Central dos Sindicatos Brasileiros

Deputados criticam a Reforma da Previdência durante Executiva Nacional da CSB

Deputados criticam a Reforma da Previdência durante Executiva Nacional da CSB

Parlamentares apontaram a retirada de direitos como os principais problemas da PEC 287

O encontro da Executiva Nacional da CSB terminou com a presença de parlamentares, que destacaram a importância do evento realizado pela Central e criticaram a Reforma da Previdência. A noite desta terça-feira (7) foi pautada por discursos contundentes contra a PEC 287.

Lincoln Portela, deputado federal pelo PRB-MG, destacou a importância da atuação do presidente Antonio Neto à frente da CSB e disse que uma reforma – referindo-se à PEC – deve ser feita de dentro para fora. “Lamentavelmente, nosso governo faz uma reforma de fora para dentro, sacrificando trabalhadores, servidores da segurança pública e a todos que querem o bem do Brasil. Em hipótese alguma terá meu apoio”, revelou Portela.

O deputado deixou claro que é preciso ouvir os trabalhadores no processo de tramitação do projeto. “O governo tem de cortar os músculos e a gordura é dessa proposta. Vamos de dentro para fora para fazer um trabalho digno”, completou.

Para o líder do PDT na Câmara, deputado Weverton Rocha (MA), o encontro da CSB se destaca principalmente por ter sido realizado em um cenário específico vivido pelo País. “Sabemos omomento difícil que estamos passando. Temos uma plenária de várias forças políticas e sempre pensando no futuro do Brasil”, disse.

Rocha ressaltou que a PEC não pode ser discutida de maneira “açodada” e acredita que toda a sociedade está se mobilizando. “Percebemos que os próprios deputados dos governos estão constrangidos de votar essa proposta que retira direitos. Queremos saber o que foi desonerada das grandes empresas e foi para a Previdência. É preciso dizer se ela é deficitária e dizer o porquê”, apontou o parlamentar, que finalizou seu discurso lembrando as grandes perdas para as mulheres e trabalhadores rurais. “O único caminho para essa reforma é jogá-la no lixo”, finalizou.

Força e representação

O deputado federal Roberto de Lucena (PV-SP) disse que o momento é propício para a organização das questões do trabalho e do movimento sindical. “A luta contra a organização dos trabalhadores é constante e frequente”, lembrou Lucena ao parabenizar a CSB pela representação de todo o conjunto da classe trabalhadora.

Também participaram da Executiva Nacional da CSB a deputada Cristiane Brasil (PTB-RJ) e autoridades como Carlos Cavalcante de Lacerda, secretário de Relações do Trabalho; Leonardo Cabral, coordenador-geral de Registro Sindical da Secretaria de Relações do Trabalho; e Joelson Dias, ex-ministro do Tribunal Superior Eleitoral.

Todos os parlamentares presentes ao evento foram presenteados com réplicas do quadro que Pablo Picasso ofereceu à Federação Sindical Mundial, em 1955, pelo décimo aniversário da FSM, feitas com a técnica de xilogravura pelo artista Airton Marinho.

Assista ao discurso de Lincoln Portela

Assista ao discurso de Weverton Rocha

Assista ao discurso de Roberto de Lucena

Veja a galeria de fotos da participação dos deputados na Executiva Nacional da CSB