CSB realiza Seminário da Agricultura Familiar

Evento acontecerá em Pernambuco e irá debater a Previdência Social, a realidade dos trabalhadores e cooperativismo

A CSB promoverá o  Seminário da Agricultura Familiar nos dias 16 e 17 de junho, no município de Pesqueira, em Pernambuco. O evento irá debater a Lei nº 11.326/2006, que estabelece as diretrizes para a formulação da Política Nacional da Agricultura Familiar e Empreendimentos Familiares Rurais, além da Previdência Social e formação de cooperativas pelos agricultores familiares.

Cerca de 120 lideranças sindicais da agricultura familiar do Nordeste e representantes do poder público participarão do evento. “Esse encontro é de vital importância para a organização sindical da agricultura familiar, pois iremos debater e explanar sobre as principais reivindicações e problemas da categoria. Também faremos uma abordagem ampla sobre o cooperativismo, que é um sistema que organiza os trabalhadores, ajuda com o escoamento da produção e contribui para o aumento da renda familiar”, disse Gedir Santos, presidente da Federação dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais de Minas Gerias (Fafer-MG).

Sobre a Previdência Social, o dirigente afirma que a principal reivindicação da categoria é um sistema previdenciário melhor para os trabalhadores do campo e que abranja todas as necessidades dos agricultores familiares. “É preciso que o poder público, no caso a Previdência Social, tenha um olhar diferenciado para cada categoria. Não podemos nestes casos tratar os diferentes de forma igual. Existe toda uma série de peculiaridades nestes trabalhadores que precisam ser respeitadas por todos, principalmente a Previdência, que é a garantia de um futuro para estes trabalhadores. Muito dos agricultores familiares têm dificuldade de comprovar que exerciam atividade rural, pois a Previdência muitas vezes endente que eles são produtores e não trabalhadores. Precisa haver uma solução para isso”, avalia Santos.

Importância da categoria

A agricultura familiar é responsável por garantir alimentos saudáveis e de qualidade na mesa de brasileiras e brasileiros, tanto que 70% da produção de alimentos consumidos provêm deste setor  – de acordo com dados Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (CONTAG) . “É por isso que a agricultura familiar é reconhecida como fundamental para a promoção do desenvolvimento local com sustentabilidade econômica, social e cultural. Gera postos de trabalho em número bem maior que a agricultura empresarial, se preocupa com a sustentabilidade socioeconômica e ambiental, e preserva as tradições e os costumes locais”, explica  o presidente da Fafer-MG.

Mais informações sobre o evento podem ser obtidas no telefone (38) 9988-8094 ou pelos e-mails [email protected]  / [email protected],  ambos da Federação dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais de Minas Gerias.

 

Compartilhe:

Leia mais
STF reverte reforma previdência para servidores
STF forma maioria para reverter pontos da Reforma da Previdência para servidores
Imagem CSB (28)
CSB NA 112ª CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DO TRABALHO - OIT 2024
Sticmpel campanha salarial 2024-2025
Trabalhadores da Construção e Mobiliário de Pelotas iniciam campanha salarial 2024/2025
Apoio Financeiro a trabalhadores empresas calamidade RS
Governo abre cadastro para Apoio Financeiro a trabalhadores atingidos por calamidade no RS
home office trabalho híbrido estudo
Trabalho híbrido melhora satisfação no emprego e não afeta produtividade, diz estudo
reunião centrais rs e oit
Centrais e OIT discutem impacto das enchentes no mercado de trabalho do RS
plano erradicação trabalho escravo será atualizado
Plano para Erradicação do Trabalho Escravo será atualizado após 16 anos
podcast fetrarod
Fetrarod lança podcast para discutir temas de interesse dos rodoviários; assista aqui
Manifesto contra PL do estupro
Mulheres sindicalistas divulgam manifesto contra PL do Estupro (PL 1904/24)
Nota das centrais selic
Centrais pedem redução dos juros: "por desenvolvimento com justiça social"