Central dos Sindicatos Brasileiros

Diretoria do Sintap vem à Cuiabá para discutir as metas de 2013 e outras pautas em andamento

Diretoria do Sintap vem à Cuiabá para discutir as metas de 2013 e outras pautas em andamento

Os diretores e delegados discutiram as reivindicações do sindicato e as demandas para este ano, pertinentes ao sistema agrícola, agrário e pecuário de Mato Grosso

A sede do Sintap é sempre bastante movimentada, tanto por conta dos visitantes como pelos servidores do sistema agrícola, agrário e pecuário de Mato Grosso. Contudo, a movimentação rotineira foi reforçada pela visita da diretoria executiva e os delegados do Sintap, no dias 11 e 12 de abril, que estiveram em Cuiabá para discutir as metas de 2013 e outras pautas pertinentes aos segmentos que a entidade representa, bem como participaram da audiência pública sobre a política de Incentivos Fiscais adotada pelo governo do estado.  Os  dois dias na capital foram marcados por reuniões, e a primeira contou com a presença da presidente do Indea-MT, Maria Auxiliadora Diniz, o deputado Ademir Brunetto (PT), representantes do Fórum Sindical e a assessoria jurídica do Sintap.

Sobre as metas para 2013, foram discutidos assuntos como a Reestruturação do Sistema Agrícola, Agrário e Pecuário de Mato Grosso, e neste contexto, a Mensagem 13; Interiorização; Relatório das Demandas das URS/ULE’s (Delegados); MT Saúde; Revitalização do Centrin para cursos e treinamento; Fim da Identificação de Madeira; Reposição do Índice de Inflação; Prestação de Contas e Empréstimo para aquisição do Programa de Habitação do Banco do Brasil, Criação de Comissões para Estudo das Metas  do Sintap em 2013 e  outras pautas. “Algumas pautas são continuidade de reivindicações de 2012, a exemplo da reestruturação, que está em andamento; e as demais já vêm sendo estudadas por alguns membros da diretoria executiva desde o início de 2013, as quais estão sendo detalhadas,   atualizadas esta semana para toda a diretoria do Sintap, para deliberações a respeito”,  comentou a presidente Diany Dias.

Carlos Frederick, Diany Dias e José Monteiro dos Santos

A participação da presidente Maria Auxiliadora Diniz deixou claro em sua fala que as discussões com o governo até  o momento permeia “a sobrevivência do Indea”,  referindo-se ao orçamentário para o Instituto. Segundo ela, seu pedido foi de R$ 18 milhões, que possibilitaria o custeio e a área finalística. Ao ser perguntada pelos delegados sobre ordens de serviço disse que isto está sendo visto pelo Fiplan; quanto  a processos devolvidos de demandas não atendidas, admitiu que devolveu alguns do estado por não ter condições de atendimento;  e em relação a débitos, pediu que se alguém os tiver, que se posicione, assegurando que saneou os que chegaram até ela.  “A primeira meta é pagar aluguel, luz, água, telefone, custos fixos, e posteriormente avaliaremos outras demandas”, reforçou a gestora.

Carlos Frederick, Maria Auxiliadora Diniz, Giovani Portela e Diany Dias

Sobre a Mensagem 13, que trata da reestruturação organizacional do Indea, Maria Auxiliadora disse que o estudo da proposta está em fase de finalização. A presidente Diany Dias aproveitou o momento para deixar clara a posição em consenso de toda a diretoria do Sintap, de que a proposta não atende os princípios reais de autonomia administrativa e financeira, assim como a demanda de pessoal, além do questionamento quanto aos DGA’s.  A postura da diretoria do Sintap foi de repúdio à nova proposição organizacional ao Instituto, que levou à decisão de solicitar à Assembleia Legislativa o apoio pela exclusão da Mensagem 13.

Diany Dias

MT Saúde – José Monteiro dos Santos, enquanto conselheiro que sempre acompanhou a situação do Mato Grosso Saúde, foi convidado pelo Sintap para explanar a atual situação do plano. Ele atribuiu à gestão o fator crucial que desencadeou as problemáticas vivenciadas no ano passado, e que ainda vive um momento de recuperação. Monteiro também mencionou a proposta encaminhada pelo Fórum Sindical que pleiteia uma gestão compartilhada com o servidor, e disse que o secretário de administração, Francisco Faiad, se mostrou favorável à proposição. A nomeação do Conselho Deliberativo em que foram nomeados servidores de careira para sua composição, e o plano ainda atende todas as especialidades, mas está em fase de credenciamento, e pretende interiorizar os atendimentos.

DSC04947

Brunetto – O deputado Ademir Brunetto deixou claro que não tem mais diálogo com o governo do estado, e que tem sido uma voz isolada na Assembleia Legislativa. Quanto à Mensagem 13, acredita que é preciso discuti-la profundamente e deverá pedir vistas que possibilite prazo essa discussão. “Estou isolado, fragilizado, perseguido sistematicamente pelo governo, nos mais de 84 canais de comunicação mais a mídia institucionalizada, que estão batendo contra mim. Esse governo é liderado e cercado por gente mal intencionada, e eu me desencantei com isso. Mas a minha luta em prol do Indea é antiga e tenho muito orgulho de fazer parte dessa família com muita alegria, por isso digo à presidente do Instituto que vou continuar lutando, e para isso tenho sido duro com o governo e não vou amolecer enquanto não ver mudanças”.

Maria Auxiliadora Diniz, Diany Dias e Deputado Estadual Ademir Brunetto (PT)

Sintap-MT – “A reunião foi muito proveitosa, pois ouvimos os diretores e delegados e conhecemos um pouco mais dos anseios da base; e para que todos também fiquem cientes dos fatos e demandas da entidade, pretendemos aprimorar ainda mais na transparência neste sentido utilizando das ferramentas disponíveis para tal, até porque esta é a busca incessante da diretoria, de fazer com que chegue aos sindicalizados as ações do Sintap. Queremos parabenizar cada delegado presente, que mais uma vez saiu de sua cidade para estar aqui, debatendo as questões de interesse de nossos representados, demonstrando que faz jus à função que ocupa e às causas que defende, em prol dos companheiros do sistema agrícola, agrário e pecuário do estado de Mato Grosso”, finalizou a presidente Diany Dias.

Fonte: Alexandra Araújo/Sintap-MT