Desembargador do TRT-2 participa de debate sobre conciliação e pandemia na Justiça do Trabalho com dirigentes da CSB-SP

O desembargador do Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo (TRT-2) Ricardo Verta Luduvice foi o palestrante da terça-feira (23) durante a reunião com os dirigentes e convidados da seccional paulista da Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB-SP). A palestra virtual teve como tema a “Conciliação e pandemia na Justiça do Trabalho”.

Durante o encontro virtual, dirigentes da CSB-SP debateram nesta semana a importância do relacionamento ainda mais humano e respeitoso entre o mundo do trabalho, o capital e seus conflitos e conciliações durante a pandemia. “Em tempos obscuros e com as tentativas de desmantelamento dos sindicatos, ‘reformas’ e Medidas Provisórias (MP) imposta pelo atual governo, os debates e nossa organização tem sido o norte à busca de saídas para crise”, avaliou o presidente da seccional paulista, Tiago Pereira.

Pereira disse também que os sindicalistas a cada dia têm enfrentado uma nova luta. “Mesmo mediante jornadas desconhecidas, a presença do medo, o aumento da insegurança, ansiedade e incertezas, buscamos dialogar com personalidades jurídicas visando esforços para promover a mediação e a conciliação de conflitos que envolvam a preservação da saúde e da segurança dos trabalhadores e de nossas entidades”, destacou o presidente.

EMPATIA

Em um contexto no qual mais de 50 mil brasileiros e brasileiras morreram em decorrência da Covid-19, Luduvice falou muito sobre empatia durante seu discurso. “Acredito que seja necessária a prática da empatia. Empatia é se colocar do lugar no outro, se colocar no lugar de quem não tem recursos e no lugar quem não pode e não quer usar a tecnologia. É necessário ter humanismo muito maior para lidar com as várias questões, em especial com as trabalhistas. Então só há uma questão: empatia, empatia, empatia”, palavras do desembargador.

O desembargador ainda acrescentou que o Brasil está entre os quatro países que têm mais vítimas no mundo, portanto, a relevância da atuação da Justiça, na garantia dos direitos e em colaboração com justiça e paz social, só aumenta. “Empatia é tudo!”

Em de tempos de tantas incertezas e na fase de combate à pandemia do coronavírus, o desembargador disse que aconselha “a busca do Centros Judiciários de Métodos Consensuais de Solução de Disputas [CEJUSCs] que sempre respeita o livre convencimento e num esforço para promover a mediação e a conciliação de conflitos.”

OPINIÃO

Ao final do encontro, a diretora da CSB e do Sindicato dos Servidores de São Vicente, Mara Valéria Giangiuliio, comentou sobre a palestra proferida por Luduvice. “Foi excelente e elucidativa a palestra do desembargador. Em tempos de pandemia é necessário cuidados sanitários. A Justiça está correta em trabalhar de forma remota, sendo a Justiça do Trabalho essencial e vital para a solução dos conflitos entre capital e trabalho”, apontou a dirigente.

O desembargador do Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo (TRT-2) Ricardo Verta Luduvice foi o palestrante da terça-feira (23) 2 O desembargador do Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo (TRT-2) Ricardo Verta Luduvice foi o palestrante da terça-feira (23) 2 O desembargador do Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo (TRT-2) Ricardo Verta Luduvice foi o palestrante da terça-feira (23) 2

Compartilhe:

Leia mais
4 encontro sindical fespume-es
Federação dos Servidores Municipais do ES (Fespume-ES) realiza 4º Encontro Sindical
aumento emprego entre mulheres
Número de mulheres com carteira assinada aumenta 45% em um ano
nota centrais sindicais contra plano golpista
Nota das centrais sindicais: "União contra o golpismo e pela democracia"
Antonio Neto Sindis
Antonio Neto: Sindicatos devem aproveitar tecnologias e se adaptar para sobreviver
empresa obriga mãe voltar ao trabalho recém-nascido
Empresa é condenada por obrigar mãe a voltar ao trabalho uma semana após dar à luz
semana 4 dias de trabalho aumento produtividade
Empresa aumenta em 20% a produtividade ao adotar semana de 4 dias; Brasil testou modelo
Antonio Neto 3 congresso cspm
3º Congresso da CSPM: Antonio Neto fala sobre necessidade de adaptação dos sindicatos
escala 6x1 prejudica saúde mental
Escala 6x1 prejudica saúde mental e produtividade dos trabalhadores, diz especialista
ministra esther dweck defende estabilidade do servidor público
Estabilidade do servidor é pilar de defesa do Estado, diz Esther Dweck em resposta à Folha
CSB no G20 Social
CSB defende fim da escala 6x1 e proteção aos direitos dos trabalhadores no G20 Social