Dirigentes da CSB debatem autonomia econômica e política da mulher em todo o País

Secretárias da Mulher Trabalhadora da Central participam do 5º Encontro com as Mulheres Sindicalistas e se reúnem em Brasília para planejar a agenda 2016

No Dia Internacional da Mulher, as entidades filiadas à CSB participaram e promoveram diversas ações por todo o País para debater equidade de gêneros e a autonomia econômica, política e social das trabalhadoras brasileiras. Com o tema “Diálogos sobre o Mundo do Trabalho”, o 5º Encontro com as Mulheres Sindicalistas, em Brasília, foi o primeiro evento do mês de março que contou com a presença de dirigentes da Central.

Organizado pela Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, o encontro teve como objetivo “discutir os avanços e desafios para aprimorar a formulação de políticas públicas e promover a autonomia econômica das mulheres”.

5º Encontro com as Mulheres Sindicalistas
5º Encontro com as Mulheres Sindicalistas

De acordo com a secretária da Mulher Trabalhadora da CSB e diretora do Sindicato dos Servidores do Ipsemg (SISIPSEMG), Antonieta de Faria (Tieta), e a 2ª secretária da pasta na Central e presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Santa Maria de Jetibá, Beatriz Elias da Silva, é fundamental ter o tema das relações de trabalho da mulher na pauta dos debates trabalhistas.

“As questões da divisão de tarefas, a discriminação, o trabalho remunerado das domésticas e a proposta de igualar a idade de aposentadoria entre homens e mulheres são todos assuntos em voga no nosso País. Durante minha fala no Encontro, aproveitei para convocar as mulheres para resistirem à reforma previdenciária, que defende esta paridade, porque a nossa jornada é mais que tripla no cotidiano”, relata Tieta.

Além de mencionar a penalização e desvalorização do trabalho exercido por cuidadoras, a dirigente Beatriz da Silva ressalta a relevância da união do movimento sindical para combater a desigualdade de tratamento sofrida pelas mulheres no mercado de trabalho. Segundo Silva, “após esses encontros, as sindicalistas saem fortalecidas e empoderadas por instrumentos que as colocam nas principais pautas brasileiras em relação à equidade de gênero”.

No evento, ainda foram ministradas palestras sobre marcos legais e os desafios no mercado de trabalho pela ministra do Tribunal Superior do Trabalho, Delaíde Alves Miranda Arantes, e pela professora e doutora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Magda Bello de Almeida Neves, e sobre políticas de cuidado e o mercado de trabalho pela diretora de pesquisa emérita do Centro Nacional de Pesquisa Científica (CNRS – França), Helena Hirata, pela coordenadora do Núcleo de Estudos Heleieth Saffioti da UNIFESP, Renata Gonçalves, e a secretária de Políticas do Trabalho e Autonomia Econômica das Mulheres (SPM/MMIRDH), Tatau Godinho.

5º Encontro com as Mulheres Sindicalistas
5º Encontro com as Mulheres Sindicalistas

Maria Abadia de Souza, membro da direção nacional da CSB e presidente do SISIPSEMG, também esteve no 5º Encontro com as Mulheres Sindicalistas. Segundo a dirigente, “a mobilização é essencial para discutir a independência financeira da mulher para que ela possa prover seu próprio sustento, tomar decisões e planejar o futuro”. “Isso reforça a nossa luta!”, acentua.

Para planejar a agenda de mobilização da Secretaria da Mulher Trabalhadora da CSB, Tieta, Beatriz e a 1ª secretária da Mulher Trabalhadora da CSB e presidente do Sindicato dos Assistentes Sociais no Estado do Rio Grande do Sul, Eliane Gerber, reuniram-se, nesta quinta-feira (10), em Brasília. De acordo com Gerber, este é o momento de ocupar os espaços conquistados pelas mulheres do movimento sindical e mostrar trabalho.

“Esta é a primeira vez, depois do II Congresso da CSB, que nos reunimos para programar as atividades de 2016. Viemos para Brasília, inclusive, para representar a CSB no lançamento do Programa Mulher Trabalhadora, do Ministério do Trabalho e da Previdência Social, que acontecerá dia 11 de março”, adianta a dirigente.

Solenidade da Assembleia Legislativa do Amazonas

Outra homenagem às mulheres sindicalistas aconteceu na Sessão Especial da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam). Rita de Nazaré Dias, vice-presidente da CSB e presidente reeleita do Sindicato dos Contabilistas do Estado do Amazonas (SINDCONTAB/AM), esteve presente na solenidade promovida pelos deputados Alessandra Campêlo (PC do B), Sinésio Campos (PT), Luiz Castro (REDE Sustentabilidade) e José Ricardo (PT).

Homenagem da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas ao Dia Internacional da Mulher
Homenagem da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas ao Dia Internacional da Mulher

A luta das mulheres por igualdade de direitos, conquistas e dificuldades da prática da legislação voltada ao público, a desigualdade salarial – as brasileiras chegam a ganhar 30% a menos do que colegas homens que possuem o mesmo cargo na mesma empresa – e a participação das mulheres na política foram os temas abordados pelos parlamentares. Na ocasião, Campêlo e Ricardo destacaram o exemplo da Assembleia do estado que tem apenas uma mulher como parlamentar.

Além das explanações, Diplomas de Honra ao Mérito também foram entregues à vereadora de Manaus Rosi Matos (PT) e à dirigente da Delegacia Especializada para Crianças e Adolescentes (Depca), delegada Linda Glaucia. Durante o evento, a presidente do Conselho Estadual dos Direitos das Mulheres, Maria Auxiliadora Queiroz, ainda recebeu uma placa comemorativa.

Ações do movimento sindical

O Sindicato dos Empregados de Agentes Autônomos do Comércio e em Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas e de Empresas de Serviços Contábeis de Presidente Prudente e Região (SEAAC), em São Paulo, também participou de homenagem promovida pelo Conselho Intersindical do município às diretoras e funcionárias dos vinte sindicatos filiados ao Conselho.

Evento aos dirigentes das entidades filiadas ao Conselho Intersindical de Presidente Prudente e Região
Evento aos dirigentes das entidades filiadas ao Conselho Intersindical de Presidente Prudente e Região

Para discutir a importância da participação das mulheres nos diversos setores da sociedade, a secretária da Assistência Social de Presidente Prudente e professora, Regina Penatti, falou sobre a situação política e social da mulher ao público de 60 mulheres e convidados. O 1º Secretário de Organização e Mobilização da CSB e presidente do SEAAC, Paulo de Oliveira, presente na palestra, ressalta que o debate “é de suma importância para despertar o sentimento nas dirigentes em ocupar seu espaço, inclusive dentro do movimento sindical”.

“O evento já é uma tradição do Conselho Intersindical, e nós temos utilizado esses momentos para contribuir com a participação das mulheres em todos os meios que elas têm se apropriado ao longo da história de luta feminina. Além disso, a discussão ajuda a conscientizar os dirigentes homens”, afirma.

Representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Postos de Serviço de Combustível e Derivados de Petróleo de Presidente Prudente e Região, do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Vestuário do município e da regional do Sindpd na cidade também acompanharam a palestra, que ainda presentou as participantes com brindes e flores.

Evento aos dirigentes das entidades filiadas ao Conselho Intersindical de Presidente Prudente e Região
Evento aos dirigentes das entidades filiadas ao Conselho Intersindical de Presidente Prudente e Região

No Rio de Janeiro, além do “Fórum 8 de março” (clique aqui para ler “‘Fórum – 8 de março’ debate os direitos das mulheres”), houve a inauguração de duas Casas da Mulher Carioca. A primeira foi a Casa da Mulher Carioca Tia Doca, em Madureira, na qual a 2ª secretária da Saúde da CSB e presidente da Federação dos Empregados em Estabelecimento de Serviços de Saúde do Estado do Rio de Janeiro, Maria Barbara da Costa, e o membro da Direção Nacional da Central e vice-presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados do Brasil (SINAB), Bartolomeu França, estiveram presentes. E a segunda, a Casa da Mulher Carioca Dinah Coutinho, em Realengo. Ambos os eventos foram promovidos pela Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres da Prefeitura do Rio de Janeiro.

a299c38b-5de2-4eab-9ac2-8a2a7b45d5caAs servidoras da Prefeitura do Município de Rio Branco (AC) também foram homenageadas pelo Dia Internacional da Mulher. Na sede do Sindicato dos Servidores Municipais de Rio Branco (SSEMRB/ASSERMURB), as trabalhadoras realizaram consultas médicas, aferição de pressão e glicemia, atendimento odontológico; receberam vacinação, massagem facial e tiveram serviços de salão de beleza com corte e hidratação, oficinas da turma de saúde coletiva da Universidade Federal do Acre (UFAC) e piscina com aulas de hidroginástica à disposição.

Ainda comemoram a data a Federação Interestadual das Regiões Norte e Nordeste de Mototáxi (FENORDEST) junto à CSB Acre, o Sindpd/SP, o Sindicato dos Metalúrgicos de Itatiba, o Sindicato dos Trabalhadores em Transporte de Passageiros e Cargas do Estado do Acre (SINTTPAC) e o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Primavera do Leste (SINSPP-LESTE).

Clique aqui para ver a galeria de fotos de ações da CSB em homenagem ao Dia Internacional da Mulher

Compartilhe:

Leia mais
4 encontro sindical fespume-es
Federação dos Servidores Municipais do ES (Fespume-ES) realiza 4º Encontro Sindical
aumento emprego entre mulheres
Número de mulheres com carteira assinada aumenta 45% em um ano
nota centrais sindicais contra plano golpista
Nota das centrais sindicais: "União contra o golpismo e pela democracia"
Antonio Neto Sindis
Antonio Neto: Sindicatos devem aproveitar tecnologias e se adaptar para sobreviver
empresa obriga mãe voltar ao trabalho recém-nascido
Empresa é condenada por obrigar mãe a voltar ao trabalho uma semana após dar à luz
semana 4 dias de trabalho aumento produtividade
Empresa aumenta em 20% a produtividade ao adotar semana de 4 dias; Brasil testou modelo
Antonio Neto 3 congresso cspm
3º Congresso da CSPM: Antonio Neto fala sobre necessidade de adaptação dos sindicatos
escala 6x1 prejudica saúde mental
Escala 6x1 prejudica saúde mental e produtividade dos trabalhadores, diz especialista
ministra esther dweck defende estabilidade do servidor público
Estabilidade do servidor é pilar de defesa do Estado, diz Esther Dweck em resposta à Folha
CSB no G20 Social
CSB defende fim da escala 6x1 e proteção aos direitos dos trabalhadores no G20 Social