Central dos Sindicatos Brasileiros

Determinada a ampliar conquistas, nova diretoria do Sindpd toma posse

Determinada a ampliar conquistas, nova diretoria do Sindpd toma posse

Cerimônia reuniu autoridades, a nova diretoria do sindicato e seus familiares em clima de festa e comprometimento

“Não existe algo mais importante do que os amigos e as amigas. Amigos da família, amigos que se tornaram familiares, familiares que se tornaram melhores amigos, companheiros que mostram suas qualidades de amigo. Enfim, vocês, irmãos de batalhas”, disse Antonio Neto, presidente reeleito do Sindpd, na solenidade de posse da diretoria.

Este foi o mote da cerimônia que ocorreu na quinta-feira, dia 29 de novembro, no Espaço Rosa Rosarum, no bairro de Pinheiros, em São Paulo. Os “amigos e amigas” mencionados pelo presidente começaram a chegar ao evento por volta das 20h para o coquetel. Em pouco tempo, o salão estava tomado por autoridades, diretores e convidados.

A abertura oficial da solenidade ocorreu às 21h com o mestre de cerimônia Márcio Bernardes, jornalista esportivo e o bambambã do programa de rádio “Debate Bola”, da Transamérica.

Ele transmitiu importantes mensagens de congratulações recebidas pelo Sindpd: da  Excelentíssima Presidenta da República, Dilma Rousseff; do vice-presidente da República, Michel Temer; do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin; do ministro do Trabalho e Emprego, Brizola Neto; do ministro da Pesca e Agricultura, Marcelo Crivella; do ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, senhor Gilberto Carvalho; do senador Renan Calheiros; do senador Waldir Raupp; do deputado federal Milton Monti (PR-SP); do deputado federal Paulo Maluf (PP-SP) e do presidente da FIESP, Paulo Skaf.

Depoimentos que marcam a história de luta do Sindpd

A mesa diretora da solenidade foi chamada pelo mestre de cerimônia para subir ao palco. Além de Antonio Neto, foram convidados: José Roberto de Melo, Superintendente do Ministério do Trabalho e Emprego do Estado de São Paulo; Adílson Amadeu, vereador de São Paulo; Carlos Henrique, deputado estadual de Minas Gerais; Luiz César Michielin Kiel, presidente da Prodam e, oficialmente, representante do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab;  Maria Barbara da Costa, presidente da Federação dos Empregados em Estabelecimentos de Saúde do Rio de Janeiro; e Luiz Sérgio da Rosa Lopes e José Avelino Pereira, ambos vice-presidentes da CSB.

Os convidados da mesa fizeram questão de parabenizar o presidente e toda a nova diretoria em seus pronunciamentos. José Avelino Pereira lembrou à nova diretoria o caminho a ser percorrido. “Sabemos que vocês enfrentarão grandes desafios neste próximo mandato, mas sabemos também do empenho do Neto e de toda a sua diretoria para superá-los”, afirmou o dirigente da CSB. Ele aproveitou a oportunidade e falou sobre o crescimento da Central, que também é presidida por Antonio Neto, e da importância do Sindpd para a entidade. “Certamente nós vamos buscar o reconhecimento da nossa tão querida CSB, uma Central que se constrói a passos largos, no mínimo tempo possível”, argumentou ressaltando os 400 sindicatos já filiados à entidade em pouco mais de um ano de fundação.

“Estou convencido de que, sem o Sindpd, certamente não seríamos tão grandes quanto somos hoje. Certamente o sindicado vai elevar os destinos da categoria de TI ao mais alto patamar possível e, junto, levará a nossa central sindical. Bom mandato pra você, presidente, e que Deus te ilumine”, concluiu Avelino lembrando a liderança do Sindpd na representação da categoria.

Em seguida, Luis Sérgio da Rosa Lopes falou sobre as dificuldades de um novo mandato. “Sempre imaginamos que o primeiro mandato é sempre o mais difícil e o mais comemorativo. Não é. São os mandatos subsequentes que exigem mais do dirigente sindical; muito trabalho, sabedoria e dedicação”, explicou. O vice-presidente da CSB parabenizou Neto pela reeleição e desejou um ótimo mandato para a nova diretoria. “Ao Neto, os nossos votos de que este novo mandato seja mais profícuo do que o anterior, e que continue trabalhando muito pela categoria dos trabalhadores na área de TI que o Sindpd tão bem representa. Parabéns, Neto, e muito obrigado a todos vocês”.

O vereador Adilson Amadeu, que no mês de agosto homenageou o Sindpd na Câmara Municipal de São Paulo, falou da representatividade que Antonio Neto tem em todo o território nacional quando se trata da defesa dos trabalhadores. “Tenho encontrado amigos no Estado de São Paulo e até viajando pelo Brasil. Quando se fala em Sindpd e Neto, as pessoas falam que ele é maravilhoso, um amigão, procura atender todos. Ele quer sempre o melhor pra os trabalhadores, tanto no nosso querido Estado de São Paulo como no Brasil. Presidente, ao senhor e à sua diretoria, quero desejar muito sucesso e muito trabalho”, disse o vereador.

José Roberto de Melo, Superintendente do Ministério do Trabalho e Emprego do Estado de São Paulo, agradeceu, em nome do ministro do Trabalho Carlos Brizola e do Governo Federal, o apoio do sindicato na defesa dos direitos dos trabalhadores de TI. “O Sindpd tem sido um grande parceiro do Ministério do Trabalho. Nós, da Superintendência do Estado de São Paulo, combatemos efetivamente a precarização dos contratos de trabalho, buscando, principalmente, a eliminação da figura do PJ neste segmento expressivo da nossa economia”, lembrou.

Melo concluiu falando da importância da formalização dos contratos de trabalho para garantir os direitos adquiridos pelos trabalhadores. “O País não pode prescindir que todos os trabalhadores tenham os seus direitos garantidos e por isso sempre defendemos a formalização do contrato de trabalho. Encontramos na figura do Neto e dos seus diretores do Sindpd um enorme apoio à Superintendência de Trabalho do Estado de São Paulo. Eles revindicam, criticam, mas também nos ajudam e apoiam. Parabéns à CSB, ao Neto e a toda sua equipe pela liderança do Sindpd no setor de TI. Contem sempre com o Ministério do Trabalho”, reiterou o Superintendente do MTE de São Paulo.

Ao final dos pronunciamentos, o deputado estadual de Minas Gerais, Carlos Henrique, destacou o perfil do presidente Antonio Neto. “Além de ser um grande trabalhador, um grande líder, é um homem transparente na sua forma de administrar, competente, inteligente, companheiro e leal. Você conhece um homem pela família que tem, pelos companheiros e amigos que o cercam. Essa noite aqui, tão bela em um local tão bonito, mostra a admiração que todos temos pelo presidente Neto e sua equipe”, disse o deputado, que também parabenizou a gestão anterior e desejou sorte à nova diretoria. “Parabenizo você, presidente, por este momento que é conduzido para mais um período à frente do Sindpd, graças à competência, liderança, inteligência, ao comprometimento e pelos resultados satisfatório à frente desta instituição tão importante durante todos esses anos. Muito sucesso para o senhor e toda a nova diretoria”, concluiu o Carlos Henrique.

Depois do pronunciamento da mesa diretora, deu-se início à diplomação da nova diretoria do Sindpd. Os novos gestores receberam seus documentos de posse e foram saudados por todos.

Em seguida, Antonio Neto iniciou seu discurso saudando os convidados, a quem chamou de amigos. Para ele, a amizade é a base da vida. “Não existe patrimônio maior, não existe coisa mais importante em nossas vidas do que os amigos. Camaradas, companheiros, combatentes de trincheiras, irmãos de batalhas, que são as pessoas mais importantes que eu tenho orgulho de chamá-los: “meus amigos, minhas amigas”, iniciou o presidente.

 As grandes conquistas da gestão que se despede

Neto prosseguiu enumerando as conquistas obtidas pela gestão anterior, lembrando o período de rompimento de barreiras que limitavam o trabalho do sindicato. “Esta é a gestão que classificamos, sem falta modéstia – porque os dados estão aí para comprovar –, como a mais profícua e vitoriosa da história do Sindpd. Novos ares sopraram às nossas motivações, e enfrentamos os desafios do bom combate, resultando em conquistas como a redução da jornada de trabalho, a Participação nos Lucros e Resultados (PLR), o Vale-Refeição (VR), a majoração da hora extra, a nossa sede própria. Ou seja, importantes avanços que reforçaram a nossa convenção coletiva, considerada por muitos como uma das mais avançadas do Brasil”, argumentou Neto.

O presidente também ressaltou a inquestionável aprovação do Sindpd pelos sócios. “Pesquisa realizada pelo Datafolha mostrou que 89% dos sócios nos aprovaram”, comemorou afirmando, ainda, que 90% dos votos na eleição permitiram sua reeleição. “Isso nos enche de orgulho, mas não significa que caminharemos sobre um mar de rosas, pelo contrário isso só aumenta mais as nossas responsabilidades, porque ampliar o que já temos não vai ser fácil”, ponderou explicando que o setor de Tecnologia da Informação é uma área na qual a criatividade e a inovação imperam, e a criatividade do empresariado será estendida para tentar burlar os direitos trabalhistas. “Em alguns casos de temos de ser mais duros para que a parcela dos trabalhadores seja repassada”, concluiu Antonio Neto.

Veja aqui as principais conquistas da gestão anterior

Novas batalhas, novos desafios: a luta continua

Entre os compromissos da nova diretoria, estão:

– Participação em Lucros e Resultados para toda a categoria sem nenhuma restrição;

– Aumento do Vale-Refeição e extensão do benefício para todos os trabalhadores;

– Manutenção da trajetória de valorização e aumento real linear de salários;

– Ampliação para 6 meses da licença maternidade;

– Luta pela regulamentação da profissão e pela criação de uma estatal de TI;

– Ampliação dos destinos de férias e inauguração de um grêmio recreativo do sindicato;

– Criação de Clube de campo com total infraestrutura para eventos e comemorações;

– Mais parcerias com escolas e institutos de estudo para facilitar o acesso à qualificação.

Sobre estes desafios, Neto se mostrou firme na luta por mais direitos aos trabalhadores da categoria. “Não tenho dúvidas de que faremos o nosso melhor para cumprirmos a nossa missão que é organizar e representar todos os trabalhadores na área de Tecnologia da Informação do estado de São Paulo, lutando por novas conquistas e garantindo seus direitos”, reiterou.

Ele ressaltou o compromisso da solidariedade internacionalista que sempre pautou a luta do sindicato. “Estaremos com olhos no futuro, a passos firmes, e seguiremos sempre com a missão de sermos referência nacional e internacional para todos os trabalhadores, movimento sindical, sindicatos patronais e órgãos governamentais”, frisou Neto.

“O Sindpd, meus amigos, tem compromisso com o conjunto da classe operária, com o Estado e com o País. Jamais abandonaremos nossos princípios, em especial ao da consciência de classe. Sabemos de que lado do balcão nós estamos, pois isso é pilar fundamental para qualquer dirigente comprometido com a sua categoria”, finalizou emocionado Antonio Neto, agradecendo novamente a todos os presentes.

Durante o jantar oferecido, os convidados puderam assistir ao show da banda SP3, que cantou clássicos da música internacional, como New York, New York, sucesso na voz de Frank Sinatra, e do Brasil, como O que é, o que é?, de Gonzaguinha. Ao final da cerimônia, ficaram garantidas a alegria dos convidados, pela prazerosa noite, e a confiança e esperança da nova gestão, que pretende trazer mais quatro anos de grandes conquistas aos trabalhadores de TI.

Veja a galeria de fotos da cerimônia