Mais de 25 sindicatos estão em processo de filiação. Central fará curso de negociação coletiva para servidores públicos ainda este ano
No último dia 28 de setembro, a CSB realizou reunião estadual da entidade em Maceió, Alagoas, na sede do Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Federal no Estado (SINTSEP-AL), para discutir a organização da Central na região, o fortalecimento dos sindicatos, a realização do curso “Estrutura e Processo de Negociação Coletiva”‑ evento em parceria com o Dieese ‑ para capacitar os servidores públicos de Alagoas, além de discutir a tentativa de precarização do trabalho que alguns setores pretendem encampar por meio de artigos do PL 4330 – que prevê a regulamentação da prestação de serviço.
Dirigentes dos principais sindicatos da base da CSB no Estado participaram do evento e ouviram do presidente Antonio Neto a história de criação da Central, as bandeiras de luta da entidade na defesa dos direitos dos trabalhadores, além da importância da união, organização e fortalecimento dos sindicatos.
“O sindicato tem de ter, na visão da CSB, um papel de protagonista, e eu quero ter os sindicatos vivos e atuantes. É assim que uma central sindical funciona”, ressaltou. Para a CSB, sindicatos fortes representam uma ferramenta de interação e fortalecimento das lutas das categorias.
Atuação em Alagoas
A organização da CSB no Estado começará com a instalação do escritório regional, que será estruturado pelos dirigentes estaduais. O mesmo acontece com o trabalho de filiação no Estado para aumentar a representatividade da Central na região, visando unir as categorias e traçar um panorama atual do movimento sindical alagoano para trabalhar de maneira objetiva e organizada pelas necessidades dos trabalhadores.
Os dirigentes da base reiteraram o papel agregador da entidade e o apoio da Central a todas as categorias. “A CSB é uma central diferente das outras. Já tive a oportunidade de conhecer as demais, mas nenhuma tem essa postura democrática e combativa”, afirmou Ed Sampaio, presidente do Sindicato dos Mototaxistas e Motoboys do Estado de Alagoas (SIMMEAL).
Jogelson Veras, secretário do SINTSEP-AL, abriu as portas do sindicato para a CSB e se dispôs a lutar pela consolidação da entidade no Estado. “Meu sindicato está muito satisfeito e orgulhoso pela filiação à CSB. Sempre que precisamos do apoio da Central, ela nunca negou fogo”, revelou.
Para Aldo Sobreira, presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de São Miguel dos Campos (SINDSERVIS), o movimento sindical mudou, e é necessário que as entidades estejam à frente destas transformações. “Temos de ser fiéis à nossa luta, por isso acreditamos na CSB, porque ela é a central que tem condições de crescer muito para defender os interesses dos trabalhadores”, enfatizou o dirigente.
Antonio Neto destacou a importância da união das entidades. “Quando eu assumi a presidência, tínhamos 34 sindicatos. Hoje, final de setembro, temos mais de 400 filiados e legalmente acertados no Ministério do Trabalho. Quando eu olho para trás, sei que tenho muitos companheiros que acreditam na nossa central, e nosso papel como dirigentes é fortalecer os sindicatos”, concluiu o presidente da CSB.
Homenagem a Renan Calheiros
Na sexta-feira, 27, a CSB participou do 2º Encontro Regional de Avaliação de Políticas Públicas – Alagoas, Realidade e Perspectivas, na cidade de Paripueira. Na ocasião, Antonio Neto homenageou o presidente do Senado, Renan Calheiros, com um busto de Getúlio Vargas. Clique aqui e leia a íntegra da matéria.