Central dos Sindicatos Brasileiros

Centrais sindicais debatem sobre tarifa zero no transporte público de Curitiba

Centrais sindicais debatem sobre tarifa zero no transporte público de Curitiba

Representantes das centrais sindicais e do Dieese no Paraná participaram nesta segunda-feira (18) de uma reunião com vereadores da Comissão Especial do Transporte na Câmara Municipal de Curitiba sobre a adoção da tarifa zero no transporte público da capital paranaense.

O tema vem sendo discutido pela Comissão, presidida pelo vereador Herivelto Oliveira. De acordo com ele, o assunto se tornou ainda mais urgente após o último reajuste da passagem, que passou a custar R$ 6, inviabilizando o uso do transporte para muitas pessoas.

“Nosso objetivo é discutir formas de baixarmos o preço da passagem de ônibus em Curitiba e começar também a discutir o novo contrato de concessão do transporte público, porque o atual vai vencer em 2025”, explicou.

Na sexta-feira (22), as centrais sindicais realizarão um debate no auditório da Fetraconspar (Rua Francisco Torres, 427) sobre como a tarifa zero no transporte público teria um impacto positivo não apenas na vida dos trabalhadores, mas traria benefícios para toda a cidade.

Oliveira e o vice-relator da Comissão, Dalton Borba (PDT), chegaram a fazer uma visita técnica à cidade de Caucaia (CE) para conhecer o programa “Bora de Graça”, que implementou a tarifa zero no transporte público da cidade em setembro de 2021.

O secretário de Transportes de Caucaia apresentou os bons resultados da medida, como por exemplo o número 5x maior de passageiros já no primeiro mês da tarifa zero, passando de 18 mil para 90 mil.

Como consequência do aumento do número de usuários, o comércio e o setor de serviços registraram um aumento de 25% no faturamento. A arrecadação do município também aumentou 25%.

O coordenador técnico do Dieese no Paraná, Sandro Silva, também destacou a necessidade de se discutir a fundo o próximo contrato de concessão, e acrescentou que o departamento tem feito “vários apontamentos há muito tempo”.

“É preciso aumentar a transparência, garantir controle social e atualizar os mecanismos que definem a tarifa. Uma comissão formada em 2013 fez várias sugestões, além da própria CPI do Transporte o relatório do Tribunal de Contas do Estado. De prático, poucas coisas avançaram”, afirmou.

O debate das centrais sindicais em 22 de setembro começa às 9h e será transmitido pelas redes sociais das entidades.

Com informações de Câmara Municipal de Curitiba e CUT Paraná

Veja também: Convenção Coletiva de TI no Paraná institui multa para demissão em massa