Dirigentes da Fenata se reúnem com o ministro do Trabalho e Emprego

Federação Nacional dos Técnicos Agrícolas pediu o apoio de Manoel Dias para a criação do conselho da categoria

Nos dias 4 e 5 de setembro, dirigentes da Federação Nacional dos Técnicos Agrícolas (Fenata) estiveram em Brasília para dar andamento às metas do Plano de Ação Nacional da categoria para o período 2013/2015, aprovado por unanimidade no XXIX Encontro Nacional, realizado em Salvador, no mês passado.

O presidente da Fenata e diretor da CSB, Mário Limberger, além dos presidentes do Sinta/DF, Alberto Mateus Pires, e do Sintag/MA, Wennder Robert Rocha, cumpriram agenda de reuniões no Congresso Nacional. A principal delas foi realizada com o ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, para debater a criação do Conselho Nacional de Técnicos Agrícolas; a busca de apoio parlamentar ao Projeto de Lei 2.861/2008, que fixa piso salarial para a categoria em todo o país; e a promoção de cursos de capacitação continuada aos Técnicos Agrícolas.

Mário Limberger afirma que a criação do conselho da categoria é um assunto que vem sendo debatido há anos. “Não aceitamos mais a vinculação aos Conselhos Regionais de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREAs). Os conselhos multiprofissionais acabam assumindo as posições corporativas das profissões majoritárias em detrimento dos técnicos agrícolas”, explicou.

Manoel Dias, FenataManoel Dias manifestou apoio à causa, que precisa ser transformada em projeto de lei para a apreciação do Congresso. Além disso, o ministro também afirmou que vai apoiar os técnicos agrícolas na criação do piso salarial nacional da categoria.

Participaram do encontro os Deputados Federais Weverton Rocha (PDT/MA) e Osmar Serraglio (PMDB/PR), bem como o assessor parlamentar da CSB, Ernesto Pereira.

Ação em Brasília

A direção da CSB também esteve em Brasília para reuniões com os deputados que integram a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e com as lideranças partidárias para debater os temas polêmicos do PL 4330, que trata da regulamentação da prestação de serviço.

Os Técnicos agrícolas filiados à CSB estão ao lado da entidade na luta para retirar da proposta qualquer artigo que fira os direitos dos trabalhadores e pretenda fazer uma reforma sindical. O presidente Sintag/MA, Wennder Rocha, empunhou a bandeira da CSB na CCJ do PL 4330. “Vamos combater qualquer tentativa de precarizar o trabalho”, defendeu Mário Limberger.

Compartilhe:

Leia mais
nota de repudio fala gustavo gayer sobre gleisi hoffmann
Fala misógina de deputado sobre Gleisi Hoffmann desrespeita o trabalho de todas as mulheres
como funcionará novo crédito consignado trabalhador
Entenda como funcionará o novo programa de crédito consignado para o trabalhador
Trump terá que recontratar servidores
Justiça manda governo Trump recontratar servidores após ação de sindicatos nos EUA
projeto isenção imposto de renda 5 mil
Projeto de isenção de Imposto de Renda até 5 mil será apresentado nos próximos dias
jorge kajuru inegibilidade trabalho escravo
Projeto propõe inegibilidade de quem estiver na Lista Suja do Trabalho Escravo
Declaração Imposto de Renda 2025
Declaração do Imposto de Renda 2025 passará por mudanças; saiba
Antonio Neto e Lula lançamento crédito do trabalhador
CSB acompanha lançamento do "Crédito do Trabalhador", nova modalidade de consignado
reunião centrais marinho e macedo 12-03-25
Centrais sindicais se reúnem com ministros Luiz Marinho e Márcio Macêdo em Brasília
juros consignado clt
Trabalhadores CLT pagam mais juros no consignado que servidores e aposentados
crise saúde mental mulheres afastamentos
Afastamentos relacionados à saúde mental crescem 68% em um ano; mulheres são maioria