Desembargador do TRT-2 participa de debate sobre conciliação e pandemia na Justiça do Trabalho com dirigentes da CSB-SP

O desembargador do Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo (TRT-2) Ricardo Verta Luduvice foi o palestrante da terça-feira (23) durante a reunião com os dirigentes e convidados da seccional paulista da Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB-SP). A palestra virtual teve como tema a “Conciliação e pandemia na Justiça do Trabalho”.

Durante o encontro virtual, dirigentes da CSB-SP debateram nesta semana a importância do relacionamento ainda mais humano e respeitoso entre o mundo do trabalho, o capital e seus conflitos e conciliações durante a pandemia. “Em tempos obscuros e com as tentativas de desmantelamento dos sindicatos, ‘reformas’ e Medidas Provisórias (MP) imposta pelo atual governo, os debates e nossa organização tem sido o norte à busca de saídas para crise”, avaliou o presidente da seccional paulista, Tiago Pereira.

Pereira disse também que os sindicalistas a cada dia têm enfrentado uma nova luta. “Mesmo mediante jornadas desconhecidas, a presença do medo, o aumento da insegurança, ansiedade e incertezas, buscamos dialogar com personalidades jurídicas visando esforços para promover a mediação e a conciliação de conflitos que envolvam a preservação da saúde e da segurança dos trabalhadores e de nossas entidades”, destacou o presidente.

EMPATIA

Em um contexto no qual mais de 50 mil brasileiros e brasileiras morreram em decorrência da Covid-19, Luduvice falou muito sobre empatia durante seu discurso. “Acredito que seja necessária a prática da empatia. Empatia é se colocar do lugar no outro, se colocar no lugar de quem não tem recursos e no lugar quem não pode e não quer usar a tecnologia. É necessário ter humanismo muito maior para lidar com as várias questões, em especial com as trabalhistas. Então só há uma questão: empatia, empatia, empatia”, palavras do desembargador.

O desembargador ainda acrescentou que o Brasil está entre os quatro países que têm mais vítimas no mundo, portanto, a relevância da atuação da Justiça, na garantia dos direitos e em colaboração com justiça e paz social, só aumenta. “Empatia é tudo!”

Em de tempos de tantas incertezas e na fase de combate à pandemia do coronavírus, o desembargador disse que aconselha “a busca do Centros Judiciários de Métodos Consensuais de Solução de Disputas [CEJUSCs] que sempre respeita o livre convencimento e num esforço para promover a mediação e a conciliação de conflitos.”

OPINIÃO

Ao final do encontro, a diretora da CSB e do Sindicato dos Servidores de São Vicente, Mara Valéria Giangiuliio, comentou sobre a palestra proferida por Luduvice. “Foi excelente e elucidativa a palestra do desembargador. Em tempos de pandemia é necessário cuidados sanitários. A Justiça está correta em trabalhar de forma remota, sendo a Justiça do Trabalho essencial e vital para a solução dos conflitos entre capital e trabalho”, apontou a dirigente.

O desembargador do Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo (TRT-2) Ricardo Verta Luduvice foi o palestrante da terça-feira (23) 2 O desembargador do Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo (TRT-2) Ricardo Verta Luduvice foi o palestrante da terça-feira (23) 2 O desembargador do Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo (TRT-2) Ricardo Verta Luduvice foi o palestrante da terça-feira (23) 2

Compartilhe:

Leia mais
nota de repudio fala gustavo gayer sobre gleisi hoffmann
Fala misógina de deputado sobre Gleisi Hoffmann desrespeita o trabalho de todas as mulheres
como funcionará novo crédito consignado trabalhador
Entenda como funcionará o novo programa de crédito consignado para o trabalhador
Trump terá que recontratar servidores
Justiça manda governo Trump recontratar servidores após ação de sindicatos nos EUA
projeto isenção imposto de renda 5 mil
Projeto de isenção de Imposto de Renda até 5 mil será apresentado nos próximos dias
jorge kajuru inegibilidade trabalho escravo
Projeto propõe inegibilidade de quem estiver na Lista Suja do Trabalho Escravo
Declaração Imposto de Renda 2025
Declaração do Imposto de Renda 2025 passará por mudanças; saiba
Antonio Neto e Lula lançamento crédito do trabalhador
CSB acompanha lançamento do "Crédito do Trabalhador", nova modalidade de consignado
reunião centrais marinho e macedo 12-03-25
Centrais sindicais se reúnem com ministros Luiz Marinho e Márcio Macêdo em Brasília
juros consignado clt
Trabalhadores CLT pagam mais juros no consignado que servidores e aposentados
crise saúde mental mulheres afastamentos
Afastamentos relacionados à saúde mental crescem 68% em um ano; mulheres são maioria