Evento acontecerá em Pernambuco e irá debater a Previdência Social, a realidade dos trabalhadores e cooperativismo
A CSB promoverá o Seminário da Agricultura Familiar nos dias 16 e 17 de junho, no município de Pesqueira, em Pernambuco. O evento irá debater a Lei nº 11.326/2006, que estabelece as diretrizes para a formulação da Política Nacional da Agricultura Familiar e Empreendimentos Familiares Rurais, além da Previdência Social e formação de cooperativas pelos agricultores familiares.
Cerca de 120 lideranças sindicais da agricultura familiar do Nordeste e representantes do poder público participarão do evento. “Esse encontro é de vital importância para a organização sindical da agricultura familiar, pois iremos debater e explanar sobre as principais reivindicações e problemas da categoria. Também faremos uma abordagem ampla sobre o cooperativismo, que é um sistema que organiza os trabalhadores, ajuda com o escoamento da produção e contribui para o aumento da renda familiar”, disse Gedir Santos, presidente da Federação dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais de Minas Gerias (Fafer-MG).
Sobre a Previdência Social, o dirigente afirma que a principal reivindicação da categoria é um sistema previdenciário melhor para os trabalhadores do campo e que abranja todas as necessidades dos agricultores familiares. “É preciso que o poder público, no caso a Previdência Social, tenha um olhar diferenciado para cada categoria. Não podemos nestes casos tratar os diferentes de forma igual. Existe toda uma série de peculiaridades nestes trabalhadores que precisam ser respeitadas por todos, principalmente a Previdência, que é a garantia de um futuro para estes trabalhadores. Muito dos agricultores familiares têm dificuldade de comprovar que exerciam atividade rural, pois a Previdência muitas vezes endente que eles são produtores e não trabalhadores. Precisa haver uma solução para isso”, avalia Santos.
Importância da categoria
A agricultura familiar é responsável por garantir alimentos saudáveis e de qualidade na mesa de brasileiras e brasileiros, tanto que 70% da produção de alimentos consumidos provêm deste setor – de acordo com dados Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (CONTAG) . “É por isso que a agricultura familiar é reconhecida como fundamental para a promoção do desenvolvimento local com sustentabilidade econômica, social e cultural. Gera postos de trabalho em número bem maior que a agricultura empresarial, se preocupa com a sustentabilidade socioeconômica e ambiental, e preserva as tradições e os costumes locais”, explica o presidente da Fafer-MG.
Mais informações sobre o evento podem ser obtidas no telefone (38) 9988-8094 ou pelos e-mails [email protected] / [email protected], ambos da Federação dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais de Minas Gerias.