Demissão de dirigentes sindicais é tema de audiência pública do Senado

CSB defendeu criação de Projeto de Lei que proteja a autonomia e liberdade sindical nas mesas de negociação

Em audiência pública realizada na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) do Senado, a CSB, junto a outras representações do movimento sindical, participou do debate sobre demissão de dirigente sindicais nessa segunda-feira (1º). A audiência interativa foi requerida pelo senador Paulo Paim (PT/RS), que também esteve presente na discussão ao lado do secretário de relações do Trabalho, do Ministério do Trabalho e Previdência Social (MTPS), Carlos Lacerda, e do Ministério Público do Trabalho.

Durante o debate, a importância da liberdade e autonomia sindical para a atual conjuntura política, econômica e social do País foi argumentada pelos participantes e pelo senador Paulo Paim. Na abertura da audiência, o parlamentar creditou à independência e estabilidade empregatícia dos sindicalistas o status de “pilar da própria democracia” – posição ratificada pelo vice-presidente da CSB, Leandro Allan.

De acordo com Allan, garantir a proteção do representante da categoria de base é assegurar a isenção do dirigente na mesa de negociação, proporcionando ao trabalhador a segurança de um debate saudável à manutenção e aquisição de direitos.

_MG_5144“O trabalhador sem representante não é um funcionário com paz e sossego no seu ambiente de trabalho; e um dirigente protegido pela legislação é um sindicalista que se encoraja e tem mais autonomia. É por isso que precisamos de leis que impeçam a perseguição de dirigentes sindicais. O que acontece hoje é: ou você se submete aos mandos e desmandos do patrão, do administrador público, ou você é um perseguido. Não dá para continuar assim. As leis, hoje, permitem assédios aos dirigentes, e o trabalhador necessita de garantias legais à estabilidade, à voz, de sua representação política”, argumenta o vice-presidente.

Para levar esta preocupação aos demais membros do Congresso Nacional, a CSB sugeriu, ao final da audiência, que uma minuta de Projeto de Lei fosse apresentada aos senadores com o objetivo de assegurar por vias judiciais a emancipação dos delegados sindicais. A proposta foi aceita pelo senador Paulo Paim, que solicitou ao vice-presidente da Central, Leandro Allan, um esboço do documento para a próxima reunião a respeito do tema.

“Concordo com você [Leandro Allan] plenamente. Há neste País um ataque violento ao movimento sindical e, ao mesmo tempo, um ataque violento a qualquer representante dos trabalhadores dentro do Parlamento. Eles já diminuíram em 50% o número de sindicalistas que chegaram até aqui [Congresso]. [Isso] é querer esmagar os líderes dos trabalhadores, seja da área sindical ou dentro do Parlamento”, discursou Paim. O senador ainda se comprometeu a aprofundar mais o debate em uma futura audiência pública com data a ser definida.

A audiência pública interativa pôde ser acompanhada pelos internautas no site do Senado, que também puderam compartilhar suas opiniões no Portal e-Cidadania e por meio do serviço Alô Senado, pelo telefone 0800 61 22 11.

Compartilhe:

Leia mais
reunião tst centrais sindicais
Centrais têm reunião com presidente do TST sobre contribuição assistencial e emprego no RS
APOIO À NOTA TÉCNICA Nº 09 DA CONALIS
Centrais sindicais dão apoio à Nota Técnica da Conalis (MPT) sobre contribuição assistencial
acordo rodoviários porto alegre trt
Rodoviários de Porto Alegre terão reajuste no salário e no vale-alimentação
Apoio Financeiro RS prorrogado
Governo amplia prazo para empresas do RS aderirem a Apoio Financeiro a funcionários
prodesp descumpre cota jovem aprendiz
Tarcísio promete 60 mil vagas de Jovem Aprendiz, mas Prodesp descumpre cota
Fachada ministério do trabalho
Ministério do Trabalho notifica 1,3 mil sindicatos para atualizar informações; acesse a lista
falecimentot josé alberto rossi cnpl
Nota de pesar: CSB lamenta falecimento de José Alberto Rossi, ex-presidente da CNPL
3a plenaria conselhao
Centrais defendem esforço maior contra a desigualdade em plenária do Conselhão
Desemprego no Brasil cai em 2024
Desemprego no Brasil cai de 8,3% para 7,1% em um ano; massa salarial cresceu 5,6%
Encontro sindicatos BR-CHINA SP 2
CSB recebe sindicalistas chineses para apresentar atuação sindical no Brasil