Diretoria do SINDODONTO/PB toma posse durante solenidade em João Pessoa

Uma das principais lutas de Joana Batista Oliveira Lopes, presidente da entidade, será a criação do piso nacional para os trabalhadores do SUS 

A diretoria reeleita do Sindicato dos Odontologistas da Paraíba (SINDODONTO /PB) tomou posse no dia 6 de março, em João Pessoa, para a gestão 2017-2021. A presidente do Sindicato, Joana Batista Oliveira Lopes, se comprometeu a lutar pela criação do piso salarial nacional dos trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS) e a enfrentar os desafios de um novo período de trabalho. Joana ainda integra a diretoria executiva da CSB como vice-presidente da Central e preside a Federação Nacional dos Odontologistas (FNO).

Estiveram na solenidade o presidente da CSB, Antonio Neto, a Federação Nacional dos Odontologistas (FNO) esteve representada pela presidente, Joana Batista Oliveira Lopes, pelo secretário-geral, Ernani Bezerra da Silva, pelo conselheiro da Federação e presidente do Sindicato dos Odontologistas no Estado De Pernambuco, Ailton Coelho de Ataide Filho e pela presidente do Sindicato dos Odontologistas da Região do ABC, Valéria Maria Bottino Vizzotto Stéfani. O evento também contou com a presença do prefeito de João Pessoa/PB, Manoel Junior, e do deputado federal Pedro Cunha Lima (PSDB/PB). O Sindicato dos Odontologistas no Estado da Paraíba representa os cirurgiões-dentistas em todo o estado, nos 223 municípios da Paraíba.

Durante o discurso de posse, Joana destacou a atuação do SINDODONTO /PB, que na última gestão conquistou dois dissídios coletivos além de ter participado da elaboração da primeira Convenção Coletiva Nacional da Federação Nacional dos Odontologistas. Joana Batista Oliveira Lopes também destacou os desafios de trabalho na gestão que se inicia.

“Tenho orgulho de fazer parte de uma das mais importantes profissões da saúde, a odontologia, composta por 4 funções auxiliares e o cirurgião-dentista. Atualmente, somos 294 mil cirurgiões-dentistas atuantes em 23 especializações. No entanto, o atendimento odontológico do SUS ainda é extremamente deficitário, com carência de efetivo de Saúde Bucal nas Equipes de Saúde da Família (ESF), ausência de regulamentação nacional para obrigatoriedade da presença do cirurgião-dentista no ambiente hospitalar, urgência de criação de terceiro turno, necessidade de piso salarial nacional, entre outras demandas que se arrastam indefinidos em formato de Projeto de Lei no Congresso Nacional. As carências existentes na Paraíba também são identificadas em diversas regiões do País”, reforçou.

Joana Batista Oliveira Lopes ressaltou a necessidade de intensificar a unicidade e a luta sindical para barrar a tramitação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 287/16, que trata da reforma da Previdência e no Projeto de Lei do Executivo (PL) nº 6.788/16, que trata da reforma trabalhista. As duas redações encontram-se nas Comissões Especiais destinadas a proferir parecer à Proposta, na Câmara dos Deputados e possui caráter conclusivo, ou seja, não requer passagem pelo Plenário. No entanto, o presidente da Casa, Rodrigo Maia afirmou que devido à complexidade, os textos serão debatidos em plenário. “Não podemos permitir que nenhum direito seja retirado do trabalhador brasileiro e para isso é necessário que estejamos unidos e fortes enquanto entidade sindical, enquanto trabalhador, enquanto sociedade”, pontuou.

Antonio Neto, também criticou fortemente o viés financista da Reforma da Previdência. “Começamos a batalha da Reforma da Previdência que foi enviada ao Congresso com caráter financista. O movimento sindical sempre reivindicou mudanças na Previdência Social, mas não para retirar direitos. Nós queremos que acabem os privilégios da Previdência que os empresários que sonegam a previdência contribuam com ela, que os mega salários da previdência sejam revistos. Iremos lutar para que haja uma reforma que não seja financista e que pense no trabalhador”, afirmou o dirigente.

A cerimônia de posse oficializou também a criação de 10 delegacias sindicais para descentralizar o trabalho sindical já realizado, além de expandir a acessibilidade das iniciativas previstas aos cirurgiões-dentistas no estado. “Neste momento, nós, dirigentes sindicais, reiteramos nosso compromisso de desempenhar dignamente as funções estabelecidas na Constituição Federal e Estadual, nas Leis Orgânicas do Município, na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e nos contratos previstos nas Convenções Coletivas de Trabalho em defesa da categoria no estado e de forma integrada junto à CNPL”, destacou a presidente do SINDODONTO/PB.

O presidente da CSB acredita que a posse de Joana Oliveira servirá como mais uma força na representação dos trabalhadores. “Ela vai atuar junto com a CSB para levar os projetos da categoria mais rapidamente ao Congresso Nacional”, afirmou Antonio Neto.

 Confira abaixo a composição da nova diretoria do SINDODONTO/PB:

PRESIDENTE: Joana Batista Oliveira Lopes.

VICE – PRESIDENTE: Walkiria Mendes Vieira Feitosa,

SECRETÁRIA GERAL: Lêda Maria Santos de Assis,

TESOUREIRO: Marcos Antônio Guerra,

DIRETORA DO DEPARTAMENTO PARA ASSUNTOS DE SAÚDE E SEGURANÇA EM SAÚDE DO TRABALHADOR: Joaquina de Araújo Amorim

DIRETORA DO DEPARTAMENTO PARA ASSUNTOS DA EDUCAÇÃO E CULTURA: Ana Cláudia de Queiroz Vanderley

DIRETORA DO DEPARTAMENTO DE SAÚDE SUPLEMENTAR (CONVÊNIOS CREDENCIAMENTOS, PLANOS DE SAÚDE, COOPERATIVAS, ENTRE OUTROS): Maria Elency Neves Martins de Oliveira

DIRETOR DO DEPARTAMENTO DE FORMAÇÃO E INTEGRAÇÃO SINDICAL: José Lacet de Lima Júnior

DIRETORA DO DEPARTAMENTO PARA ASSUNTOS JURÍDICOS: Keziah Maria Brito Silva de Lucena

DEPARTAMENTO DE IMPRENSA E DIVULGAÇÃO: Cristiane Helena da Silva Barbosa Freire

SUPLENTE DE DIRETORIA

Ruth Alves da Costa

Tereza Neumann Nóbrega Leal

José Medeiros Sobrinho

Inabel Urtiga Farias de Sales

Cleude Maria de Oliveira Lima,

Anarda Feitosa Gurgel de Araújo

Filomena Maria Nóbrega Pereira da Silva

Maria das Graças Guimarães Rolim,

Gustavo Porto de Araújo Bisneto

Edival Toscano Varandas

CONSELHO FISCAL TITULAR

Sônia Maria Martins

Eliana Felix de Freitas

Maria de Fátima Fernandes de Souza

CONSELHO FISCAL SUPLENTE

Isabel Cristina Almeida Pereira

Rosângela de Araújo Lima

Aurea Hipólito Paredes

REPRESENTANTES JUNTO A FNO, TITULAR

Joana Batista Oliveira Lopes

Walkiria Mendes Vieira Feitosa

SUPLENTES

Rejane Maria de Sousa Cartaxo

Ismênia Maria da Silva Reis

Compartilhe:

Leia mais
Camara aprova teto salario minimo e mudança bpc
Corte de gastos: Câmara aprova teto para aumento do salário mínimo e mudança no BPC
CSB na Secretaria nacional da juventude conjuve
CSB assume cadeira no Conjuve, conselho que debate políticas públicas para a juventude
codefat aprova calendario pagamento abono salarial 2025
Conselho aprova calendário de pagamento do Abono Salarial para 2025; confira datas
regras aposentadoria 2025 reforma da previdência
Haverá ajuste na idade para pedir aposentadoria em 2025; entenda as novas regras da previdência
Câmara aprova fim da desoneração da folha de pagamento
Câmara aprova imposto mínimo de 15% sobre lucro de multinacionais, seguindo padrão da OCDE
aumento salário mínimo 1954 getúlio vargas
O que aconteceu no Brasil depois que Getúlio aumentou em 100% o salário mínimo
Fachada tst
TST derruba regra da reforma trabalhista que limitava acesso à Justiça gratuita; entenda
trabalhadora obrigada a mostrar os seios
Empresa é condenada a indenizar trabalhadora obrigada a mostrar os seios para superior
paralisação sindimetropolinato ônibus porto alegre
Rodoviários da região de Porto Alegre paralisam atividades por reajuste salarial não pago
Flavio Dino e Rubens Paiva
Lembrando Rubens Paiva, Dino defende que Lei da Anistia não se aplica a ocultação de cadáver