Dirigentes da CSB apoiam ato virtual no Dia Internacional da Enfermagem

Em entrevista exclusiva, a dirigente sindical Maria Bárbara ressaltou a importância da valorização real dos profissionais da saúde e da enfermagem

Este 12 de maio é também o Dia Internacional da Enfermagem, data que remete ao aniversário de Florence Nightingale, considerada a fundadora da enfermagem moderna.

Neste ano, tal data tem o seu significado potencializado pela pandemia de coronavírus. Sabendo disso, a Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB), apoiará um ato virtual, em homenagem aos enfermeiros.

Para a Presidente dá Federação dos Auxiliares Técnicos de Enfermagem e Trabalhadores na Área de Saúde do Estado do RJ e Presidente da CSB-RJ, Maria Bárbara, o ato é de extrema importância para nos lembrar desses profissionais. “O ato em si sempre é importante. Faz-se ouvir a voz desse profissional que, se não fosse pela pandemia, passaria despercebido. A não ser por aqueles que precisassem do atendimento, seja do enfermeiro, do técnico de enfermagem ou do auxiliar de enfermagem”.

Valorização além dos aplausos

Maria Bárbara também ressaltou a importância de uma valorização real desses trabalhadores. Além dos aplausos,  esses profissionais merecem boa remuneração e seu direitos reconhecidos. “Esse é o grande momento de reivindicar melhores salários, equiparação salarial e equipamentos de EPIs. Ser aplaudido é bom e faz bem, mas ser de fato reconhecido com salários dignos, é outro patamar”, disse a dirigente.

Por fim, Maria Bárbara fez um desabafo sobre as constantes lutas que os diversos profissionais de enfermagem encaram desde sempre. O que ocorre não apenas em tempos de pandemias de coronavírus. “Essas guerreiras e guerreiros, na grande maioria das vezes, deixam de viver suas próprias vidas. Sacrificam-se para cuidar intensamente daqueles que precisam de cuidados. Ainda mais neste momento de pandemia do Covid 19. Estão sempre na linha de frente, passando dias e noites em claro, abrindo mão de suas famílias e, ainda assim, seguindo desvalorizados, com baixos salários, sem equipamentos de EPIs. Todavia a cada plantão estão lá apostos, abrindo mão dá sua própria vida em prol dos outros. No atual momento, devemos nos lembrar das estatísticas que confirmam: mais de 3 mil profissionais de saúde testaram positivo para o coronavírus!”, finalizou Maria Bárbara.

 

Compartilhe:

Leia mais
almirante othon recebe honraria da academia brasileira de ciencia
Mais importante cientista nuclear brasileiro, almirante Othon recebe honraria da ABC
Reunião ministério do trabalho benzeno
Sindicatos pedem debate amplo sobre revisão de NR que protege trabalhador exposto ao benzeno
fim da escala 6x1 tem apoio de 70% da população
Fim da escala 6x1 tem apoio de 70% da população, aponta pesquisa
justiça do trabalho sp aplica multa ao ifood e manda contratar entregadores
Justiça do Trabalho em SP multa iFood em R$ 10 milhões e manda app contratar entregadores
acampamento marielle franco pontal do paranapanema sp
Incra cadastra famílias em acampamento do MAST no Pontal do Paranapanema (SP)
ministro rui costa e ministra simone tebet
Mercado financeiro joga contra o país e ignora indicadores positivos, afirmam ministros
emprego e beneficios sociais reduzem pobreza no brasil
Emprego em alta e benefícios sociais reduzem pobreza no Brasil a menor patamar da história
trabalho intermitente salário minimo 2023
3 em cada 4 trabalhos intermitentes pagaram menos que um salário mínimo em 2023
glovo ifood espanhol contratará entregadores
"iFood" espanhol passa a contratar entregadores após multas milionárias e CEO investigado
piso regional rs reajuste 2024
Piso regional do Rio Grande do Sul terá reajuste de 5,25%; confira valores por faixa salarial