Central dos Sindicatos Brasileiros

Delfim Netto e Alexandre Slivnik abrem Seminário de Pauta

Delfim Netto e Alexandre Slivnik abrem Seminário de Pauta

Sindpd dá o primeiro passo para a Campanha Salarial 2013

Teve início nesta quarta-feira, 24 de outubro, o primeiro dos três dias de Seminário de Pauta 2013, evento promovido pelo Sindpd/SP (Sindicato dos Trabalhadores em Tecnologia da Informação do Estado de São Paulo) e que conta com o apoio da CSB (Central dos Sindicatos Brasileiros) e da Feittinf (Federação Interestadual dos Trabalhadores em Tecnologia da Informação).

A proposta do Seminário, que ocorre no Novotel São Paulo Jaraguá, é elaborar uma pauta de reivindicações para ser debatida em assembleias com os trabalhadores e, posteriormente, ser encaminhada ao sindicato patronal, iniciando, assim, o processo de negociação. Além de discutirem os assuntos a serem inseridos na pauta da Campanha Salarial, os diretores participaram de uma série de palestras com temas fundamentais para a capacitação dos diretores e o fortalecimento da categoria.

Antonio Neto, presidente do Sindpd, oficializou a abertura do evento às 14h30. Na ocasião, Neto apresentou o cronograma de palestras e falou sobre a importância de trazer assuntos que colaboram para aprimorar o conhecimento dos diretores. “O seminário foi preparado com muito carinho. Em dezembro começa uma nova gestão. Melhorar o que conquistamos nos últimos anos é um grande desafio e nossa primeira providência é qualificá-los [os diretores]. É assim que teremos mais vitórias”, destacou.

Excelência no atendimento

A primeira palestra foi de Alexandre Slivnik, especialista em excelência Disney no Brasil, com o tema: “O poder da atitude – a busca da excelência no atendimento”.

Apaixonado pela filosofia de Walt Disney, Slivnik contagiou os participantes do seminário com suas histórias, fotos e vídeos sobre a forma de atender os visitantes/clientes na Walt Disney World, famoso parque temático localizado em Orlando, Estados Unidos.

“Os funcionários da Disney não querem somente atender às expectativas dos clientes, mas sim ir além, preocupado com todos os detalhes. Isso é muito importante para todas as empresas”, afirma Slivnik.

O palestrante enfatizou também o cuidado que se deve ter com os funcionários da própria empresa. “Primeiramente, a preocupação deve ser com a excelência interna. Vocês são líderes! Não é possível cobrar excelência em atendimento se os funcionários não estão encantados. Eles precisam vestir a camisa e ter orgulho de fazer parte da história da entidade”, explica.

No final, o palestrante reiterou que não adianta ter muitos associados se não encantá-los. “Em curto prazo, invista em marketing. Em médio e longo prazo, em fidelização”, relata Slivnik.

Cenário e tendências da economia

Para falar sobre os rumos da economia mundial e seus impactos no Brasil, o Sindpd trouxe um palestrante de extenso currículo e conhecimento indiscutível: Antonio Delfim Netto, economista e professor.

Delfim Netto apresentou um série de dados sobre a situação financeira atual do Brasil e do mundo, comparando com momentos anteriores. Além disso, analisou a estrutura política nacional. “O Brasil se tornou uma nação verdadeiramente republicana e democrática. Não existe país emergente com instituições mais fortes”, avaliou Delfim Netto.

O palestrante falou sobre a crise internacional e criticou setores da sociedade. “Com a crise, o sistema financeiro está incomodado porque descobriu que vai ter que ganhar a vida honestamente”, frisou arrancando risos da plateia. Durante a análise sobre a inflação, o economista elogiou o governo dizendo que, após 25 anos, os juros estão baixando. “A inflação mundial e os alimentos interferem diretamente na inflação do Brasil”, comprovou Delfim, com gráficos e tabelas.

Ele reiterou também que a manutenção do emprego é o objetivo de qualquer economia e, por isso, além da economia de Mercado, é indispensável a presença do Estado. Delfim Netto explicou que a informalidade continua sendo o calcanhar de aquiles na luta pelo fortalecimento das categorias. “Independente da origem, todas as pessoas devem ter direitos. Tanto quem nasceu num quarto do Waldorf Astoria, quanto quem nasceu embaixo de uma ponte no Ipiranga”, explicou o economista.

Confira abaixo algumas opiniões de participantes sobre as palestras de hoje:

“Essa palestra do Alexandre está diretamente relacionada com a nossa filosofia de excelência em atendimento, de atender bem todas as pessoas, sem exceção”, Antonio Neto, presidente do Sindpd.

“Muitas vezes, você pode até não ter a solução, mas precisa ouvir, entender o problema para se capacitar e resolver. A palestra de Alexandre foi importante para reforçar a compreensão que temos sobre atendimento”, José Carlos – Sindpd.

“O palestrante Alexandre mostrou de forma interessante e ao mesmo tempo alegre que precisamos tratar e atender bem todas as pessoas, seja o associado, empresas ou outras instituições, independente do que o outro vai fazer. Cada um que se empenha, também contamina de forma positiva os outros”, Loide Mara Valent Belchior – Sindpd de Campinas e Jundiaí.

“A palestra do Delfim foi excelente e muito instrutiva, pois dá uma visão de futuro muito fantástica. Sou muito grata pela oportunidade que o Sindpd me deu de participar da convenção e das palestras”, Maria Elisabete Brunetti – Sindpd de Araraquara.

“A palestra do Delfim Netto foi de grande valia e agregou informações importantes que precisávamos. Principalmente agora que estou participando do grupo como diretor eleito para o próximo quadriênio 2013/2016″, José Gilberto Guerreiro – Sindpd.

Fonte: Sindpd