Central dos Sindicatos Brasileiros

Diap e Dieese se reúnem com parlamentares em Brasília para discutir projetos trabalhistas

Diap e Dieese se reúnem com parlamentares em Brasília para discutir projetos trabalhistas

Representantes das duas entidades orientaram deputados e senadores na defesa da aprovação das pautas de interesse dos trabalhadores

Durante um café da manhã realizado no dia 10 de abril, na Câmara dos Deputados, em Brasília, representantes do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) se reuniram com Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) para debater projetos do Legislativo de interesse dos trabalhadores, tanto os da iniciativa privada como os servidores públicos.

O objetivo é auxiliar os deputados e senadores sobre como eles podem agir para que a aprovação de leis trabalhistas seja concretizada no Congresso Nacional.

Estiveram presentes na mesa de discussão o presidente do Dieese, Antônio Souza; o diretor de documentação do Diap, Antônio Queiroz; Marcos Verlaine, assessor parlamentar da entidade; e Nelson Karan, diretor técnico da Escola de Ciência e do Trabalho do Dieese.

“Queremos contribuir com a formulação de políticas públicas e de uma massa crítica no Congresso, para que as proposições dos trabalhadores avancem”, afirmou Marcos Verlaine.

Esta iniciativa acontece no momento em que pautas emergenciais para os trabalhadores estão em debate, como o fim do fator previdenciário e a regulamentação da Convenção 151 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que garante aos servidores públicos direito de negociação coletiva.

Parceria e trabalho

A CSB participou do encontro e foi representada pelo presidente Antonio Neto e por diretores da entidade, que avaliaram positivamente o debate. “Os trabalhadores merecem todo o empenho que permita a aprovação rápida das pautas que são de interesse de todas as categorias”, afirmou Neto.

Antônio Queiroz, do Diap, destacou a importância da parceria entre os dois institutos e afirmou que os projetos podem avançar no Congresso se houver um empenho das entidades sindicais no Legislativo. Ele reforçou ainda o esforço dos parlamentares e o compromisso com os interesses nacionais.

O Dieese e o Diap atuarão juntos, permitindo que todos os gabinetes tenham à disposição os pesquisadores e toda a produção técnica do Dieese.

Com informações do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar