Dirigentes da CSB apoiam ato virtual no Dia Internacional da Enfermagem

Em entrevista exclusiva, a dirigente sindical Maria Bárbara ressaltou a importância da valorização real dos profissionais da saúde e da enfermagem

Este 12 de maio é também o Dia Internacional da Enfermagem, data que remete ao aniversário de Florence Nightingale, considerada a fundadora da enfermagem moderna.

Neste ano, tal data tem o seu significado potencializado pela pandemia de coronavírus. Sabendo disso, a Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB), apoiará um ato virtual, em homenagem aos enfermeiros.

Para a Presidente dá Federação dos Auxiliares Técnicos de Enfermagem e Trabalhadores na Área de Saúde do Estado do RJ e Presidente da CSB-RJ, Maria Bárbara, o ato é de extrema importância para nos lembrar desses profissionais. “O ato em si sempre é importante. Faz-se ouvir a voz desse profissional que, se não fosse pela pandemia, passaria despercebido. A não ser por aqueles que precisassem do atendimento, seja do enfermeiro, do técnico de enfermagem ou do auxiliar de enfermagem”.

Valorização além dos aplausos

Maria Bárbara também ressaltou a importância de uma valorização real desses trabalhadores. Além dos aplausos,  esses profissionais merecem boa remuneração e seu direitos reconhecidos. “Esse é o grande momento de reivindicar melhores salários, equiparação salarial e equipamentos de EPIs. Ser aplaudido é bom e faz bem, mas ser de fato reconhecido com salários dignos, é outro patamar”, disse a dirigente.

Por fim, Maria Bárbara fez um desabafo sobre as constantes lutas que os diversos profissionais de enfermagem encaram desde sempre. O que ocorre não apenas em tempos de pandemias de coronavírus. “Essas guerreiras e guerreiros, na grande maioria das vezes, deixam de viver suas próprias vidas. Sacrificam-se para cuidar intensamente daqueles que precisam de cuidados. Ainda mais neste momento de pandemia do Covid 19. Estão sempre na linha de frente, passando dias e noites em claro, abrindo mão de suas famílias e, ainda assim, seguindo desvalorizados, com baixos salários, sem equipamentos de EPIs. Todavia a cada plantão estão lá apostos, abrindo mão dá sua própria vida em prol dos outros. No atual momento, devemos nos lembrar das estatísticas que confirmam: mais de 3 mil profissionais de saúde testaram positivo para o coronavírus!”, finalizou Maria Bárbara.

 

Compartilhe:

Leia mais
Lula critica fala de campos neto
Lula critica fala de Campos Neto sobre aumento de salários ser uma "preocupação"
Manifestação contra juros altos 30 de julho
Centrais sindicais farão ato contra juros altos: cada 1% na Selic custa R$ 38 bi ao povo
eduardo leite nova proposta servidores
Governo do RS adia projetos de reestruturação de carreiras de servidores e anuncia mudanças
Grupo de Trabalho estudará impactos da inteligência artificial
Governo cria grupo para estudar impacto da inteligência artificial no mercado de trabalho
GT do G20 sobre emprego em Fortaleza
CSB em reunião do G20: temas discutidos aqui são colocados em prática pelos sindicatos
adolescentes trabalho escravo colheita batatas cerquilho sp
SP: Operação resgata 13 adolescentes de trabalho escravo em colheita de batatas
sindicam-ba filia-se csb
Sindicato dos Transportadores Rodoviários Autônomos de Bens da Bahia filia-se à CSB
Parceria Brasil-EUA contra calor extremo trabalhadores
Parceria Brasil-EUA pelos Trabalhadores e OIT debatem ação contra calor extremo
BNDES abre concurso 2024 veja edital
BNDES abre concurso com 150 vagas e salário inicial de R$ 20 mil; acesse edital
pesquisa jornada flexivel trabalho híbrido
Flexibilidade de jornada é prioridade para 30% dos trabalhadores no Brasil