Central dos Sindicatos Brasileiros

Desembargador do TRT-2 participa de debate sobre conciliação e pandemia na Justiça do Trabalho com dirigentes da CSB-SP

Desembargador do TRT-2 participa de debate sobre conciliação e pandemia na Justiça do Trabalho com dirigentes da CSB-SP

O desembargador do Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo (TRT-2) Ricardo Verta Luduvice foi o palestrante da terça-feira (23) durante a reunião com os dirigentes e convidados da seccional paulista da Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB-SP). A palestra virtual teve como tema a “Conciliação e pandemia na Justiça do Trabalho”.

Durante o encontro virtual, dirigentes da CSB-SP debateram nesta semana a importância do relacionamento ainda mais humano e respeitoso entre o mundo do trabalho, o capital e seus conflitos e conciliações durante a pandemia. “Em tempos obscuros e com as tentativas de desmantelamento dos sindicatos, ‘reformas’ e Medidas Provisórias (MP) imposta pelo atual governo, os debates e nossa organização tem sido o norte à busca de saídas para crise”, avaliou o presidente da seccional paulista, Tiago Pereira.

Pereira disse também que os sindicalistas a cada dia têm enfrentado uma nova luta. “Mesmo mediante jornadas desconhecidas, a presença do medo, o aumento da insegurança, ansiedade e incertezas, buscamos dialogar com personalidades jurídicas visando esforços para promover a mediação e a conciliação de conflitos que envolvam a preservação da saúde e da segurança dos trabalhadores e de nossas entidades”, destacou o presidente.

EMPATIA

Em um contexto no qual mais de 50 mil brasileiros e brasileiras morreram em decorrência da Covid-19, Luduvice falou muito sobre empatia durante seu discurso. “Acredito que seja necessária a prática da empatia. Empatia é se colocar do lugar no outro, se colocar no lugar de quem não tem recursos e no lugar quem não pode e não quer usar a tecnologia. É necessário ter humanismo muito maior para lidar com as várias questões, em especial com as trabalhistas. Então só há uma questão: empatia, empatia, empatia”, palavras do desembargador.

O desembargador ainda acrescentou que o Brasil está entre os quatro países que têm mais vítimas no mundo, portanto, a relevância da atuação da Justiça, na garantia dos direitos e em colaboração com justiça e paz social, só aumenta. “Empatia é tudo!”

Em de tempos de tantas incertezas e na fase de combate à pandemia do coronavírus, o desembargador disse que aconselha “a busca do Centros Judiciários de Métodos Consensuais de Solução de Disputas [CEJUSCs] que sempre respeita o livre convencimento e num esforço para promover a mediação e a conciliação de conflitos.”

OPINIÃO

Ao final do encontro, a diretora da CSB e do Sindicato dos Servidores de São Vicente, Mara Valéria Giangiuliio, comentou sobre a palestra proferida por Luduvice. “Foi excelente e elucidativa a palestra do desembargador. Em tempos de pandemia é necessário cuidados sanitários. A Justiça está correta em trabalhar de forma remota, sendo a Justiça do Trabalho essencial e vital para a solução dos conflitos entre capital e trabalho”, apontou a dirigente.

O desembargador do Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo (TRT-2) Ricardo Verta Luduvice foi o palestrante da terça-feira (23) 2 O desembargador do Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo (TRT-2) Ricardo Verta Luduvice foi o palestrante da terça-feira (23) 2 O desembargador do Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo (TRT-2) Ricardo Verta Luduvice foi o palestrante da terça-feira (23) 2