Central dos Sindicatos Brasileiros

CSB-SP debate racismo e luta da população negra

CSB-SP debate racismo e luta da população negra

A seccional paulista da Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB-SP) realizou videoconferência durante a manhã desta quinta-feira (11) para debater o racismo estrutural e o preconceito ainda existente na sociedade tendo como eixo a democracia. Com o tema “Vidas negras importam”, o debate teve a participação de vários sindicalistas.

Assédio, preconceitos, perseguição, piadas de gosto duvidoso, violência, desigualdade, falta oportunidades para exercer cargos de chefia, são alguns dos problemas enfrentados pelos trabalhadores negros no Brasil. “Realizamos um debate rico e elucidativo. O racismo e os preconceitos foram debatidos e abordados na reunião”, observou o presidente da CSB-SP, Tiago Pereira.

O diretor Denílson Bandeira também falou sobre o evento. “Temos pautado no processo de formação sindical o entendimento e compreensão da história da África, das leis afirmativas e da luta contra o genocídio da população negra para que o debate seja levado não só em São Paulo, mas no país”, explicou.

Contribuíram com o debate os sindicalistas ligados a central, entre eles; João Baptista Domingues – Diretor do SINDPD; Mauro José Pereira – Diretor Sindicato dos Servidores Araçatuba; Denílson Bandeira, Sindicato Servidores Guarulhos, Paulo Oliveira, SEAAC Presidente Prudente, Milton Vianna Pinto, presidente do Sindicato dos Servidores de Hortolândia, Nilvone Oliveira, diretora do SindVestuario de Guarulhos, Clícia Mara Silva Damaceno, Sindicato dos Servidores de Itaquaquecetuba, José Flamínio Leme, Sindicato dos Servidores de Itu, Eduardo Ayres, presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Guaratinguetá, Mara Valéria Giangiulio, diretora e Edson Paixão, presidente do Sindicato dos Servidores de São Vicente, os assessores Rubens de Souza e Ernesto Luiz Pereira, o assessor Araken Lunardi, Aires Ribeiro, presidente da Federação dos Servidores Públicos Municipais do Estado de São Paulo e José Avelino Pereira, o Chinelo, vice-presidente nacional da CSB.

CSB-SP debate racismo e luta da população negra 3 CSB-SP debate racismo e luta da população negra 3