo de sindicatos. Desde o nosso Congresso em Fevereiro, muitos companheiros se somaram e outros tantos nos procuram para efetuar a filiação, mostrando que a proposta da CSP está em sintonia com o movimento sindical. Vamos agora acelerar as filiações para aumentar nosso peso político”, disse o presidente Antonio Neto.

Veja abaixo a íntegra do Despacho:

GABINETE DO MINISTRO

DESPACHO DO MINISTRO

Em 24 de maio de 2012

Consoante o disposto no art. 4º e parágrafos da Lei nº 11.648, de 31 de março de 2008 e na Portaria nº 194, de 17 de Abril de 2008 e tendo em vista o que consta dos autos do processo nº. 46010.001759/2012-33, DIVULGO as Centrais Sindicais que atendem aos requisitos previstos no art. 2º da referida Lei, com seus índices de representatividade, às quais serão fornecidos os respectivos Certificados de Representatividade – CR.

a) Central Única dos Trabalhadores, com índice de representatividade de 36,7%;

b) Força Sindical, com índice de representatividade de 13,7%;

c) UGT – União Geral dos Trabalhadores, com índice de representatividade de 11,3%;

d) CTB – Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil, com índice de representatividade de 9,2%; e

e) NCST – Nova Central Sindical de Trabalhadores, com índice de representatividade de 8,1%.

CARLOS DAUDT BRIZOLA

Fonte: CSP