Central dos Sindicatos Brasileiros

Diretoria da CSB RS orienta sindicatos sobre contribuição sindical e apresenta planos da Regional

Diretoria da CSB RS orienta sindicatos sobre contribuição sindical e apresenta planos da Regional

Reunião com sindicato aconteceu na sede da Seccional, em Porto Alegre

Preocupados com a atual conjuntura do País após a aprovação da reforma trabalhista, o Sindicato dos Mineiros de Candiota (RS), entre outras entidades do Rio Grande do Sul, visitou a sede da CSB no estado em busca de orientações a respeito das alterações ocorridas na CLT. Durante o encontro, que aconteceu nesta segunda-feira (19), a cobrança da contribuição sindical e o planejamento de ações da CSB RS para o 1º semestre de 2018 foram os principais assuntos discutidos.

Antonio Neto, presidente da CSB Nacional, participou da reunião e reafirmou o compromisso da Central de apoiar os sindicatos na organização dos trabalhadores, ainda mais agora com a Lei 13.467/17 em vigor. A capacitação dos dirigentes sindicais às negociações coletivas, de acordo com Neto, é uma das ferramentas essenciais ao combate dos retrocessos e à defesa dos direitos dos trabalhadores. Para o presidente, “manter-se informado é uma exigência mínima ao sucesso nas mesas de negociações com o patronato”.

“A CSB tem um compromisso muito claro no movimento sindical: qualificar os dirigentes. Porque são eles que vão para o combate corpo a corpo, que negociam com os patrões, que têm a chance de fazer valer os direitos dos profissionais. Mas como fazer isso sem orientação, sem capacitação? Reforço mais uma vez, a CSB Nacional e todas as suas diretorias regionais estão à disposição dos sindicatos para oferecer orientação jurídica e sindical. Não desanimem. Em vez disso, falem com a gente para fortalecemos o nosso movimento”, ressalta.

Além de Antonio Neto, a presidente da CSB RS, Eliane Gerber, e o vice-presidente da CSB Nacional e regional Sergio Arnoud também conduziram a conversa e apresentaram as diretrizes e os planos de ações do estado para 2018. Segundo Gerber, na ocasião, “a CSB assumiu o compromisso que assume com todos os sindicatos, que é estar presente na base e fazer o acompanhamento das necessidades dos sindicatos no dia a dia” – o que causou uma boa impressão aos visitantes.

“Qualquer sindicato que chega na CSB tem um sentimento muito positivo, esperançoso. A gente percebe que eles vêm um novo caminho vindo para a CSB, percebem que aqui nós temos um outro tipo de tratamento ao sindicato, outro tipo de proposta. Isso gera nessas pessoas uma esperança ao ter um ente maior, que é a Central, ao seu lado. Há sindicatos, por exemplo, que não receberam nenhuma orientação sobre a contribuição sindical. E aí como é que a entidade vai preservar sua fonte de custeio? O sindicato que se sente só mais um, aqui na CSB se sente único porque não importa o tamanho da entidade sindical para nós”, conta Eliane, corroborada por Sergio Arnoud, que destacou a rapidez com que a CSB tem crescido e como ela caminha para ser a maior Central no Rio Grande do Sul.

Ciclo de Encontros

Até julho, a CSB RS pretende realizar 10 encontros regionais pelo estado justamente com o objetivo de capacitar os dirigentes e realizar o levantamento de necessidades dos sindicatos. Capão da Canoa será a primeira cidade a receber as palestras.

Saiba como será o ciclo de encontros regionais da CSB RS.