Dirigentes da Fenata se reúnem com o ministro do Trabalho e Emprego

Federação Nacional dos Técnicos Agrícolas pediu o apoio de Manoel Dias para a criação do conselho da categoria

Nos dias 4 e 5 de setembro, dirigentes da Federação Nacional dos Técnicos Agrícolas (Fenata) estiveram em Brasília para dar andamento às metas do Plano de Ação Nacional da categoria para o período 2013/2015, aprovado por unanimidade no XXIX Encontro Nacional, realizado em Salvador, no mês passado.

O presidente da Fenata e diretor da CSB, Mário Limberger, além dos presidentes do Sinta/DF, Alberto Mateus Pires, e do Sintag/MA, Wennder Robert Rocha, cumpriram agenda de reuniões no Congresso Nacional. A principal delas foi realizada com o ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, para debater a criação do Conselho Nacional de Técnicos Agrícolas; a busca de apoio parlamentar ao Projeto de Lei 2.861/2008, que fixa piso salarial para a categoria em todo o país; e a promoção de cursos de capacitação continuada aos Técnicos Agrícolas.

Mário Limberger afirma que a criação do conselho da categoria é um assunto que vem sendo debatido há anos. “Não aceitamos mais a vinculação aos Conselhos Regionais de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREAs). Os conselhos multiprofissionais acabam assumindo as posições corporativas das profissões majoritárias em detrimento dos técnicos agrícolas”, explicou.

Manoel Dias, FenataManoel Dias manifestou apoio à causa, que precisa ser transformada em projeto de lei para a apreciação do Congresso. Além disso, o ministro também afirmou que vai apoiar os técnicos agrícolas na criação do piso salarial nacional da categoria.

Participaram do encontro os Deputados Federais Weverton Rocha (PDT/MA) e Osmar Serraglio (PMDB/PR), bem como o assessor parlamentar da CSB, Ernesto Pereira.

Ação em Brasília

A direção da CSB também esteve em Brasília para reuniões com os deputados que integram a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e com as lideranças partidárias para debater os temas polêmicos do PL 4330, que trata da regulamentação da prestação de serviço.

Os Técnicos agrícolas filiados à CSB estão ao lado da entidade na luta para retirar da proposta qualquer artigo que fira os direitos dos trabalhadores e pretenda fazer uma reforma sindical. O presidente Sintag/MA, Wennder Rocha, empunhou a bandeira da CSB na CCJ do PL 4330. “Vamos combater qualquer tentativa de precarizar o trabalho”, defendeu Mário Limberger.

Compartilhe:

Leia mais
contra a pec 662023
PEC 66/2023 tenta impor a estados e municípios Reforma da Previdência de Bolsonaro
seca região norte auxílio pescadores
Pescadores afetados pela seca na região Norte receberão auxílio extraordinário
CARF
Empresas do mesmo grupo são solidárias por obrigações previdenciárias, decide Carf
grávida pedido demissão anulado tst
TST anula pedido de demissão de grávida feito sem participação do sindicato
Aloysio correa da veiga presidente tst
Empregado não pode ser PJ, diz próximo presidente do Tribunal Superior do Trabalho
inclusão pessoas com autismo mercado de trabalho
Nova lei promove inclusão de pessoas com autismo no mercado de trabalho
Assédio eleitoral trabalhador indenização
Assédio eleitoral: trabalhador demitido por negar apoio a Bolsonaro será indenizado
Lula precisa dar mais segurança aos trabalhadores
Lula precisa honrar seus compromissos e dar mais segurança aos trabalhadores
Golpe internet indenização trabalhista
Justiça alerta para novo golpe sobre pagamento de indenizações trabalhistas
ataque israel líbano beirute 2024
Nota: centrais pedem diálogo pela paz em meio à escalada de conflitos pelo mundo