Diretoria da CSB RS orienta sindicatos sobre contribuição sindical e apresenta planos da Regional

Reunião com sindicato aconteceu na sede da Seccional, em Porto Alegre

Preocupados com a atual conjuntura do País após a aprovação da reforma trabalhista, o Sindicato dos Mineiros de Candiota (RS), entre outras entidades do Rio Grande do Sul, visitou a sede da CSB no estado em busca de orientações a respeito das alterações ocorridas na CLT. Durante o encontro, que aconteceu nesta segunda-feira (19), a cobrança da contribuição sindical e o planejamento de ações da CSB RS para o 1º semestre de 2018 foram os principais assuntos discutidos.

Antonio Neto, presidente da CSB Nacional, participou da reunião e reafirmou o compromisso da Central de apoiar os sindicatos na organização dos trabalhadores, ainda mais agora com a Lei 13.467/17 em vigor. A capacitação dos dirigentes sindicais às negociações coletivas, de acordo com Neto, é uma das ferramentas essenciais ao combate dos retrocessos e à defesa dos direitos dos trabalhadores. Para o presidente, “manter-se informado é uma exigência mínima ao sucesso nas mesas de negociações com o patronato”.

“A CSB tem um compromisso muito claro no movimento sindical: qualificar os dirigentes. Porque são eles que vão para o combate corpo a corpo, que negociam com os patrões, que têm a chance de fazer valer os direitos dos profissionais. Mas como fazer isso sem orientação, sem capacitação? Reforço mais uma vez, a CSB Nacional e todas as suas diretorias regionais estão à disposição dos sindicatos para oferecer orientação jurídica e sindical. Não desanimem. Em vez disso, falem com a gente para fortalecemos o nosso movimento”, ressalta.

Além de Antonio Neto, a presidente da CSB RS, Eliane Gerber, e o vice-presidente da CSB Nacional e regional Sergio Arnoud também conduziram a conversa e apresentaram as diretrizes e os planos de ações do estado para 2018. Segundo Gerber, na ocasião, “a CSB assumiu o compromisso que assume com todos os sindicatos, que é estar presente na base e fazer o acompanhamento das necessidades dos sindicatos no dia a dia” – o que causou uma boa impressão aos visitantes.

“Qualquer sindicato que chega na CSB tem um sentimento muito positivo, esperançoso. A gente percebe que eles vêm um novo caminho vindo para a CSB, percebem que aqui nós temos um outro tipo de tratamento ao sindicato, outro tipo de proposta. Isso gera nessas pessoas uma esperança ao ter um ente maior, que é a Central, ao seu lado. Há sindicatos, por exemplo, que não receberam nenhuma orientação sobre a contribuição sindical. E aí como é que a entidade vai preservar sua fonte de custeio? O sindicato que se sente só mais um, aqui na CSB se sente único porque não importa o tamanho da entidade sindical para nós”, conta Eliane, corroborada por Sergio Arnoud, que destacou a rapidez com que a CSB tem crescido e como ela caminha para ser a maior Central no Rio Grande do Sul.

Ciclo de Encontros

Até julho, a CSB RS pretende realizar 10 encontros regionais pelo estado justamente com o objetivo de capacitar os dirigentes e realizar o levantamento de necessidades dos sindicatos. Capão da Canoa será a primeira cidade a receber as palestras.

Saiba como será o ciclo de encontros regionais da CSB RS.

Compartilhe:

Leia mais
csb brasil dando a volta por cima
CSB acompanha balanço do governo federal sobre primeiros dois anos de mandato
reunião conselho intersindical mte presidente prudente
Dirigentes sindicais têm reunião estratégica com gerência regional do MTE em Presidente Prudente
revisão toda inss stf
Revisão da vida toda do INSS retorna ao plenário do STF; saiba o que pode mudar
manifesto reabertura caso jk
CSB apoia pedido de reabertura da investigação da morte de Juscelino Kubitschek; leia manifesto
sede inss brasília
Governo antecipa 13º salário de aposentados e pensionistas do INSS para abril e maio
tarifas trump brasil lei reciprocidade
Nota das centrais: Repúdio ao tarifaço de Trump e apoio à Lei da Reciprocidade
sindidel csb
Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público de Delta (Sindidel) anuncia filiação à CSB
1o de maio centrais 2025
Centrais sindicais preparam jornada de 1º de maio: "Por um Brasil mais justo"
1-de-maio-das-centrais-sindicais-com-lula-em-sp
Centrais sindicais entregarão carta de reivindicações a Lula e presidentes dos Poderes
carf plr
Fazenda amplia esforços para desbloquear processos que ultrapassam 35 bi no Carf