Parceria entre a CSB e o Dieese capacita os dirigentes sindicais para a representação dos trabalhadores
Os três dias do Curso de Estrutura e Processo de Negociação Coletiva, ministrado pelo Dieese ‑ e promovido pela CSB ‑ para os dirigentes dos Sindicatos dos Empregados de Agentes Autônomos do Comércio e em Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas e de Empresas de Serviços Contábeis (SEAACs) proporcionou aos sindicalistas a oportunidade de aperfeiçoarem suas estratégias de luta pelos direitos dos trabalhadores da categoria.
Entre os dias 13 e 15 de junho, em Presidente Prudente (SP), dirigentes de várias regiões do Estado, como Franca, Bauru, São José dos Campos, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto adquiriram conhecimentos essenciais sobre os processos específicos que uma negociação coletiva exige.
Para Paulo de Oliveira, presidente do SEAAC de Prudente, o curso foi importante para a reflexão sobre os conceitos da negociação. “Os dirigentes podem agora buscar outros caminhos para melhorar a qualidade das negociações, que devem ser sempre voltadas para defender o interesse dos trabalhadores”, elogiou. O presidente afirmou que o curso será uma grande ferramenta para os sindicalistas nos quinze processos de negociação feitos todo ano pelos SEAACs.
Os alunos saíram do curso entusiasmados e confiantes para as próximas negociações. “Sempre que podemos reunir todo mundo e debater os assuntos de interesse dos trabalhadores, podemos analisar possíveis falhas e buscar melhorias”, defendeu Paulo de Oliveira.
Segundo o dirigente, iniciativas como o curso do Dieese evidenciam o trabalho da CSB pela valorização dos sindicatos e a união em defesa dos trabalhadores. “Só com investimento e respeito pelas entidades e por aqueles que as representam é que conseguimos fortalecer a luta por melhores salários e condições de trabalho para as categorias”, concluiu.