Deputados do RJ aprovam assalto a salários dos servidores

Decisão aumenta a contribuição previdenciária dos servidores igual à proposta na reforma da Previdência pelo governo federal

Mesmo em meio a protestos dos funcionários públicos, a Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou, nesta quarta-feira (24), Projeto de Lei que eleva a contribuição previdenciária dos servidores ativos e inativos de 11% para 14%. A decisão aconteceu no mesmo dia em que mais de 200 mil trabalhadores mobilizaram-se contra a reforma da Previdência Social e retrocessos nos direitos trabalhistas em Brasília.

O aumento da taxa de contribuição é parte das medidas exigidas pelo governo federal para o estado se adequar ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF). Sancionada pelo Poder Executivo na semana passada, a lei representa mais um ataque à aposentadoria dos brasileiros ao exigir uma série de cortes de custos nos orçamentos dos estados.

O regime, conhecido como “pacote de maldades”, veio após dois meses da retirada dos servidores municipais e estaduais do texto da Proposta de Emenda à Constituição 287/2016, que também prevê aumento na alíquota de contribuição dos funcionários públicos federais para 14%.

Além de protestarem contra o aumento, os servidores ainda reivindicam o pagamento dos salários atrasados. Deputados do PDT, inclusive, apresentaram, na terça-feira (23), uma emenda ao Projeto de Lei que só permitiria a elevação da contribuição se o estado quitasse seus débitos com os trabalhadores. O texto é de autoria dos deputados do PDT.

Repressão

Como aconteceu em Brasília, a Polícia Militar do Rio de Janeiro impediu que os manifestantes descontentes com a aprovação do projeto continuassem a exercer seu livre direito de protestar. Segundo informações d’O Estado de S. Paulo, às 15h48, os policiais já agiram contra os servidores com bombas de efeito moral para dispersar a mobilização.

A Alerj chegou a ser cercada por 500 agentes da PM e da Força Nacional, que fecharam os acessos às proximidades da Casa.

Compartilhe:

Leia mais
Sintrammar diretoria eleita 2025
Chapa 2 vence eleições do Sintrammar de Santos e Região, com Erivan Pereira reeleito presidente
reunião mesa permanente servidores federais 20-02-25
Em reunião, servidores federais cobram governo sobre pauta de reivindicações travada
saúde mental no trabalho nr-1
Empresas serão responsáveis por saúde mental dos funcionários a partir de maio
img-pagamentos-inss-mudanca-carnaval
Calendário de pagamentos do INSS terá mudanças devido ao Carnaval 2025; confira datas
mpt campinas investiga empresas por pratica antissindical
MPT investiga 32 empresas de SP por coagirem empregados a se opor à contribuição assistencial
servidores excluidos reestruração carreiras rs mesa fessergs
Fessergs e governo do RS formam mesa sobre servidores excluídos de reestruturação
trabalhador indenização cancer
Trabalhador será indenizado em R$ 500 mil por demissão após comunicar câncer
saque fgts nascimento filhos
Projeto que libera saque do FGTS por nascimento de filhos avança na Câmara
CNJ regras inteligencia artificial judiciário
Conselho aprova regras para uso de inteligência artificial no Judiciário
Trabalho imigrantes Texas Tesla e SpaceX
Empresas de Elon Musk usam imigrantes irregulares em obras no Texas, diz reportagem