CSB Rondônia fortalece luta de taxistas em Porto Velho contra tentativa de criar “sindicato dublê”

Para Chiquinho, os taxistas, os condutores de transporte escolares, turísticos e de fretamento contam com uma entidade que representa a categoria de fato e de direito

O presidente do Sindicato dos Taxistas e dos Transportes Escolares, Turísticos e Fretamento (Sintax), Francisco Ferreira dos Santos, o Chiquinho, classifica como “extremamente importante” o apoio dado pela Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB) em Rondônia, para que o Sintax fortaleça a luta, as conquistas e principalmente a união da categoria.

A CSB vem ajudando os taxistas a manter apenas Sintax – que é reconhecido como único da base em Porto Velho, pelo Ministério do Trabalho – atuante em prol da categoria. Chiquinho denuncia a tentativa de dividir a categoria, tentando “criar” um sindicato paralelo, contrariando Lei Federal que determina apenas uma entidade sindical por base na representação de uma categoria. Ou seja, não pode haver dois sindicatos com a mesma base.

A CSB apoiou os taxistas em mais uma tentativa frustrada de criação de um “novo sindicato”, na sexta-feira (02). Ele aponta Valdiney de Souza Luz, o “Filhão” de ser o responsável pelo movimento paralelo que tem como objetivo um racha na categoria. Dezenas de taxistas, o presidente do Sintax e a diretoria da CSB em Rondônia estiveram no local – à Rua Buenos Aires – onde seria realizada uma “assembleia” para dar início ao processo de criação de novo sindicato.

A reunião foi suspensa quando “Filhão” percebeu o número de taxistas que se posicionou contrária. Ele deixou o local antes do horário previsto para começar a reunião. No portão, apenas um “cartaz” informando que a assembleia teria sido cancelada.

O presidente da CSB em Rondônia, João Henrique, disse que a central não apoia iniciativas que não estejam dentro da legislação e querem possam trazer prejuízos para os trabalhadores. João disse que o Sintax é o único sindicato que o Ministério do Trabalho reconhece como representantes dos taxistas, isso não pode ser desrespeitado como vem ocorrendo. “Toda categoria tem direito de ter um sindicato para representá-la. O que não pode é mesma ter dois na mesma base”, destaca João Henrique.

Fonte: acriticanews.com

Compartilhe:

Leia mais
Sintrammar diretoria eleita 2025
Chapa 2 vence eleições do Sintrammar de Santos e Região, com Erivan Pereira reeleito presidente
reunião mesa permanente servidores federais 20-02-25
Em reunião, servidores federais cobram governo sobre pauta de reivindicações travada
saúde mental no trabalho nr-1
Empresas serão responsáveis por saúde mental dos funcionários a partir de maio
img-pagamentos-inss-mudanca-carnaval
Calendário de pagamentos do INSS terá mudanças devido ao Carnaval 2025; confira datas
mpt campinas investiga empresas por pratica antissindical
MPT investiga 32 empresas de SP por coagirem empregados a se opor à contribuição assistencial
servidores excluidos reestruração carreiras rs mesa fessergs
Fessergs e governo do RS formam mesa sobre servidores excluídos de reestruturação
trabalhador indenização cancer
Trabalhador será indenizado em R$ 500 mil por demissão após comunicar câncer
saque fgts nascimento filhos
Projeto que libera saque do FGTS por nascimento de filhos avança na Câmara
CNJ regras inteligencia artificial judiciário
Conselho aprova regras para uso de inteligência artificial no Judiciário
Trabalho imigrantes Texas Tesla e SpaceX
Empresas de Elon Musk usam imigrantes irregulares em obras no Texas, diz reportagem