Diretores do Sindpd passam por curso de negociação coletiva do Dieese

Mais uma vez, o órgão intersindical fecha parceria com os representantes da categoria de TI para melhor atender às necessidades do trabalhador

Durante os dias 9, 10 e 11 de setembro, cerca de trinta diretores do Sindpd e de sindicatos filiados à Federação Interestadual dos Trabalhadores de Tecnologia da Informação (Feittinf) participaram do curso de Estrutura e Processo de Negociação Coletiva, ministrado pelo Dieese em parceria com a Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB). O encontro teve como objetivo aprimorar as aptidões dos dirigentes sindicais para melhor representar os trabalhadores em processos de negociações com a classe patronal.

Promovido pela CSB e ministrado pelo supervisor de educação sindical do Dieese, Carlindo Rodrigues de Oliveira, o programa contou com estudos de caso, histórico de negociações coletivas no Brasil, estratégias e táticas, além de outros pontos abordados. Nos três dias, os participantes foram submetidos a diversas palestras, workshops e treinamentos com exemplos de mesa de negociação, cases de sucesso e outras habilidades que eles poderão presenciar enquanto representantes sindicais.

IMG_5782

“O curso é de extrema importância não só para a qualificação desses dirigentes, mas, também, para a atualização daqueles que já estão há anos buscando melhorias na representação de sua classe profissional”, salientou Carlindo, ao expor três situações hipotéticas e solicitado pra que os diretores sugerissem possíveis desdobramentos para as problemáticas. “É complicado discutir em assembleia quando o trabalhador não está mobilizado. Quando os funcionários estão em sintonia conosco [sindicato], é muito mais fácil atingir os ideais da categoria”, explicou o diretor Emerson Ronaldo Morresi.

Ainda durante uma dinâmica de grupo, foram apresentados alguns quadros explicativos com elementos do processo de negociação coletiva, como Participação nos Lucros e/ou Resultados (PLR), jornada de trabalho – que, no caso da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) do Sindpd, é de 40 horas semanais – entre outros direitos. Tudo isso para que os dirigentes saibam não só por quais melhorias estão reivindicando, mas, também, qual a melhor forme de reivindicar. Segundo Carlindo, a interação entre os Sindpd espalhados pelo Brasil  é tão fundamental quanto ter uma boa CCT.

“Em algumas empresas, o nosso trabalho é de formiguinha, do momento em que começamos um diálogo até conseguirmos um resultado efetivo, pode levar meses”, disse Loide Belchior, diretora da regional do Sindpd de Campinas, referindo-se à necessidade de uma categoria uníssona, e completou: “o curso foi de extrema valia para todos nós. Tenho certeza que a partir de hoje, teremos mais tranquilidade em conduzir as negociações, graças à didática e a expertise do professor Carlindo e à iniciativa do Sindpd, que sempre se mostrou empenhado com o engajamento de seus representantes”.

Além dos diretores do Sindpd do estado de São Paulo, participaram representantes do Sindpd de Joinville, dirigentes do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas, Cursos e Treinamentos de Informática e Provedores de Internet do Estado do Rio de Janeiro (Sindierj) e Sindicato dos Profissionais de Farmácia (Sindprof).

Fonte: Sindpd

Compartilhe:

Leia mais
nota de repudio fala gustavo gayer sobre gleisi hoffmann
Fala misógina de deputado sobre Gleisi Hoffmann desrespeita o trabalho de todas as mulheres
como funcionará novo crédito consignado trabalhador
Entenda como funcionará o novo programa de crédito consignado para o trabalhador
Trump terá que recontratar servidores
Justiça manda governo Trump recontratar servidores após ação de sindicatos nos EUA
projeto isenção imposto de renda 5 mil
Projeto de isenção de Imposto de Renda até 5 mil será apresentado nos próximos dias
jorge kajuru inegibilidade trabalho escravo
Projeto propõe inegibilidade de quem estiver na Lista Suja do Trabalho Escravo
Declaração Imposto de Renda 2025
Declaração do Imposto de Renda 2025 passará por mudanças; saiba
Antonio Neto e Lula lançamento crédito do trabalhador
CSB acompanha lançamento do "Crédito do Trabalhador", nova modalidade de consignado
reunião centrais marinho e macedo 12-03-25
Centrais sindicais se reúnem com ministros Luiz Marinho e Márcio Macêdo em Brasília
juros consignado clt
Trabalhadores CLT pagam mais juros no consignado que servidores e aposentados
crise saúde mental mulheres afastamentos
Afastamentos relacionados à saúde mental crescem 68% em um ano; mulheres são maioria