28 de outubro: Dia do Servidor Público

CSB parabeniza os profissionais que contribuem diariamente para o desenvolvimento dos serviços, da infraestrutura e do bem-estar dos brasileiros

O Dia do Servidor Público, comemorado em 28 d50e outubro, é uma referência ao Decreto 1.713, de 28 de outubro de 1939, criado pelo presidente Getúlio Vargas, que dispõe sobre o Estatuto dos Funcionários Públicos Civis da União. Segundo informações divulgadas neste mês em ferramenta online do Ministério do Planejamento, há um milhão e trezentos mil servidores públicos federais brasileiros. Do total, 60,2% são homens e 39,8% são mulheres. As regiões com mais servidores são a Sudeste (36,9%) e a Nordeste (21,8%).

Para o presidente da Federação Única Democrática de Sindicatos das Prefeituras, Câmaras Municipais, Empresas Públicas e Autarquias de Minas Gerais (FESERP/MG) e secretário de Formação Sindical da CSB, Cosme Nogueira, a categoria tem uma função primordial na sociedade. “O servidor que faz o elo entre a população e os serviços públicos que são prestados pelos gestores. São os servidores que acolhem o cidadão e fazem a cidade melhor”, afirmou.

Problemas

Na avaliação da presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal do Estado do Mato Grosso (SINTAP/MT) e vice-presidente da CSB, Diany Dias, o principal desafio da profissão é a qualidade no atendimento. “Hoje, nós vemos que o cidadão quer atendimento rápido e eficaz. Nosso planejamento não vem trazendo essa sustentabilidade ao servidor que está na ponta, que atende o povo. O mesmo precisa dessa eficiência para que possa atender e servir com a qualidade que o povo merece”, problematizou.

Nogueira afirma que o setor teve conquistas, mas que não são suficientes para melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores. “Recentemente, conseguimos uma grande vitória, que foi o direito à negociação coletiva, mas ainda é muito pouco. O comum no dia a dia do servidor municipal é ficar anos sem reposição salarial, sem um amparo de uma política de segurança e medicina do trabalho, trabalhando em ambientes insalubres, em áreas inóspitas ao convívio do ser humano, sem receber os adicionais devidos, e ainda convivendo com atraso no pagamento de salários e práticas de assédio moral”, exemplificou.

Atualmente, a máquina pública vive período de crise e diminuição no número de concursos públicos. “Decadência total. Falta tudo. Falta estrutura, segurança, saúde, educação e o primordial, recurso humano. Com a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do congelamento do gasto, ficou mais difícil para o serviço público se tornar eficaz”, enumerou Diany Dias.

Concursos

Os dirigentes acreditam que o concurso público garante qualidade ao sistema. “Somos sempre pelo concurso como única maneira de ingressar no serviço público. Os funcionários que ingressam “pela janela”, por indicação política, e principalmente os terceirizados podem contribuir momentaneamente, mas não fazem parte de um projeto ideal de máquina pública. Só os concursados podem dar uma continuidade, a longo prazo, na execução de políticas públicas sérias e fortalecer a previdência dos próprios servidores. Ou seja, quanto menos concursados menos compromissos com os serviços prestados e menos recursos para o Fundo de Previdência dos trabalhadores”, informou o secretário de Formação Sindical da CSB.

Bandeiras

Além de questões fundamentais, como reposição anual, melhores condições de trabalho, fim do assédio moral, o presidente da FESERP/MG destacou como bandeiras a regulamentação definitiva do direito de greve no serviço público e as lutas contra a terceirização desenfreada e as reformas trabalhista e previdenciária.

O presidente da Federação dos Servidores Públicos Municipais do Estado do Espírito Santo, Jorge Antonio da Silva Nascimento, endossa o posicionamento de Cosme Nogueira e também condena as reformas do governo. “Há uma facilitação da terceirização via reforma trabalhista”, explicou. Nascimento citou também a retirada da aposentadoria integral na reforma previdenciária.

A CSB tem conhecimento de todos os problemas e desafios dos servidores públicos e, por isso, junto aos seus filiados, segue em defesa dos direitos e de melhor qualidade de vida aos trabalhadores e trabalhadoras da categoria.

Compartilhe:

Leia mais
reunião tst centrais sindicais
Centrais têm reunião com presidente do TST sobre contribuição assistencial e emprego no RS
APOIO À NOTA TÉCNICA Nº 09 DA CONALIS
Centrais sindicais dão apoio à Nota Técnica da Conalis (MPT) sobre contribuição assistencial
acordo rodoviários porto alegre trt
Rodoviários de Porto Alegre terão reajuste no salário e no vale-alimentação
Apoio Financeiro RS prorrogado
Governo amplia prazo para empresas do RS aderirem a Apoio Financeiro a funcionários
prodesp descumpre cota jovem aprendiz
Tarcísio promete 60 mil vagas de Jovem Aprendiz, mas Prodesp descumpre cota
Fachada ministério do trabalho
Ministério do Trabalho notifica 1,3 mil sindicatos para atualizar informações; acesse a lista
falecimentot josé alberto rossi cnpl
Nota de pesar: CSB lamenta falecimento de José Alberto Rossi, ex-presidente da CNPL
3a plenaria conselhao
Centrais defendem esforço maior contra a desigualdade em plenária do Conselhão
Desemprego no Brasil cai em 2024
Desemprego no Brasil cai de 8,3% para 7,1% em um ano; massa salarial cresceu 5,6%
Encontro sindicatos BR-CHINA SP 2
CSB recebe sindicalistas chineses para apresentar atuação sindical no Brasil